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Reclamação de logistica aeroporto e consequentemente perda de voo
Escrevo para apresentar uma reclamação formal relativa à minha viagem no dia 7 de julho, que resultou na perda do meu voo com destino a Marraquexe (voo nº FR5465). Cheguei ao aeroporto com a devida antecedência e passei pelo controlo de segurança às 11h30. No entanto, a informação da porta de embarque só foi disponibilizada às 12h30. Cerca de 10 minutos depois, já me encontrava na fila para o controlo de passaportes. Infelizmente, deparei-me com uma fila extremamente longa, máquinas automáticas desligadas e apenas dois agentes da polícia a realizar o controlo manual de todos os passageiros. Esta situação causou um atraso inaceitável, impedindo-me de chegar à porta de embarque antes do seu encerramento e, consequentemente, perdi o voo. Considero esta situação inadmissível, dado que estava no aeroporto com antecedência mais do que suficiente. A má gestão do controlo fronteiriço e a falta de meios adequados foram determinantes para este desfecho. Chegar ao controlo com mais de uma hora de antecedência e ainda assim não conseguir embarcar por falta de organização ou de meios é, no mínimo, inaceitável. Inclusive, o agente que me viu o passaporte aconselhou me a fazer reclamação. Neste sentido, volto a solicitar: -Responsabilização clara pelos prejuízos causados. -Reembolso ou compensação pelos custos da perda do voo (incluindo voo alternativo, alojamento ou outros gastos). -Indicação de qual entidade, ANA ou PSP, assumirá formalmente essa responsabilidade. Já contactei com eles, não assumiram responsabilidade e deixaram de responder aos meus e-mails.
Mau atendimento
No dia 11/08/2025 as 12:00 ao tentar fazer o check in do meu cão a senhora do balcão 54 a 56 da bruxelas airlines muito mal educada e arrogante disse que a minha transportadora não tinha condições, que precisa de levar umas cintas a volta da transportadora ( nunca vi tal). Esta mesma transportadora fez o transporte do animal no dia 18/07/2025 de aeroporto de bruxelas para o porto onde a trasnportadora era indicada para trasnporte de animais. A senhora fez de tudo para perdermos o voo. Quero agora ser reembolsada dos 100 euros que paguei pelo transporte do animal que devido a uma criatura mal educada e que não devia estar num bom dia decidiu que o meu cão não podia embarcar. ( SEMPRE A AMEAÇAR CHAMAR A POLICIA). Como conseguem ter este tipo de pessoas a trabalhar atrás de um balcão. Data de ocorrência: 11 de agosto 2025
Impossibilidade de embarcar
Exmos. Senhores, Contactamos a DECO PROteste - da qual sou associada N.º 000 na sequência de uma ocorrência que tomou lugar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Maia, Porto), no passado dia 4 de Junho de 2025. O nosso agregado familiar, constituído pelo meu marido Ruben dos Santos Marques Pedro, eu própria, Liliana da Rocha Moreira e os nossos filhos menores (11 e 8 anos de idade) chegámos ao aeroporto referido pelas 4h00 desse dia, cumprindo as recomendações da companhia aérea e do próprio aeroporto para apanhar atempadamente o vôo FR1174, operado pela Ryanair, com destino a Manchester e agendado para as 6h15. Tendo nos dias anteriores já efectuado o "check-in" por via digital, a verificação de bagagens foi relativamente célere, sendo que nos orientámos de imediato para os postos de validação de passaportes pelas 4h50. Porém, e mesmo sendo este um horário bastante cedo no dia, notámos uma aglomeração muito significativa de passageiros quer para a fila assinalada como "Todos os passaportes", quer para a que estava indicada como "Cidadãos EU" (a que escolhemos). Essa aglomeração foi-se intensificando à medida que o nosso tempo de espera aumentava e a progressão das filas, feita a um ritmo extremamente lento, se processava. Ao mesmo tempo, e como será normal nestas situações, algumas ocorrências e ligeiras altercações por esta demora extemporânea foram testemunhadas por nós e além disso, a nossa preocupação começava a aumentar, posto que a hora do vôo se aproximava sem que houvesse melhorias importantes no avanço da fila em que estávamos. Ao sermos finalmente atendidos pelo agente da Polícia de Segurança Pública para este passo processual pelas 5h50, este lamentou o facto de o sistema informático estar a funcionar de forma muito lenta, acrescido ao facto de estarem muitos vôos agendados para esta hora matinal e até nos tentou tranquilizar quanto à possibilidade de podermos perder a hora de embarque no nosso vôo. Passada esta verificação, chegámos à porta de embarque destinada às 5h59, sendo que os dois funcionários da Ryanair ali presentes nos informaram que o embarque tinha fechado, e em cumprimento com os protocolos em vigor, não nos seria permitido o embarque no vôo em causa. No total, e para este vôo, foi-nos também informado que um total de 12 passageiros se encontrava nesta situação. De seguida, fomos guiados por um destes colaboradores para uma área do aeroporto onde fizemos uma nova verificação de passaportes (no sentido de, digamos assim, reentrar em território nacional), também ela feita a um ritmo muito lento e na qual, uma vez mais, foi novamente atestada pelos agentes da PSP presentes nesse posto, o funcionamento anormalmente lento do sistema de validação de passaportes, tendo nos sido perguntado se tínhamos perdido o nosso vôo. No seguimento deste impedimento de embarque, resultante do atraso descrito, submetemos de imediato uma queixa no balcão da ANA Aeroportos existente no aeroporto do Porto, no respectivo Livro de Reclamações (Reclamação N.º 36078044), cujo comprovativo/cópia e resposta à mesma anexamos neste email e que, como se demonstra, teve como primeira resposta uma atitude de completa desresponsabilização face a tudo o que sucedeu. Em resultado de todo este incidente, incorremos, como também é expectável nestas situações, em despesas absolutamente extraordinárias, para conseguir cumprir com os restantes compromissos directamente associados a esta viagem e que passamos a listar abaixo: - não usufruto total do vôo Ryanair FR1174, no valor de 127,96€, adquirido a 09/05/2025 - gasto adicional no valor de 684,64€, que após várias pesquisas, provou ser a única opção possível que nos garantia a chegada a Manchester no Sábado, dia 5 de Julho de 2025, onde tínhamos impreterivelmente que estar. - não usufruto total da noite de hotel + pequeno-almoço, agendada de 4 para 5 de Julho de 2025 e previamente paga, no valor de 128,03£ (148,65€, à taxa cambial em vigor a 9 de Julho de 2025). No total, e sendo intangível valorar os profundos incómodos com esta situação, pretendemos assim obter o ressarcimento de 961,25€, e para os quais apresentamos nos anexos os devidos comprovativos de despesas.Manifestamos igualmente a nossa disposição para providenciar todas as informações adicionais que possam contribuir para a resolução mais célere possível deste processo. Mais informamos que remetemos igualmente para a ANA - Aeroporto do Porto a nossa insatisfação face à resposta desconsiderada que nos foi dada após a apresentação da reclamação, bem como um processo formal de reclamação junto da ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) relativo a todo este episódio, relatando os profundos transtornos causados e reclamando o direito de indemnização do valor supra mencionado. Gratos pela atenção dispensada. Com os nossos melhores cumprimentos,
Atraso e desorganização no controlo de fronteiras
Exmos. Senhores, É inadmissível que se perca quase 1h para conseguir aceder à porta de embarque já depois de ter passado os Rx. O controlo de fronteiras hoje dia 22/4/25 além de claramente insuficientes estão sem qualquer segurança ou organização com muitas pessoas nervosas e com receio de perder o voo se ultrapassavam sem qualquer controlo, gerando alguma tensão entre passageiros. A fila para não Europeus a funcionar um pouco menos mal levou a que muitos passassem de uma fila para a outra (novamente sem a presença de qualquer segurança ou controle), assim como pessoal a “furar” a fila pelo lado do tripulação. É lamentável a qualidade do serviço prestado. Cumprimentos.
Assistência em Viagem
Exmos. Senhores, É necessário gerir as pessoas que pedem assistência em viagem. Há pessoas que não necessitam e pedem-na por comodismo e falta de civismo. Sugeria que requeressem Atestado Médico ou Atestado Multiusos. Hoje vi uma senhora a chegar ao aeroporto em perfeito estado de saúde física e mental, a conversar alegremente com seu filho e deparei-me com o facto de que esta senhora havia pedido assistência e ficou na sala da MyWay ao lado do meu pai com 89% de incapacidade. Esta senhora era brasileira, pelo que esta situação sem controlo é um modus operandi além fronteiras. Informo ainda que este caso que referi, este flagrante de hoje, não é um caso pontual. Cumprimentos.
Perda de voo devido problemas organizacionais do Aeroporto Sá Carneiro , Porto
Venho por este meio, relatar esta situação que ocorreu na madrugada do dia 22 de Maio de 2023 às portas do controlo de segurança (raio X) do aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto. Perdemos o voo TP1711 para o Funchal com partida marcada às 05h50 da madrugada para 3 passageiros no nome de Nuno Olim, Bruno Freitas e Idalina Câmara. Check-in online efetuado e chegada ao aeroporto dentro do horário recomendado. As longas e demoradas filas de passageiros e a confusão às portas do controlo de segurança (raio X) eram notórias. Falta de organização interna do aeroporto e poucos funcionários de segurança no controlo do raio X para um enorme fluxo de passageiros fez com que perdêssemos o voo para o Funchal. Isto acarretou grandes despesas extras e marcação de novo voo com novo bilhete. Mais passageiros foram lesados e perdas de voos. Dirigi-me ao balcão da ANA aeroportos e fiz reclamação no livro de reclamações. Fui também ao balcão da TAP e nenhuma alternativa foi dada. Melhores cumprimentosNuno Olim
Embarque recusado devido à atraso do Aeroporto
Exmos Senhores,Venho por este meio reclamar a recusa de embarque dos passageiros Caio Batista, Leandra Fernandes e Michel Batista no voo HHYVNE da Ryanair com destino a Paris (FR9135 - Beauvais) no dia 21/02/2022. O voo estava programado para descolar ás 6:30h com indicação do fecho do portão de embarque às 06:00. Chegámos ao aeroporto antes das 5:30h(temos comprovativo do pagamento do estacionamento com o horário de chegada), já tinhamos efetuado check-in online, chegados ao aeroporto dirigimo-nos ao controlo de segurança, que se encontava com uma fila imensa que dava a volta ao aeroporto inteiro, o que normalmente não há sequer pessoas a espera para entrar no portão de segurança (vou anexar fotografia a comprovar o sucedido). Dirigimo-nos ao balcão de informações do aeroporto para perguntar se teriam prioridade os voos que partiam entre as 6:00 e as 6:30h, a informação que nos foi dada foi que deveriamos esperar na fila com os restantes passageiros. Assim fizemos. Quando finalmente conseguimos passar pelo processo de segurança dirigimo-nos o mais rapidamente possivel ao portão de embarque. Vale salientar que durante todo processo não havia nenhum funcionario do aeroporto a tentar coordenar os passageiros que tinham voo com embarque próximo. Chegamos antes das 6:10h e o portão de embarque já se encontrava fechado, é de salientar que realizamos todos os processos que deveriamos ter realizado para embarcar a tempo e horas, o motivo da chegada á porta de embarque ás 6:10h foi todo o processo de segurança que foi realizado de forma deficiente devido a quantidade de voos marcados para o mesmo horário, e que causou o não embarque de diversos passageiros em diferentes voos. Gostaria de salientar também que, de acordo com os termos e condiçoes da transportadora aerea Ryanair, e passo a citar: 6.7 Deve apresentar-se na porta de embarque, pelo menos, trinta (30) minutos antes da hora de partida. O embarque termina vinte (20) minutos antes da hora de partida., ainda teriamos 10 min de tolerancia para embarcar. É tambem importante dizer que no momento eramos mais de 15 passageiros na porta de embarque que fomos impedidos de embarcar, foi tentada a explicação da situação do aeroporto à funcionária da Ryanair que se recusou a contacatar o piloto, o avião ainda se encontrava na pista e só descolou 20 min depois de toda esta situação. Os funcionários presentes no portão de embarque sabiam do atraso causado por parte da segurança do aeroporto e não se prontificaram sequer a tentar ajudar os passageiros a embarcar, mesmo vendo que existiam vários passageiros na mesma situação. Devido a toda esta situação tivemos que comprar um bilhete de última hora para embarcar apenas às 14:30 do mesmo dia. Perdemos um dia de viagem com atividades programadas e tivemos custos extra inesperados (bilhetes, alimentação). Com tudo isto, uma vez que a culpa do não embarque não foi nossa, mas sim devido ao atraso na fila de segurança, desejamos que a ANA Aeroportos reembolse pelo menos o valor das passagens que compramos de última hora na Easyjet. Gostaria de salientar que no embarque feito na Easyjet no mesmo dia, que estava marcado para as 14:30 e encerramento de embarque às 14h, o embarque procedeu inclusive após o horário programado para partida do voo que era às 14:30, ou seja, 30 minutos após o horário de fechamento do portão informado no bilhete, o que mostra que a Ryanair poderia ter aguardado os passageiros nesta situação atípica gerada pelo atraso na fila de segurança do aeroporto. Com os melhores cumprimentos, Leandra FernandesCaio BatistaMichel Batista.
Mercadoria retida na alfandega aeroporto do Porto
Venho por este meio comunicar intransigência abusiva por parte da alfandega do aeroporto do Porto relativamente à retenção de mercadoria pelo facto do fornecedor não ter colocado a marcação CE no equipamento. Por lapso o fornecedor enviou as etiquetas numa bolsa junto com a mercadoria. Já contactei diversas vezes a alfandega e DHL disponibilizando-me para colocar eu mesmo as etiquetas. Alegam que a operaçao tem que ser feita num entreposto, mas a DHL nao tem entreposto.
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