Dossiês

Ervas aromáticas: guia para plantar e usar

Uma mini-horta de plantas aromáticas permite abastecer a cozinha a qualquer hora. Aprenda a cultivá-las em vaso e siga as receitas de pratos deliciosos com menos sal.

Especialista:
Editor:
24 outubro 2024
Cesto com ervas aromáticas em cima de uma mesa de madeira

iStock

Em colaboração com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a DECO PROteste selecionou dez receitas saudáveis, nutricionalmente equilibradas, simples e fáceis de confecionar, nas quais foram usadas as plantas da sua mini-horta.

Encontra boas dicas para fazer a sua própria horta no guia prático Uma horta à mão de semear. Caso não seja subscritor, aceda à versão digital, para ler em streaming.

ACEDER AO GUIA UMA HORTA À MÃO DE SEMEAR

 

Os profissionais daquela escola prepararam os pratos sem ervas aromáticas e registaram a quantidade de sal adicionada. De seguida, testaram as receitas aumentando progressivamente a porção de ervas e diminuindo a de sal, até conseguirem o equilíbrio desejado. Os pratos continuam saborosos e mais amigos do coração.

As plantas frescas são mais aromáticas do que as secas ou moídas. Cultive as suas espécies preferidas com as dicas do guia da DECO PROteste, elaborado em conjunto com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV). Veja também a melhor forma de conservar 21 plantas e os pratos em que pode usá-las.

Caso opte por plantar diferentes espécies no mesmo vaso, junte as que exigem condições semelhantes. Por exemplo, abaixo, confira as necessidades de água e luz solar das dez espécies dispostas em três floreiras diferentes.

ervas aromaticas

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

Temas que lhe podem interessar