Dicas

Cartão de crédito virtual: o que é? Como criar?

Um cartão de crédito virtual dispensa a utilização de um cartão de crédito físico, possibilitando compras online mais seguras. Veja como obter e os cuidados a ter.

Especialista:
14 abril 2025
símbolo do euro feito com zeros e uns, em dourado, fundo escuro

iStock

As compras online acarretam riscos, nomeadamente de fraude e roubo de identidade. No entanto, os pagamentos digitais estão cada vez mais seguros. Mas se, mesmo assim, tem receio de colocar os dados do cartão de crédito nos sites de pagamento de compras online, pode optar por criar um cartão virtual.

O que é um cartão de crédito virtual?

Um cartão de crédito virtual é um cartão (na verdade, é apenas um número) com validade temporária criado com a finalidade de pagar uma determinada compra e com um limite de valor especificado pelo utilizador quando cria o cartão.

Tal como o cartão de crédito tradicional, o virtual fica associado à conta bancária do utilizador. No entanto, os dados deste cartão desaparecem após algum tempo, dependendo da opção escolhida no momento da criação. Além disso, porque é impossível estabelecer uma ligação entre o número do cartão virtual e a sua conta bancária ou o cartão físico associado, mesmo que piratas informáticos roubem os dados, o dinheiro está seguro.

Como criar um cartão de crédito virtual?

Em princípio, é possível obter um cartão de crédito virtual gratuito a partir de qualquer dispositivo eletrónico com acesso à internet. O cartão de crédito virtual pode ser Visa, Mastercard ou American Express, dependendo da marca do cartão físico com o qual o criou (se o cartão físico for Visa, por exemplo, o virtual também será). Quando fizer pagamentos online, tem de ter este aspeto em consideração, pois nem todas as lojas aceitam todo o tipo de cartões.

O MB Net é o serviço mais comum de criação dos cartões virtuais, ao qual tem de aderir antes de começar a utilizar. Este serviço pode ser utilizado de duas formas.

Criar um cartão virtual no MB Way

Pode utilizar o MB Net através da aplicação MB Way. Saiba como criar cartões virtuais com o MB Way.

Criar um cartão virtual no site do banco

Nem todos os bancos permitem utilizar o MB Way nas suas plataformas, pelo que convém informar-se antes. O funcionamento da plataforma também é diferente dependendo do banco, mas se tiver dúvidas pode consultar o seu gestor de conta. Deixamos-lhe algumas indicações gerais.

  1. Para se registar no MB Net, aceda à plataforma de homebanking do seu banco e procure essa opção no separador correspondente aos cartões. O serviço tem de ficar associado a um cartão bancário, seja de crédito, de débito ou pré-pago.
  2. Quando fizer a adesão, terá de definir o montante máximo permitido por dia com o cartão associado ao MB Net. Contudo, este valor poderá ser alterado sempre que necessário (veja a seguir).
  3. Após este registo, sempre que precisar de gerar um cartão virtual, tem de aceder ao homebanking e, no separador correspondente aos cartões, selecionar a opção que lhe permite fazê-lo.
  4. Selecione depois o tipo de cartão que pretende. Pode escolher um cartão de compra única, para a realização de uma compra específica, com validade até dois meses após a data de criação do cartão ou um cartão para várias compras no mesmo comerciante, com 12 meses de validade.
  5. Ao criar o cartão virtual, poderá alterar o montante máximo predefinido. O montante terá sempre de, pelo menos, corresponder ao valor da compra, mas tem a garantia de que não sairá da sua conta bancária mais dinheiro do que aquele que estipulou. Se tiver indicado um valor máximo do cartão virtual superior ao montante da compra, apenas será debitado da conta o valor da compra. Mas estes detalhes podem diferir dependendo da plataforma que o banco disponibiliza.
  6. Após validar a operação, surgem os dados do cartão virtual: número do cartão, data de validade e o código de segurança. São estes que deve utilizar para fazer o pagamento da sua compra online, seja em lojas nacionais ou internacionais, tal como se de um cartão de crédito tradicional se tratasse. Tal como nos cartões físicos, por causa da autenticação forte, terá de validar a compra na aplicação em que criou o cartão.

Precisa de um cartão de crédito?

Um cartão de crédito pode ser uma mais-valia para fazer pagamentos e compras online. A DECO PROteste ajuda a encontrar o melhor cartão de crédito para o seu perfil de utilizador.

COMPARE E ESCOLHA O CARTÃO DE CRÉDITO

Autenticação forte necessária para pagamentos online

Atualmente, é necessário a autenticação forte para conseguir concluir um pagamento. Não basta indicar os dados do cartão com o qual pretende efetuar o pagamento. A operação tem de ser validada por dois métodos de autenticação de categorias diferentes, como:

  • conhecimento: algo que apenas o utilizador conheça, como palavra-passe;
  • posse: algo que apenas o utilizador possua (por exemplo, o telemóvel, sendo enviado um código de utilização única para o telemóvel do utilizador);
  • inerência: algo que apenas o utilizador seja, como dados biométricos, sendo a autenticação efetuada utilizando impressão digital ou reconhecimento facial.

Alguns bancos utilizam a sua aplicação para smartphone para que os consumidores possam validar e autorizar os pagamentos online. Quando coloca os dados do cartão para fazer um pagamento, o utilizador recebe uma notificação da aplicação do banco para poder autorizar o pagamento. Assim, fica garantido que só quem tem acesso à aplicação pode autorizar os pagamentos digitais feitos com cartão.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar