Notícias

Quais as melhores sapatilhas de corrida?

Vai começar a correr e precisa de uns bons ténis? A DECO PROteste testou dez pares para iniciantes e revela que não é preciso gastar uma fortuna para ficar bem equipado. Saiba como escolher e quais os melhores.

Especialista:
Editor:
27 maio 2025
Três pessoas fazer jogging numa ponte

iStock

A DECO PROteste analisou 10 pares de sapatos de corrida para iniciantes que correm algumas vezes por semana. A análise dos vários parâmetros analisados permitiu estabelecer um ranking dos sapatos de corrida e recomendar-lhe os melhores e a Escolha Acertada, com a melhor relação entre a qualidade e o preço. Apenas um modelo obteve má Qualidade Global, nomeadamente por ter falhado nos testes de resistência ao desgaste e de utilização.

MELHORES SAPATILHAS DE CORRIDA

Umas boas sapatilhas de corrida devem oferecer conforto, estabilidade e amortecer o impacto a cada passada. Além disso, é importante que sejam resistentes ao desgaste para durar uns bons quilómetros de corrida sem se rasgarem, descolarem ou deformarem.  

Os modelos testados destinam-se a ser usados em superfícies planas e firmes, como asfalto ou calçada, e por pessoas com um movimento de pé neutro, largura de pé e amortecimento padrão, segundo o fabricante. Foram excluídos modelos para atletas de competição e também para quem corre em trilhos de florestas ou montanhas, por exemplo.

Para verificar os parâmetros referidos, todos os modelos foram submetidos a uma série de testes em laboratório. Além disso, um grupo de 32 amadores habituados a correr testou aspetos como o conforto e a estabilidade de cada par de ténis em teste.

Poupe 43 euros com as sapatilhas recomendadas

Nove sapatilhas do teste são de boa ou mesmo muito boa qualidade. Uma das principais conclusões do teste é que os modelos que obtiveram as melhores classificações estão também entre os mais baratos. O Melhor do Teste custa entre 73 e 85 euros. Já a Escolha Acertada, em segunda posição na classificação global, está à venda por 69 euros. Os mais caros do teste custam 176 euros (mais do dobro face à Escolha Acertada) e ficaram em oitava posição no quadro comparativo. Portanto, a ideia de que os ténis mais caros são sempre de qualidade superior é um mito.

Com a Escolha Acertada, a poupança média face a todos os modelos testados é de 43 euros e de cerca de 100 euros, quando comparada com o modelo mais caro e de menor qualidade. Como alguns ténis têm grandes variações de preço, recorra ao comparador, para ver quais as lojas mais baratas.    

Não é possível determinar quais as sapatilhas ideias para si. Os testes incluem inúmeros parâmetros, sendo que alguns aspetos, como a perceção do conforto e da estabilidade, podem variar de uma pessoa para outra, consoante a sua anatomia. Como tal, é importante ter alguns cuidados antes de comprar experimentar vários ténis na loja para ter a certeza de que escolhe os mais confortáveis.

Correr faz bem ao corpo e à mente

Correr é uma ótima modalidade para se pôr a mexer mais e atingir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se manter saudável: 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia moderada por semana, para adultos.

A principal vantagem da corrida é a total liberdade que proporciona, já que pode ser praticada quando e onde bem lhe apetecer, e até durante as férias. Além disso, é uma atividade gratuita e pode praticá-la ao seu ritmo. No entanto, deve ter o cuidado de usar umas boas sapatilhas de corrida.

Vários estudos têm demonstrado os efeitos positivos da atividade física no bem-estar físico e mental. Eis algumas conclusões.

  • Ajuda a prevenir e a controlar doenças cardíacas, diabetes de tipo 2 e alguns cancros. Tem também benefícios para a saúde mental e cognitiva e melhora a qualidade do sono.
  • Correr consome mais de calorias por quilómetro do que caminhar. Segundo dezenas de estudos, correr três a quatro vezes por semana durante um ano permite perder, em média, 3,3 quilogramas e quase 3% de gordura.
  • Vários estudos já demonstraram também que é excelente para se manter em boa forma. As pessoas que correm regularmente parecem viver mais tempo, segundo uma análise recente em que participaram 230 mil pessoas ao longo de 5,5 a 35 anos. Verificou-se que o risco de mortalidade por todas as causas é 27% inferior no grupo dos corredores face aos que não praticam este desporto, mesmo que apenas corram uma vez ou 50 minutos por semana.
  • Outras investigações mostram, ainda, que correr tem benefícios para a saúde mental e cognitiva e melhora a qualidade do sono.
  • A prática regular também parece reduzir a ansiedade, a depressão e o stresse.

Medidas para evitar lesões e bom incentivo para atingir a meta

Se vai começar a correr ou após um longo período de inação, é importante começar devagar e seguir alguns cuidados, para evitar lesões.

Não subestime a importância de um bom par de ténis. Deve procurar um modelo que se ajuste ao seu pé, confortável, resistente e que reduza o impacto de cada passada. Quanto maior o esforço dos músculos, tendões e articulações durante a corrida, maior o risco de sobrecarga e lesões. Quando isso acontece, o corpo pode ter mais dificuldade em recuperar após o exercício. Algumas investigações mostram que a sobrecarga do peso do corpo sobre os pés pode causar lesões. Escolher sapatilhas adequadas para correr e confortáveis é, por isso, o primeiro passo para correr sem riscos.

Para monitorizar quantos passos deu e as distâncias percorridas, as calorias gastas e a frequência cardíaca, os smartwatches com GPS integrado podem ser um bom aliado, pois dispensam ter de levar o telemóvel consigo de cada vez que sair para correr. Além disso, por analisarem a sua evolução, podem servir de incentivo para atingir ou mesmo ultrapassar a meta dos 150 a 300 minutos de atividade física por semana.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar