Dicas

Como escolher um colchão insuflável

Não são recomendados para utilização diária dado o seu fraco suporte das costas. Mas podem ser uma opção prática e pontual, por exemplo, para quem gosta de acampar. Saiba como escolher.

 colchões insufláveis

iStock

Vai receber convidados em sua casa e não sabe onde irão passar a noite? Está a fazer obras no seu quarto e não tem uma cama a mais? Ou vai acampar durante uma semana e não quer dormir no chão desconfortável?

Para dormir bem e cuidar das suas costas é importante que se deite numa cama com um colchão adaptado às suas características e preferências. Mas, caso se identifique com um dos cenários acima, um colchão insuflável pode ser um bom aliado.

Um colchão insuflável deve ser reservado para uso ocasional ou até uma ou duas semanas de cada vez, no máximo. Se o espaço não for um problema em sua casa, ficará melhor servido com um colchão tradicional. Consulte o nosso comparador e descubra os resultados de dezenas de colchões testados em laboratório.

VER RESULTADOS E PREÇOS DE COLCHÕES

Que tipos de colchões insufláveis existem?

Os colchões de ar insufláveis são geralmente feitos de cloreto de polivinilo (PVC) e podem ser enchidos em poucos minutos, por exemplo, com uma bomba de ar. 

Certos modelos possuem uma estrutura de duas camadas laminadas, com uma segunda camada interna de fibras de poliéster para reforçar. 

Existem modelos que oferecem recursos como travesseiros embutidos e zonas laterais com nervuras, que facilitam a função de prender o lençol no colchão.

Existem colchões insufláveis disponíveis em dois tamanhos:

  • de uma altura: entre 22 e 28 centímetros de altura;
  • de altura dupla: entre 42 e 54 centímetros de altura.

Colchões insufláveis de uma altura

Estes modelos são adequados para utilizar no exterior pois são leves, fáceis de enrolar e de transportar. Muitos modelos não disponibilizam bombas de ar, mas podem integrar tubos nos quais pode soprar.

Não são tão bons quantos os colchões de altura dupla e podem esvaziar com relativa facilidade. Se tenciona comprar um destes modelos para convidados, pode ser prático que inclua uma bomba de ar embutida ou acessória. Optar por uma bomba de pé também é uma boa alternativa. Não tente encher um colchão através do sopro direto, pois pode ficar com tonturas após alguns minutos.

Existem ainda colchões que se enchem automaticamente e que são destinados para acampar ou utilizar ao ar livre. Ficam armazenados num estojo com espuma e uma válvula. Quando esta última está aberta, a espuma expande-se e o ar entra no estojo. Por isso, deve fechar a válvula para manter o ar contido, durante a utilização. Quer esvaziar o colchão? Abra a válvula para expelir o ar e enrole-o para facilitar o transporte.

A altura do colchão é curta o suficiente para que as extremidades do lençol se encaixem nos cantos.

Colchões insufláveis de altura dupla

Estes modelos são os mais indicados para receber convidados, pois são semelhantes aos colchões tradicionais. Por serem mais altos que os modelos anteriores, permitem que se levante e se deite sem grande esforço, o que também se traduz num maior nível de conforto.

Muitos modelos têm uma superfície felpuda que ajuda os lençóis a permanecerem no mesmo sítio. Além disso, alguns têm uma nervura na zona lateral onde o lençol se pode encaixar.

Podem disponibilizar uma bomba elétrica, o que torna possível enchê-los totalmente em poucos minutos. Contudo, esse recurso torna-os mais pesados (entre 6 e 10 quilogramas) do que outros modelos. Evite encher o colchão apenas quando se for deitar, porque o barulho pode incomodar os vizinhos.

4 dicas para escolher o colchão insuflável

  • Peso: verifique o peso que o colchão suporta. Essa informação deve estar exposta na embalagem. Tenha em mente que uma capacidade mais alta não significa que um colchão seja de melhor qualidade ou de maior durabilidade.
  • Armazenamento: o colchão pode ficar volumoso após ser esvaziado, o que o torna difícil de dobrar e de transportar. Enrolá-lo e enfiá-lo num armário pode danificá-lo. Verifique se oferece um saco de armazenamento ou se existem instruções do fabricante sobre como armazená-lo corretamente.
  • Bomba de ar: os colchões insufláveis mais caros tendem a estar equipados com uma bomba elétrica, que permite acelerar o processo de encher e de esvaziar. Evita também o trabalho de tentar encontrar uma bomba para encaixar no seu colchão. O lado negativo é que a bomba pode representar mais um desafio para o armazenamento.
  • Garantia: estes modelos não costumam ser produtos com uma grande vida útil e, por vezes, não é fácil evitar rasgos ou furos. Considere um modelo que ofereça garantia legal contra defeitos de fabrico no colchão ou na bomba de ar. Preste atenção às exclusões da garantia. Opte por comprar a fabricantes com bom atendimento ao cliente e serviço técnico, para serem capazes de cumprir a garantia.

Quanto custa um colchão insuflável?

Pode encontrar colchões insufláveis com preços que variam entre 15 e 60 euros para os modelos individuais. Os modelos de casal podem variar entre 20 e 80 euros. O preço pode aumentar se o colchão incorporar uma almofada embutida. Existem também modelos que se enchem automaticamente, mas prepare a carteira para pagar mais por isso.

Perguntas frequentes sobre colchões insufláveis

Devo comprar um colchão insuflável com garantia?

Embora a maioria dos colchões insufláveis seja feita de PVC resistente, os rasgos e os furos podem surgir. Comprar um colchão com garantia permite que possa substituir o produto caso encontre algum defeito no mesmo. Depois de comprar um colchão novo, verifique se há furos ou deflação significativa durante a noite.

Os colchões insufláveis não são adequados para serem utilizados como colchão de utilização geral. Muitos fabricantes especificam que usar o colchão como cama principal (ou seja, de forma continuada) levará a anulação da garantia.

Como aumentar a vida útil do colchão insuflável?

Um bom colchão insuflável deve durar pelo menos um ano com utilização regular. Se o utilizar duas ou três vezes por ano, pode durar mais de cinco anos, com a adoção de alguns cuidados de manutenção.

Antes de usar o colchão pela primeira vez, deve enchê-lo totalmente e mantê-lo assim por 48 horas. Se necessário, reponha o ar que possa escapar durante este período. Esse processo ajudará o material a ajustar-se.

Tenha em conta que o material do colchão pode esticar um pouco depois de enchido pela primeira vez. Por isso, pode precisar de o encher novamente após uma hora.

Não deve armazenar o colchão em áreas com altas oscilações de temperatura ou humidade (por exemplo, sótão ou garagem). As condições dessas divisões podem prejudicar os materiais. Opte por guardar o colchão num local seco e fresco, numa caixa resistente ou no saco de armazenamento fornecido.

Para limpar o colchão insuflável, utilize água com uma solução de sabão neutro e deixe-o a secar no exterior.

Posso deitar o colchão insuflável antigo no lixo?

Não deve colocar o colchão insuflável no ecoponto amarelo, apesar de ser feito de plástico. Considere entregá-lo a um centro de reciclagem que aceite resíduos que não sejam embalagens. Desta forma, o produto não acabará num aterro sanitário. Siga as nossas dicas sobre como se pode desfazer de um colchão tradicional antigo.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.