Dicas

Cartão de crédito: custos, taxas e perigos em compras online

Um cartão de crédito pode ser um grande aliado, ou uma armadilha financeira. Descubra quanto realmente custa usar um cartão de crédito, quais as taxas que deve comparar antes de contratar e como proteger-se de fraudes em compras online.

Especialista:
03 novembro 2025
mulher no computador portátil a inserir dados do cartão de crédito

iStock

Os custos de um cartão de crédito variam consoante a instituição. Incluem juros, anuidade e comissões relacionadas com a utilização (levantamento de numerário a crédito, utilização do cartão no estrangeiro, etc.).

O maior perigo? Sobre-endividamento e fraudes online, se não controlar os gastos ou partilhar dados em sites inseguros.

Use o cartão com moderação, pague sempre o extrato na totalidade e confirme as taxas antes de aderir.

Saiba qual o melhor cartão de crédito para si

O que é um cartão de crédito?

É útil para compras online, viagens, reservas e emergências, mas envolve custos, principalmente se o saldo não for pago integralmente.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CARTÃO DE CRÉDITO
Elemento Significado Dica
TAEG Taxa anual de encargos efetiva global (representa o custo total do crédito e inclui todos os encargos) Quanto mais baixa, melhor
Juros Custo do dinheiro emprestado, calculado com base na taxa anual nominal (TAN), que incide sobre o montante utilizado que transite para o extrato seguinte Evite juros pagando o crédito na totalidade, se conseguir
Anuidade Custo anual do cartão Prefira cartões sem anuidade
Cashback/descontos Reembolso ou descontos em compras Avalie se compensa

Como comparar custos e taxas dos cartões de crédito

Quem usa cartão de crédito paga pesadas taxas de juro, que podem rondar os 30% no caso de cartões contratados antes de 2010.

Desde essa data, para controlar o custo destes produtos e evitar os casos de incumprimento, o Banco de Portugal limitou o valor máximo das taxas de juro efetivas a praticar no crédito ao consumo, incluindo os cartões de crédito. Trimestralmente, o Banco de Portugal publica no seu site a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) máxima permitida para aquele trimestre. As taxas que ultrapassem esses limites são consideradas, por lei, juros excessivos. Mas só para contratos feitos depois de 2010.

Antes de contratar, verifique:

  • a TAEG;
  • o valor da anuidade e de eventuais comissões (se houver isenção, confirme as condições – se tem de efetuar algum valor em compras para não pagar anuidade, por exemplo);
  • a existência de benefícios reais (cashback, seguros, milhas, etc.);
  • as condições de pagamento (pagamento na totalidade, beneficiando do período sem juros; ou pagamento parcial, deixando parte do saldo para o extrato seguinte).

Dicas práticas:

  • se pretende pagar sempre o valor total mensal, escolha um cartão sem anuidade, deixando a análise da taxa de juro para segundo plano (ao pagar a totalidade, nunca terá saldo em dívida, pelo que não serão cobrados juros);
  • se costuma dividir o pagamento, procure a TAEG mais baixa.

Compras online: como evitar fraudes com cartão de crédito

O uso crescente do cartão de crédito e a subida das compras através da internet aumentam os riscos associados à utilização destes cartões, como o phishing e a clonagem de cartões.

Boas práticas de segurança

  1. Nunca introduza dados do cartão em links enviados por e-mail nem nunca os partilhe ou divulgue por telefone.
  2. Use sistemas seguros como cartões virtuais do MBNet, PayPal ou Verified by Visa.
  3. Leia com atenção as mensagens que receber do banco. Estas indicam qual é a operação que está a ser realizada. Se não reconhecer a transação, contacte de imediato o seu banco.
  4. Limite o valor diário do cartão.

Apesar de ser pouco frequente, pode acontecer ser alvo de roubo dos dados do cartão de crédito e ver o saldo desaparecer de um momento para o outro. Numa situação destas, peça de imediato o cancelamento do cartão e faça valer os seus direitos.

responsabilidade do utilizador nestes casos está limitada a 50 euros, nas transações realizadas antes do cancelamento do cartão, exceto se tiver havido negligência grosseira. Se existirem transações após o pedido de cancelamento do cartão, o consumidor não pode ser responsabilizado.

Prós e contras de usar cartão de crédito

Vantagens

  • Permite fracionar pagamentos e gerir imprevistos
  • Possibilidade de cashback e descontos exclusivos
  • Pode ser usado em todo o mundo, com segurança adicional (3D Secure, autenticação forte, etc.)
  • Pode ter seguros associados, como proteção de crédito, roubo ou extravio, proteção de compras, acidentes pessoais, entre outros

Inconvenientes

  • Taxas de juro elevadas se não pagar o saldo total
  • Risco de sobre-endividamento. Antes de entrar em incumprimento, contacte a instituição de crédito que comercializa o cartão e verifique se é possível, por exemplo, alterar a percentagem de pagamento, ou transformar o valor em dívida num crédito pessoal
  • Pode haver comissões (levantamentos em numerário em ATM, conversão de moeda)
  • Possibilidade de ser alvo de fraudes online

 O cartão de crédito é uma ferramenta útil, se usado com disciplina.

  • Compare sempre taxas, custos e condições antes de contratar.
  • Pague o valor utilizado na totalidade.
  • Se não pagar a totalidade do saldo, tente, sempre que possível, fazer pagamentos adicionais, para liquidar o saldo mais rapidamente.
  • Não utilize o cartão de crédito para pagar bens essenciais.
  • Use métodos de autenticação seguros nas compras online.

Questões frequentes

Respondemos às principais dúvidas sobre os custos e a segurança de cartões de crédito.

Qual é a taxa média de um cartão de crédito em Portugal?

Atualmente, a TAEG média é de 17%, dependendo da instituição e do perfil do cliente.

É seguro usar cartão de crédito em compras online?

Sim, se usar sites confiáveis e sistemas de autenticação seguros. Não partilhe dados em e-mails ou mensagens. Se preferir, utilize cartões virtuais de utilização única para cada pagamento (pode criá-los, por exemplo, no MB Way).

O que acontece se não pagar o valor total do cartão?

O valor que fique em dívida passará para o extrato do mês seguinte e ser-lhe-ão cobrados juros sobre esse valor. O montante que tiver em dívida deixa de estar disponível para utilizar. Como se trata de um crédito renovável, conforme for pagando o valor em dívida este volta a estar disponível para ser utilizado.

Como cancelar um cartão de crédito com segurança?

Solicite por escrito à instituição, liquide o saldo (verifique com o banco a totalidade do valor a pagar, incluindo capital, juros e outros encargos) e confirme o cancelamento por e-mail ou documento oficial.

Voltar ao topo

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar