Como pagar com o smartphone
A tecnologia já permite pagar a conta do supermercado sem que tenha sequer de abrir a carteira. Saiba que aplicações existem para pagar com o telemóvel e como funcionam.
- Especialista
- Margarida Zacarias e Nuno Rico
- Editor
- Ana Rita Costa e Filipa Nunes

As novas tecnologias transformaram o setor dos pagamentos. Esquecer o cartão de débito em casa ou não ter dinheiro na carteira já não é desculpa para não conseguir pagar.
Há cada vez mais aplicações e soluções tecnológicas que permitem fazer várias operações apenas com um smartphone ou outro dispositivo móvel e, regra geral, são simples de usar. É o caso do MB Way, que, segundo a SIBS, já é a app número um em pagamentos móveis em Portugal, com quatro milhões de utilizadores. Mas há outras. Explicamos que tecnologias estão por trás de algumas soluções de pagamento móveis e ainda que aplicações pode usar para pagar.
Tecnologias usadas pelas apps de pagamentos
Se hoje em dia é possível pagar com apenas um smartphone ou um smartwatch, muito se deve a tecnologias com o NFC ou o QR Code. Saiba como funcionam.
QR Code
Com esta tecnologia, o pagamento ocorre quando o smartphone, com a câmara, enquadra o QR Code gerado pelo terminal de pagamento. Na prática, é um quadrado formado por quadrados brancos e pretos dispostos de forma diferente, dependendo da informação que contém. Significa "código de resposta rápida" e contém mais informações do que um código de barras, neste caso, informações relativas ao pagamento.
Contactless (NFC)
Se o seu smartphone estiver equipado com um chip NFC (Near Field Communication), pode fazer pagamentos sem contacto (contactless), sem que tenha de estar ligado à internet. Isto é válido também para cartões de débito e crédito com esta tecnologia. Um terminal de pagamento compatível com esta tecnologia tem, regra geral, um símbolo com quatro ondas de rádio. Basta ativar o recurso, escolher a opção de pagamento na aplicação e manter o seu smartphone ou cartão próximo o suficiente do terminal para que este entre em contacto com o campo magnético do terminal de pagamento. Até 50 euros, pode até pagar sem introduzir um código PIN.
O desenvolvimento destas tecnologias deu origem a aplicações e carteiras digitais que permitem fazer compras e pagamentos sem que tenha de usar numerário. Explicamos como funcionam algumas das soluções digitais que já estão disponíveis em Portugal.
MB Way
Através da associação a um ou vários cartões de débito, crédito ou refeição, a aplicação MB Way permite fazer transferências imediatas entre as contas dos utilizadores, compras online, pagamentos em espaços comerciais e levantamentos no multibanco. Está disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Porém, alguns bancos podem cobrar comissões pelas transferências MB Way. Existem, no entanto, limites legais. Atualmente, as transferências até 30 euros são gratuitas, até ao limite de 150 euros ou de 25 transações por mês. Só acima deste valor é permitido cobrar uma comissão máxima de 0,2% sobre o montante, se a transferência for efetuada com cartão de débito, ou de 0,3%, para cartões de crédito.
Aplicações bancárias
A maioria das instituições bancárias tem já aplicações móveis próprias que permitem gerir contas bancárias, pagar contas ou fazer transferências a partir dos dispositivos móveis, como o smartphone. São todas diferentes e algumas têm mais funcionalidades que outras, mas são relativamente fáceis de utilizar e seguras.
Google Pay e Apple Pay
Tanto a Google como a Apple contam já com apps próprias que permitem usar os seus cartões para pagar com o smartphone ou o smartwatch. O seu banco tem de ser aderente da plataforma para a poder utilizar.
Como funciona o Google Pay
O Google Pay é um sistema de pagamento que pode ser usado através de smartphones Android com NFC e do smartwatch Wear Os. Para usá-lo, precisa de descarregar a aplicação e adicionar os seus cartões Maestro, Mastercard ou Visa.
Como funciona o Apple Pay
O sistema de pagamento da Apple está disponível para iPhone, a partir do modelo 6, para iPad e para Apple Watch. É mais rápido de usar porque não precisa de descarregar nenhuma aplicação: basta adicionar um cartão de pagamento ou uma conta pré-paga à carteira existente no iPhone ou no Apple Watch, inserindo as suas credenciais ou usando os seus dados biométricos (Touch ID ou o reconhecimento facial) para autorizar os pagamentos. Para fazer um pagamento, o comerciante gera um código QR correspondente à transação, o smartphone faz a leitura e o processo é concluído.
Cuidado com os seus dados
Pagar com o smartphone tem algumas desvantagens. As aplicações de pagamento podem consumir uma grande quantidade de dados móveis e, muitas vezes, sobrecarregar a bateria.
Por outro lado, se não for cuidadoso, estes métodos podem não ser os mais seguros. Os seus dados podem, eventualmente, cair nas mãos erradas e, se o seu smartphone for roubado, alguém poderá fazer pagamentos por si a partir das contas registadas, apesar de as aplicações exigirem um código próprio para confirmar operações. Se perder ou lhe roubarem o telemóvel, a primeira coisa a fazer é tentar localizá-lo e bloqueá-lo, o que pode ser feito remotamente na maioria dos smartphones. Contacte também o seu operador de telecomunicações para que o IMEI seja bloqueado. Desta forma, quem encontrar ou roubar o seu telemóvel não conseguirá fazer comunicações. No caso do MB Way, pode cancelá-lo no Multibanco com qualquer cartão que tenha associado à aplicação.
Procura um novo smartphone? Consulte o nosso comparador para decidir entre dezenas de modelos testados em laboratório.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |