Exmos. Senhores,
Contactamos a DECO PROteste - da qual sou associada N.º 000 na sequência de uma ocorrência que tomou lugar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Maia, Porto), no passado dia 4 de Junho de 2025.
O nosso agregado familiar, constituído pelo meu marido Ruben dos Santos Marques Pedro, eu própria, Liliana da Rocha Moreira e os nossos filhos menores (11 e 8 anos de idade) chegámos ao aeroporto referido pelas 4h00 desse dia, cumprindo as recomendações da companhia aérea e do próprio aeroporto para apanhar atempadamente o vôo FR1174, operado pela Ryanair, com destino a Manchester e agendado para as 6h15. Tendo nos dias anteriores já efectuado o "check-in" por via digital, a verificação de bagagens foi relativamente célere, sendo que nos orientámos de imediato para os postos de validação de passaportes pelas 4h50. Porém, e mesmo sendo este um horário bastante cedo no dia, notámos uma aglomeração muito significativa de passageiros quer para a fila assinalada como "Todos os passaportes", quer para a que estava indicada como "Cidadãos EU" (a que escolhemos).
Essa aglomeração foi-se intensificando à medida que o nosso tempo de espera aumentava e a progressão das filas, feita a um ritmo extremamente lento, se processava. Ao mesmo tempo, e como será normal nestas situações, algumas ocorrências e ligeiras altercações por esta demora extemporânea foram testemunhadas por nós e além disso, a nossa preocupação começava a aumentar, posto que a hora do vôo se aproximava sem que houvesse melhorias importantes no avanço da fila em que estávamos. Ao sermos finalmente atendidos pelo agente da Polícia de Segurança Pública para este passo processual pelas 5h50, este lamentou o facto de o sistema informático estar a funcionar de forma muito lenta, acrescido ao facto de estarem muitos vôos agendados para esta hora matinal e até nos tentou tranquilizar quanto à possibilidade de podermos perder a hora de embarque no nosso vôo.
Passada esta verificação, chegámos à porta de embarque destinada às 5h59, sendo que os dois funcionários da Ryanair ali presentes nos informaram que o embarque tinha fechado, e em cumprimento com os protocolos em vigor, não nos seria permitido o embarque no vôo em causa. No total, e para este vôo, foi-nos também informado que um total de 12 passageiros se encontrava nesta situação. De seguida, fomos guiados por um destes colaboradores para uma área do aeroporto onde fizemos uma nova verificação de passaportes (no sentido de, digamos assim, reentrar em território nacional), também ela feita a um ritmo muito lento e na qual, uma vez mais, foi novamente atestada pelos agentes da PSP presentes nesse posto, o funcionamento anormalmente lento do sistema de validação de passaportes, tendo nos sido perguntado se tínhamos perdido o nosso vôo.
No seguimento deste impedimento de embarque, resultante do atraso descrito, submetemos de imediato uma queixa no balcão da ANA Aeroportos existente no aeroporto do Porto, no respectivo Livro de Reclamações (Reclamação N.º 36078044), cujo comprovativo/cópia e resposta à mesma anexamos neste email e que, como se demonstra, teve como primeira resposta uma atitude de completa desresponsabilização face a tudo o que sucedeu.
Em resultado de todo este incidente, incorremos, como também é expectável nestas situações, em despesas absolutamente extraordinárias, para conseguir cumprir com os restantes compromissos directamente associados a esta viagem e que passamos a listar abaixo:
- não usufruto total do vôo Ryanair FR1174, no valor de 127,96€, adquirido a 09/05/2025
- gasto adicional no valor de 684,64€, que após várias pesquisas, provou ser a única opção possível que nos garantia a chegada a Manchester no Sábado, dia 5 de Julho de 2025, onde tínhamos impreterivelmente que estar.
- não usufruto total da noite de hotel + pequeno-almoço, agendada de 4 para 5 de Julho de 2025 e previamente paga, no valor de 128,03£ (148,65€, à taxa cambial em vigor a 9 de Julho de 2025).
No total, e sendo intangível valorar os profundos incómodos com esta situação, pretendemos assim obter o ressarcimento de 961,25€, e para os quais apresentamos nos anexos os devidos comprovativos de despesas.Manifestamos igualmente a nossa disposição para providenciar todas as informações adicionais que possam contribuir para a resolução mais célere possível deste processo.
Mais informamos que remetemos igualmente para a ANA - Aeroporto do Porto a nossa insatisfação face à resposta desconsiderada que nos foi dada após a apresentação da reclamação, bem como um processo formal de reclamação junto da ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) relativo a todo este episódio, relatando os profundos transtornos causados e reclamando o direito de indemnização do valor supra mencionado.
Gratos pela atenção dispensada.
Com os nossos melhores cumprimentos,