Notícias

Qual o melhor banco para as famílias?

Muitos portugueses optam por contratar a maioria dos seus produtos bancários num só banco. Mas uma má escolha pode traduzir-se numa despesa anual de centenas de euros a mais. Saiba qual o melhor banco para as famílias e poupe 424 euros por ano com o mais barato.

Especialista:
Editor:
01 outubro 2025
Banco mais economico

iStock

Ao contratar produtos bancários, seja uma conta à ordem, um depósito a prazo ou um crédito à habitação, não deve limitar-se à oferta do seu banco habitual, procurando, sempre que possível, optar pelas soluções mais vantajosas, mesmo que oferecidas por outras instituições. Mas o que a realidade mostra é que uma grande parte dos consumidores portugueses tende a concentrar estes produtos num mesmo banco, sobretudo quando têm um crédito à habitação. A obrigatoriedade de subscrever outros produtos, como contas à ordem ou seguros, para obter melhores condições de financiamento é, na maioria dos casos, a principal razão.

Para responder a esta necessidade, a DECO PROteste analisou, pelo segundo ano, os preçários dos bancos que comercializam um conjunto de produtos e serviços e procurou as soluções mais baratas. As principais conclusões do estudo do melhor banco para as famílias:

  • a despesa anual de uma família de quatro pessoas pode variar entre 3965 euros e 4409 euros, dependendo do banco escolhido;
  • o banco mais barato garante uma poupança de 424 euros por ano, em relação à média das soluções analisadas.
  • entre 2024 e 2025, o custo anual médio dos produtos avaliados diminuiu, passando de 3988 euros para 3389 euros. Esta redução explica-se pela descida acentuada do pesos dos juros dos créditos, registada entre um ano e o outro.

Melhor banco permite poupar 424 euros por ano

Para encontrar o melhor banco para uma família de quatro pessoas, somaram-se os encargos com um conjunto de produtos bancários, em que se incluem duas contas à ordem (uma delas, conta jovem) e os juros pagos por dois créditos (à habitação e pessoal). Ao total, subtraíram-se os juros obtidos em dois depósitos a prazo, um específico para menores de idade (quando comercializado pelo banco). 

O banco mais barato para as famílias

Acesso exclusivo a subscritores!

Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.

Como foi feito o estudo

Para avaliar o custo total destes produtos, considerou‑se, no caso dos créditos, como único critério, aqueles que apresentam a menor fatura em juros, o que, no contexto atual e para este cenário, corresponde exclusivamente a soluções com taxas mistas. No caso das contas à ordem, somaram‑se comissões de manutenção, transferências e anuidades dos cartões ou mensalidades, tratando‑se de contas‑pacote.

Por fim, na vertente da poupança, avaliaram‑se as melhores ofertas para o prazo de 12 meses, subtraindo‑se o rendimento líquido ao custo anual de todo este conjunto de produtos.

Veja abaixo os critérios com maior detalhe:

  • conta à ordem, com cartões de débito e de crédito associados, incluindo cinco transferências interbancárias por mês, através do homebanking;
  • conta à ordem jovem;
  • crédito à habitação, com um montante em dívida de 100 mil euros e prazo de 20 anos;
  • crédito pessoal de 10 mil euros, sem finalidade específica, a amortizar em cinco anos;
  • depósito a prazo a 12 meses com 7500 euros aplicados;
  • poupança jovem com 2500 euros.

Só foram incluídos no estudo os bancos que comercializem todos estes produtos.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar