Crédito pessoal fácil de aprovar? Cuidado com as burlas
O crédito pessoal pode servir para desbloquear projetos parados por falta de dinheiro, mas é preciso ter atenção às propostas, pois nem todas são sérias. Saiba como fintar as burlas que prometem crédito pessoal fácil de aprovar na internet.

Para mobilar a casa, comprar um eletrodoméstico, frequentar um mestrado ou fazer um safari no Quénia, pode ser necessário contrair um crédito pessoal. Quando se procura um produto deste tipo, as atenções estão voltadas sobretudo para conseguir o maior financiamento possível ao custo mais baixo. No entanto, uma tal necessidade pode levar a aceitar propostas de sonho, que, por vezes, se tornam pesadelos.
Perigo à espreita em sites e nas redes sociais
O Banco de Portugal emite alertas regulares acerca de entidades não habilitadas para a concessão de crédito. Em janeiro último, indicou cinco perfis da rede social Facebook. A DECO PROteste visitou pouco tempo depois essas páginas e viu que, embora não tivessem publicações recentes, quase todas estavam ativas.
Uma dessas páginas tem o sugestivo nome de "Oferta de empréstimo grátis em 24 horas sem pagamento antecipado". Foi criada em agosto do ano passado e não tem publicações. Outra página, intitulada "Ajuda privada", promete crédito a uma taxa de 3%, até a quem está na "lista negra" do Banco de Portugal. Pelo menos, é o que se depreende da expressão "nome sujo" usada numa publicação de outubro de 2024.
Tenha também atenção a sites na internet. Em dezembro do ano passado, o Banco de Portugal alertou para uma entidade que se apresenta como "AMA-D Concept". A DECO PROteste visitou o site em janeiro seguinte e estava ativo, podendo ser consultado em português, entre outras línguas.
De acordo com informações constantes no site, trata-se de uma empresa inglesa, que opera em vários países. A organização de defesa dos consumidores fez uma simulação e concluiu que poderia obter um empréstimo de 5000 euros, a pagar em 36 meses, à taxa de 3%, não fosse o site não estar habilitado a desenvolver serviços de concessão de crédito em Portugal.
Cuidados a ter com anúncios de crédito pessoal suspeitos
Como fica claro pelos exemplos, não é porque o crédito é anunciado num site na internet ou numa rede social que deve confiar cegamente. Para um banco, uma instituição de crédito ou um intermediário de crédito poderem operar no mercado português, têm de estar autorizados pelo Banco de Portugal, o que os vincula a uma série de obrigações. Estas relacionam-se, sobretudo, com transparência da atividade e proteção dos consumidores.
Segundo informações enviadas pelo Banco de Portugal à DECO PROteste, em 2024, a entidade de supervisão abriu 72 processos de averiguação de possível atividade não autorizada de concessão de crédito, que podem envolver mais do que uma entidade. Destes, 33 são relativos a esquemas fraudulentos.
Caso esteja a considerar um crédito proveniente de uma instituição que não conhece, convém consultar antes o site do Banco de Portugal. Este divulga uma lista de instituições autorizadas a conceder crédito, assim como de intermediários de crédito. Se não encontrar o nome nessas listas, é melhor procurar alternativas e reportar a entidade ao Banco de Portugal.
Apesar de os montantes envolvidos no crédito pessoal não serem tão elevados como, por exemplo, no crédito à habitação, os bancos e outras instituições credíveis só avançam com o contrato após a análise da capacidade financeira do consumidor. O procedimento é uma segurança para estas entidades, cujo interesse é, obviamente, conseguirem embolsar a totalidade do capital que emprestaram e dos respetivos juros acordados como contrapartida. Por aqui também se vê que uma entidade que promete emprestar dinheiro sem sequer verificar se o orçamento do cliente lhe permite fazer face ao encargo não pode ser séria. Algumas entidades fraudulentas poderão até pedir as informações financeiras, para gozarem de maior credibilidade junto das potenciais vítimas, sem fazerem depois o necessário estudo.
Por este motivo, mas também porque é importante ter noção da sua saúde financeira antes de contrair um empréstimo, a DECO PROteste recomenda que faça esta análise por sua conta. Desta forma, pode evitar atirar-se de cabeça para um encargo que pode vir a não conseguir pagar, ficando a braços com os problemas que advêm do incumprimento.
SAIBA COMO ESCOLHER O CRÉDITO PESSOAL
Nem todas as propostas de crédito pessoal fácil de aprovar são fraudulentas. É possível encontrar opções fiáveis através de apps e do homebanking.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |