Dicas

Como guardar a máquina fotográfica e os acessórios

Transportar uma máquina fotográfica e os seus acessórios exige cuidados para não partir ou danificar o equipamento. Sobretudo no caso de aparelhos mais volumosos e com lentes amovíveis, como máquinas reflex ou algumas híbridas ou avançadas. Há diferentes bolsas e mochilas adequadas a cada tipo de máquina. Veja as sugestões.

18 fevereiro 2022
Como guardar a máquina fotográfica e acessórios

iStock

Se tem o hábito de andar sempre com a máquina fotográfica atrás, convém transportá-la numa bolsa adequada que a proteja de eventuais quedas e danos. Se, no caso de uma máquina compacta, pode bastar um qualquer bolso para resolver a questão, o mesmo não aplica, por exemplo, a uma máquina reflex, especialmente se quiser levar consigo igualmente alguns acessórios, como uma lente adicional. Neste caso, já terá de ponderar comprar uma mochila apropriada, com compartimentos acolchoados para maior proteção.

Tipos de bolsas e mochilas para a máquina fotográfica

Antes de investir numa bolsa ou mochila, deve decidir se apenas quer levar a máquina fotográfica ou incluir os acessórios. Conheça algumas ideias para transportar o equipamento sem problemas.

Bolsa para máquina compacta

É uma bolsa simples para uma máquina pequena, na qual também pode guardar um cartão de memória extra ou, até, uma segunda bateria.
Preço: desde 10 euros.

Bolsa tipo coldre (holster)

Um pouco maior do que a bolsa para a máquina compacta, este tipo de bolsa permite guardar a máquina fotográfica, que, dependendo da bolsa, já pode ser um aparelho bem mais volumoso, como uma reflex, híbrida ou avançada, e um cartão de memória ou bateria extra. Se pretende incluir outros acessórios, como lentes ou filtros, esta não é a bolsa ideal. Este tipo de bolsa integra uma pega no topo e pode conciliar com uma alça para o ombro. 
Preço: desde 15 euros.

Bolsa de ombro

Maior do que a bolsa de coldre, permite guardar mais acessórios nos diferentes compartimentos. Integram normalmente uma pega para a mão e uma alça para o ombro.
Preço: desde 25 euros.

Mochila com alça cruzada

A mochila com uma alça cruzada é mais cómoda do que a bolsa de ombro. É mais ergonómica e a parte de trás é acolchoada para maior conforto nas costas. Permite um acesso rápido à máquina sem necessidade de tirar a mochila, pois basta virá-la e trazê-la para a frente, abrir o fecho para retirar a máquina e começar a fotografar.
Preço: desde 25 euros.

Mochila clássica

Com este tipo de mochila tem mais espaço para transportar os acessórios e o peso é mais repartido. A maioria destas mochilas conta com compartimentos que poderá posicionar a gosto. Os separadores com velcro nas extremidades vão ajudar a ordenar a mochila como quiser. O inconveniente, em comparação com a mochila com uma alça cruzada, é que tem de tirá-la para aceder ao seu conteúdo.
Preço: desde 30 euros.

Estojo

O estojo acolchoado no interior está pensado para os profissionais que gostam de levar consigo uma máquina grande com muitos acessórios.
Preço: desde 50 euros.

Bolsa Maletin  

Bolsa para objetiva

As objetivas são delicadas, por isso, se não tem espaço para elas na bolsa da máquina fotográfica, pode optar por uma bolsa especial com o interior acolchoado. A bolsa para objetiva tem uma fivela que pode prender ao cinto e, assim, tê-la sempre à mão.
Preço: desde 20 euros.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.