Concentrados de proteína em pó: como testamos
Os concentrados de proteína em pós são suplementos nutricionais formulados para serem adicionados a bebidas. São uma fonte concentrada de proteína, obtida a partir de matérias-primas de origem animal (como o soro de leite – whey – ou a caseína) ou vegetal (como soja, ervilha, arroz ou cânhamo).
A análise nutricional
Na análise nutricional dos concentrados de proteína em pó, a DECO PROteste avalia a quantidade de proteína presente nos produtos de origem animal e vegetal, para confirmar se os valores cumprem o mínimo recomendado para estimular a síntese proteica muscular (20 gramas). Nos concentrados de origem animal, os teores de proteína são, em geral, elevados, embora existam diferenças entre produtos. Nos concentrados de origem vegetal, a quantidade de proteína apresenta maior variação.
Além da quantidade de proteína por dose, deve avaliar-se a restante informação nutricional e ter em conta as necessidades individuais, uma vez que o teor de proteína é apenas um dos critérios que determinam a qualidade destes produtos. A quantidade de sal, hidratos de carbono e açúcares também é avaliada pelos especialistas da DECO PROteste, assim como a gordura total e os ácidos gordos saturados por dose. Também foram considerados o teor de fibra e o valor energético.
A presença de metais pesados em alimentos é uma preocupação recorrente em segurança alimentar, dado o potencial de acumulação no organismo e os efeitos adversos que podem causar. Metais como arsénio, cádmio, chumbo e mercúrio podem estar presentes no solo, na água e na atmosfera, e serem transferidos para alimentos de origem vegetal e animal. Por esta razão, também se avalia a sua presença nos produtos. Os valores encontrados nos concentrados de proteína em pó são reduzidos e não suscitam preocupação.
Avaliação global
A avaliação global destes produtos obtém-se através da combinação de quatro critérios: o teor de metais pesados medidos em laboratório, o interesse nutricional com base na informação disponibilizada no rótulo, a avaliação sensorial realizada por um painel de consumidores por amostra e a análise da rotulagem.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
