Como escolher uma máquina fotográfica para crianças
Dos múltiplos tipos de máquinas fotográficas, as compactas serão as que melhor se adequam às crianças, por serem simples de usar e das mais baratas. Mas há opções específicas para os mais pequenos, ainda mais simples de usar, de preço moderado e mais robustas: as máquinas infantis. Conheça as características.
- Especialista
- António Alves
- Editor
- Sofia Frazoa e Filipa Nunes

A fotografia desperta o interesse de graúdos e miúdos, para tirar as suas próprias fotos no telemóvel dos pais ou na máquina fotográfica da família. Se é o caso do seu filho, pode fazer sentido oferecer-lhe uma máquina fotográfica. Destacamos o que deve ter em conta para melhor escolher.
Quer comprar a melhor máquina fotográfica para o seu perfil de utilizador? Consulte o nosso comparador de máquinas fotográficas.
Máquinas fotográficas infantis
Para os mais pequenos, encontra no mercado máquinas fotográficas para crianças, que quase parecem um brinquedo e custam menos de 100 euros. Existem muitos modelos diferentes, embora se destaquem marcas como VTech, SaveFamilyCam, uGo, Co-phénix ou Lexibook.
Este tipo de máquinas fotográficas tem várias características em comum.
- Têm a aparência de um brinquedo, com materiais em plástico e cores e padrões infantis (exemplo: Frozen, Noddy, etc). Estão desenhadas para resistir a quedas e salpicos. Algumas são à prova de água.
- Têm botões grandes para fácil utilização por parte das crianças.
- Incluem funções divertidas, como a possibilidade de adornar as fotografias com desenhos, stickers e outros adereços.
- É possível fazer gravações de vídeo e de voz, assim como usar as funções de modo selfie e deteção de sorrisos.
- O preço acessível, a simplicidade e a resistência são critérios que as tornam interessantes, pois é um equipamento que rapidamente se torna obsoleto, esquecido numa caixa ou partido.
Não é de esperar que estes modelos tirem fotos com a resolução e a qualidade de uma máquina fotográfica normal, mas esse não é o principal argumento de compra. Prevalecem outros motivos, como a diversão, a simplicidade de utilização e a resistência a choques.
As máquinas compactas têm mais qualidade
A escolha vai ainda depender da idade do seu filho, assim como do cuidado (ou falta deste) com que manipula este tipo de aparelhos.
Regra geral, para uma criança a partir dos 7 ou 8 anos de idade, já poderá ponderar uma máquina compacta, ao invés de uma máquina infantil. Já para o caso de crianças a partir dos 10 anos, estas máquinas fotográficas infantis, deixam de ser as mais indicadas. Com esta idade, a criança, já poderá estar interessada em transferir algumas fotos para o computador e terá mais alguma noção do valor e cuidado na manipulação do aparelho. Além disso, a qualidade das fotos obtidas será muito superior numa máquina fotográfica convencional, quando comparada com as infantis. Mais: caso a criança se canse dela, pode ser usada por um adulto. Este tipo de máquinas costuma ter controlos muito básicos, também fáceis de utilizar. Aprender a mexer no equipamento é uma aventura para os mais novos.
Em relação ao preço, são máquinas relativamente económicas. Há modelos de boa qualidade até 200 euros. As máquinas compactas têm modos automáticos (para ambientes noturnos, paisagens, flores, desportos, modo panorâmico, retratos) que permitem tirar fotos bonitas. A qualidade da imagem é bastante aceitável, o que fará os mais novos sentirem-se verdadeiros fotógrafos.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |