Notícias

Colchões mais firmes: poupe 700 euros em modelos de boa qualidade

São ideais para pessoas que dormem de costas ou precisam de mais estabilidade. A DECO PROteste avaliou a qualidade dos dez colchões de casal mais firmes, entre os vários modelos testados. Conheça os que obtiveram melhores resultados e saiba como poupar 700 euros na altura de comprar.

Especialista:
Editor:
10 dezembro 2025
Homem a testar um colchão numa loja

iStock

Se associa uma boa noite de sono à robustez do colchão onde dorme, vale a pena destrinçar a qualidade dos modelos de firmeza elevada. Entre os 75 colchões de casal testados pela DECO PROteste, dez fazem parte da categoria de maior firmeza.

Dois modelos destacam-se como os Melhores do Teste, dentro desta categoria (mais firmes) com boa Qualidade Global. São mais indicados para pessoas que dormem de costas, ou seja, na posição dorsal, e para quem precisa de maior estabilidade, seja qual for a constituição física. Sem ser perfeitos para dormir de lado, não deixam de ser satisfatórios.

 

Conheça os melhores colchões dos mais firmes

Colchões duráveis e confortáveis?

Além do suporte dado à coluna, foi testada a durabilidade e a resistência em laboratório, entre outros parâmetros. Ou seja, os especialistas procuraram saber quais os colchões que têm mais resistência à fadiga e que mantêm o apoio ao corpo, após uso prolongado. No geral, os dez modelos com nível de firmeza elevado têm bons resultados na durabilidade, com destaque para o suporte que dão ao corpo ao longo do tempo e a resistência à fadiga; por sua vez, a manutenção da altura do colchão com o uso é o parâmetro que apresenta maiores diferenças.

O conforto é outro parâmetro que pode pesar, e muito, no momento de escolher o colchão ideal. Nos melhores modelos mais firmes, os resultados são satisfatórios, sobretudo na estabilização e elasticidade que mantêm, mas não tanto no que respeita à distribuição da pressão pelo corpo.

Um bom colchão deve suportar o peso do corpo corretamente: deve ser suficientemente firme para nos apoiar, mas não ao ponto de se tornar desconfortável pelo facto de algumas zonas do corpo ficarem sem suporte (e outras sujeitas a maior pressão, como a zona dos ombros e das ancas). O importante é que respeite a curvatura natural da coluna vertebral.

Se o preço for um critério fundamental para decidir, a diferença entre os melhores colchões mais firmes do teste pode ultrapassar os 700 euros. 

Bom desempenho ambiental

Na categoria dos colchões mais firmes, o desempenho ambiental variou  entre o aceitável e o bom. Os dois melhores colchões na categoria dos mais firmes obtiveram quatro estrelas neste critério, com muito bons resultados na qualidade de construção. Já na reciclabilidade, na pegada de carbono e no impacto ambiental dos materiais utilizados no fabrico, os resultados divergem.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar