Dicas

Máquina fotográfica instantânea: tudo o que precisa de saber

Uma máquina fotográfica instantânea permite aceder, poucos minutos após o disparo, às fotografias em papel, sem ter de escolher e de fazer a impressão. Conheça as vantagens e desvantagens deste tipo de máquina.

28 março 2022
Pessoa a retirar fotografia instantânea de uma máquina fotográfica polaroid azul

António Alves

A Fujifilm Instax mini 11 é um exemplo de máquina fotográfica instantânea, que testámos para este artigo. Tal como as restantes máquinas da mesma categoria, usa um rolo específico, que, neste caso, permite 10 exposições, e distingue-se pelo facto de a revelação poder ser feita em poucos minutos e de forma totalmente automática. 

Esta tecnologia de filmes instantâneos representou um sucesso enorme para a Polaroid Corporation quando foi lançada, no final da década de 40. Nas décadas seguintes, o fabricante terá vendido milhões de câmaras instantâneas e, claro, ainda mais rolos. Ainda hoje se associa a Polaroid a este tipo de máquinas. As Polaroid ainda se vendem atualmente, embora sejam destinadas a um nicho de utilizadores que privilegia o acesso instantâneo às fotos impressas e, provavelmente, ao aspeto vintage destas.  

Como funciona a impressão instantânea? 

O filme de uma câmara instantânea não difere muito do de uma câmara analógica vulgar.

A câmara instantânea expõe o filme fotográfico à luz proveniente do motivo a fotografar por algumas frações de segundo (o tempo de obturação), o que faz com que se inicie uma reação química.

No filme convencional, após esgotar as exposições do rolo fotográfico, deve retirá-lo da máquina e revelá-lo. O processo de revelação passa pela utilização de diferentes produtos químicos, numa sala escura.

No caso da fotografia instantânea, existem químicos que são espalhados sobre a foto, logo após o disparo e quando a imagem está a sair do corpo da câmara (os químicos já estavam dentro do rolo, mas longe do material sensível à luz). É a integração destes químicos no rolo que faz com que possa ser dispensada a revelação posterior das imagens.

Este processo demora alguns minutos a estar concluído para o utilizador. Na realidade, a imagem já está formada algum tempo antes de estar visível, pois existe uma substância que impede a passagem da luz, enquanto o processo de revelação decorre. O químico vai perdendo a sua ação de bloqueio gradualmente. Desta forma, vamos vendo a imagem final a formar-se, gradualmente, à nossa frente.

Máquinas fotográficas instantâneas
O processo de revelação aos olhos do utilizador demora alguns minutos. Pode ir observando a imagem a formar-se gradualmente.

Uma máquina retro também na qualidade

Mesmo com ótimas condições de luz, a qualidade da imagem, em geral, está muito longe de ser boa.

A qualidade das imagens imprimidas é inferior, em comparação com uma máquina fotográfica digital clássica e com uma impressora de qualidade média. Os problemas de resolução são evidentes na exposição, nas cores e no equilíbrio dos brancos.

Máquinas fotográficas instantâneas
A lente da Fuji instax mini 11 é uma focal fixa, com uma distância focal equivalente de 60mm. Torna-se mais desafiante enquadrar sem um zoom disponível.

Quer comprar uma máquina fotográfica adequada ao seu perfil de utilizador? Escolha a melhor no nosso comparador de máquinas fotográficas

Vantagens da máquina fotográfica instantânea

  • Comodidade de ter a fotografia em papel de forma quase instantânea.
  • É muito fácil de usar, incluindo por crianças.
  • Não é necessário sacudir a fotografia para secar, pois o papel tem tinta integrada. O calor da máquina é suficiente para ativar as cores.

Desvantagens da máquina fotográfica instantânea

  • A qualidade de imagem é dececionante.
  • Por ser de plástico, este tipo de máquina tem uma aparência frágil.
  • A máquina não dispõe de ajustes manuais, nem de zoom.
  • A lente tem distância focal fixa.

Os rolos usados por estas máquinas fazem com que o custo da impressão seja muito elevado. São cerca de 9 euros para um rolo com 10 exposições, o que perfaz 90 cêntimos por cada foto impressa. É muito dinheiro quando comparado com a impressão numa loja, que, ainda por cima, tem muito melhor qualidade. Até a impressão em casa sai bastante mais barata.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.