Notícias

Suplementos alimentares para o cérebro funcionam mesmo?

O que diz a ciência sobre alguns ingredientes tipicamente presentes em suplementos que alegam melhorar o desempenho intelectual? A DECO PROteste pesquisou e indica o que está (ou não) demonstrado sobre os ómega-3 EPA e DHA, ginseng e ginkgo biloba.

Especialista:
Editor:
09 setembro 2025
Estudante universitária cansada a estudar para exames numa sala de aula

iStock

O consumo de suplementos alimentares mais do que duplicou em Portugal entre 2013 e 2023. Segundo dados de 2023, estima-se que quase dois milhões de portugueses, mais concretamente, cerca de 27% da população entre 15 e 74 anos, tomam estes produtos, quando eram apenas 13% em 2013.

Não surpreende, por isso, que, em março de 2025, 6% da faturação total das farmácias tenha sido com estes produtos, onde se incluem os suplementos para o cérebro. 

À venda em farmácias, parafarmácias, supermercados e lojas de produtos naturais, estes suplementos alimentares são promovidos como benéficos para o desempenho intelectual. Para responder a dúvidas frequentes, a DECO PROteste analisou a evidência disponível sobre alguns ingredientes que incluem. Confrontou as alegações de saúde que apresentam com os efeitos comprovados (ou não) pela ciência.

De que são feitos e o que alegam os suplementos para o cérebro?

Em maio de 2025, a DECO PROteste fez uma ronda por algumas farmácias, parafarmácias e outras lojas de bem-estar-estar e saúde. Recolheu oito suplementos para o cérebro que estavam à venda, cujos preços variam entre cerca de 23 e 33 euros por caixa de 30 a 60 cápsulas.  

Eis os suplementos usados para este estudo:

  • Absorvit Smart Plus (inclui ómega-3 EPA e DHA)
  • Acutil (inclui ómega-3 EPA e DHA e Ginkgo biloba)
  • Cerebrum + Ginkgo biloba (inclui Ginkgo biloba e Ginseng)
  • Ergyfosforyl (inclui ómega-3 EPA e DHA)
  • Mental Action Estudantes (inclui ómega-3 EPA e DHA, Ginkgo biloba e Ginseng)
  • Primus Função Cerebral (inclui ómega-3 EPA e DHA)
  • Proxon Função Cerebral (inclui ómega-3 EPA e DHA)
  • Win-Fit MC Função Cerebral (inclui ómega-3 EPA e DHA, Ginkgo biloba e Ginseng)

Estes suplementos incluem, frequentemente, dois ácidos gordos essenciais – os ómega-3 EPA e DHA –, mas também Ginseng (Panax ginseng) e Ginkgo biloba, dois ingredientes botânicos. Vejamos qual a evidência científica acerca destes elementos.

DHA e EPA: dois tipos de ómega-3

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar