Dicas

O queijo fresco faz bem à saúde?

Será que comer queijo é um hábito saudável, mesmo se o fizer todos os dias? O queijo fresco é de evitar por crianças, grávidas e idosos? Eis as respostas da DECO PROteste.  

Especialista:
Editor:
24 abril 2025
Queijo fresco com tomate cherry e manjericão

iStock

Os dados de mercado indicam que foram produzidas 86 mil toneladas de queijo em 2023, nas suas mais variadas versões: de pasta dura ou mole, mais ou menos curados e de sabor mais intenso ou suave. Em média, cada pessoa consome 15 quilos de queijo por ano. Os queijos frescos, juntamente com o requeijão, representam 18% das preferências dos portugueses.  

Quais os melhores queijos frescos?

Odiado por alguns e adorado por outros, certo é que a maioria dos portugueses come queijo com frequência. Mais de um terço refere mesmo não abdicar deste laticínio na ementa diária. Mas será saudável consumir este laticínio todos os dias? Quem faz dieta deve evitar o seu consumo? Algumas pessoas, como grávidas e idosos, podem comer queijo fresco? Eis as respostas a estas e outras dúvidas frequentes dos consumidores.

Posso consumir queijo todos os dias?

Se não resiste a este petisco e se se questiona, com frequência, se estará a cometer um pecado, a DECO PROteste tem uma boa notícia para si. O queijo é parte integrante da roda dos alimentos, sendo, por isso, recomendável no âmbito de uma alimentação equilibrada e variada.

Contudo, importa moderar o consumo das variedades de queijo com teores mais elevados de gorduras (lípidos) e sal. Mas o queijo fresco pode ser consumido diariamente, inclusive por quem segue uma dieta de emagrecimento. 

Para uma ementa equilibrada, procure diversificar entre diferentes tipos de queijos e aposte, no dia-a-dia, por queijos magros ou variedades com menos gordura, como, por exemplo, queijo fresco ou requeijão.

O queijo fresco é, de resto, uma boa fonte de cálcio, proteínas e vitaminas A, B e D. Além disso, inclui menos sal e ácidos gordos saturados (estes últimos responsáveis pelo mau colesterol) face a outros produtos da família, como mostram os valores médios de queijos frequentes.

COMPOSIÇÃO DOS QUEIJOS Valor energético (kcal/100 g) Gordura (%) Gordura saturada (%) Hidratos de carbono (%) Proteína (%) Sal (%)
Leite meio gordo(1) 47 1,6 0,9 4,9 3,3 0,1
Requeijão(1) 149 10,4 6,9 5,8 8 0,5
Queijo fresco(2) 156 11 7,2 4,4 11 0,6
Flamengo light fatiado(2) 255 16 10,1 0,7 26,9 1,3
Azeitão(1) 339 27,5 18,7 2,6 19,5 1,5
Flamengo clássico fatiado(2) 352 28,5 18,7 0,6 23,3 1,4
Gouda(1) 380 30,6 20,3 0 25,3 2,3
Évora(1) 405 32,9 22,6 2,1 23,8 1,3
São Jorge(1) 409 32,5 21,4 2,5 26,6 1,8

Fonte:
(1) Valores médios da tabela de composição dos alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
(2) Valores médios de estudos da DECO PROteste.

O queijo fresco tem mais cálcio do que o leite?

O queijo fresco recomenda-se por ser uma boa fonte de cálcio. Pode atingir quase um terço da quantidade de cálcio recomendada por dia para adultos (um grama) com um só queijinho fresco de 80 gramas, tal é a sua riqueza neste mineral essencial para a formação, crescimento e saúde dos ossos e dos dentes.

O cálcio desempenha também um papel importante no processo de coagulação do sangue, no funcionamento do sistema imunitário, na transmissão de impulsos nervosos e, ainda, na atividade dos músculos e do sistema cardiovascular.

O cálcio não é só essencial para bebés, crianças e jovens em crescimento. Os adultos, e em especial os idosos e as mulheres na menopausa, tendem a ingerir menos leite, o que pode gerar carências de cálcio e aumentar e risco de osteoporose e fraturas. Para garantir a dose diária de cálcio recomendada, procure compor a ementa de forma a integrar vários alimentos ricos neste mineral.

Eis algumas sugestões para atingir um grama (ou 1000 miligramas) de cálcio por dia, ordenados pela sua riqueza neste nutriente (com base na tabela de composição dos alimentos do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA).

  • Queijo fresco meio gordo (80 gramas) – 312 miligramas de cálcio.
  • Leite meio gordo UHT (250 mililitros) – 275 miligramas de cálcio.
  • Queijo flamengo (30 gramas) – 249 miligramas de cálcio.
  • Grelos de couve cozidos (140 gramas) – 182 miligramas de cálcio.
  • Robalo grelhado (125 gramas) – 150 miligramas de cálcio.
  • Amêndoas (30 gramas) – 81 miligramas de cálcio.
  • Batata-doce assada (25 gramas) – 24 miligramas de cálcio.

Estes dados mostram que um queijo fresco de 80 gramas fornece ainda mais cálcio do que um copo de leite. Caso seja intolerante à lactose, opte por versões sem lactose.

O queijo fresco é adequado para crianças, grávidas e idosos?

Para determinados grupos da população não se recomenda o consumo de queijos produzidos a partir de leite cru, ou seja, leite não pasteurizado. Não é o caso do queijo fresco, já que é fabricado com leite pasteurizado, tratamento térmico que visa eliminar eventuais microrganismos patogénicos. Como tal, pode ser consumido por toda a população. Pela sua composição nutricional e riqueza em cálcio já referida, é, de resto, um ótimo alimento para crianças, grávidas e idosos. 

No entanto, no caso do queijo fresco vendido a granel, por ser sujeito a uma maior manipulação por parte dos vendedores, o risco de contaminação aumenta. É, por isso, pouco recomendado, sobretudo a crianças, grávidas e idosos, devendo privilegiar-se sempre o queijo fresco embalado. Contudo, por ser um alimento fresco e perecível, há que respeitar à risca o prazo de validade. Pelo mesmo motivo, deve ser mantido entre 0ºC e 5ºC, tanto na loja como em casa.

No supermercado, confirme a temperatura do expositor e inspecione a embalagem. Rejeite as que estiverem danificadas ou abauladas. Na altura de consumir, certifique-se de que o produto não passou do prazo.

Para acertar na escolha, veja os resultados do teste a queijo fresco realizado pela DECO PROteste. 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar