back

Embarque recusado devido à atraso do Aeroporto

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. F.

Para: ANA Aeroporto do Porto

25/02/2022

Exmos Senhores,Venho por este meio reclamar a recusa de embarque dos passageiros Caio Batista, Leandra Fernandes e Michel Batista no voo HHYVNE da Ryanair com destino a Paris (FR9135 - Beauvais) no dia 21/02/2022. O voo estava programado para descolar ás 6:30h com indicação do fecho do portão de embarque às 06:00. Chegámos ao aeroporto antes das 5:30h(temos comprovativo do pagamento do estacionamento com o horário de chegada), já tinhamos efetuado check-in online, chegados ao aeroporto dirigimo-nos ao controlo de segurança, que se encontava com uma fila imensa que dava a volta ao aeroporto inteiro, o que normalmente não há sequer pessoas a espera para entrar no portão de segurança (vou anexar fotografia a comprovar o sucedido). Dirigimo-nos ao balcão de informações do aeroporto para perguntar se teriam prioridade os voos que partiam entre as 6:00 e as 6:30h, a informação que nos foi dada foi que deveriamos esperar na fila com os restantes passageiros. Assim fizemos. Quando finalmente conseguimos passar pelo processo de segurança dirigimo-nos o mais rapidamente possivel ao portão de embarque. Vale salientar que durante todo processo não havia nenhum funcionario do aeroporto a tentar coordenar os passageiros que tinham voo com embarque próximo. Chegamos antes das 6:10h e o portão de embarque já se encontrava fechado, é de salientar que realizamos todos os processos que deveriamos ter realizado para embarcar a tempo e horas, o motivo da chegada á porta de embarque ás 6:10h foi todo o processo de segurança que foi realizado de forma deficiente devido a quantidade de voos marcados para o mesmo horário, e que causou o não embarque de diversos passageiros em diferentes voos. Gostaria de salientar também que, de acordo com os termos e condiçoes da transportadora aerea Ryanair, e passo a citar: 6.7 Deve apresentar-se na porta de embarque, pelo menos, trinta (30) minutos antes da hora de partida. O embarque termina vinte (20) minutos antes da hora de partida., ainda teriamos 10 min de tolerancia para embarcar. É tambem importante dizer que no momento eramos mais de 15 passageiros na porta de embarque que fomos impedidos de embarcar, foi tentada a explicação da situação do aeroporto à funcionária da Ryanair que se recusou a contacatar o piloto, o avião ainda se encontrava na pista e só descolou 20 min depois de toda esta situação. Os funcionários presentes no portão de embarque sabiam do atraso causado por parte da segurança do aeroporto e não se prontificaram sequer a tentar ajudar os passageiros a embarcar, mesmo vendo que existiam vários passageiros na mesma situação. Devido a toda esta situação tivemos que comprar um bilhete de última hora para embarcar apenas às 14:30 do mesmo dia. Perdemos um dia de viagem com atividades programadas e tivemos custos extra inesperados (bilhetes, alimentação). Com tudo isto, uma vez que a culpa do não embarque não foi nossa, mas sim devido ao atraso na fila de segurança, desejamos que a ANA Aeroportos reembolse pelo menos o valor das passagens que compramos de última hora na Easyjet. Gostaria de salientar que no embarque feito na Easyjet no mesmo dia, que estava marcado para as 14:30 e encerramento de embarque às 14h, o embarque procedeu inclusive após o horário programado para partida do voo que era às 14:30, ou seja, 30 minutos após o horário de fechamento do portão informado no bilhete, o que mostra que a Ryanair poderia ter aguardado os passageiros nesta situação atípica gerada pelo atraso na fila de segurança do aeroporto. Com os melhores cumprimentos, Leandra FernandesCaio BatistaMichel Batista.

Mensagens (1)

ANA Aeroporto do Porto

Para: L. F.

04/03/2022

Boa tarde,O reclamante também preencheu uma reclamação no livro de reclamações deste Aeroporto, no dia 21 de fevereiro de 2022.Respondemos ao reclamante no dia 23 de fevereiro de 20222.Com os melhores cumprimentos,GABINETE DE RECLAMAÇa•ESCOMPLAINTS OFFICE[cid:image001.jpg@01D82FD3.5BE07030] -----------------------------------------------E-MAIL DISCLAIMERThis message contains confidential information and is intended only for the individual named. If you are not the named addressee you should not disseminate, distribute or copy this e-mail. Please notify the sender immediately by e-mail if you have received this e-mail by mistake and delete this e-mail from your system.E-mails are not encrypted and cannot be guaranteed to be secure or error-free as information could be intercepted, corrupted, lost, destroyed, arrive late or incomplete, or contain viruses. The sender therefore does not accept liability for any errors or omissions in the contents of this message which arise as a result of e-mail transmission. If verification is required please request a hard-copy version.This e-mail and any files and attachments transmitted with it are confidential and may be legally privileged. They are intended solely for the use of the intended recipient. Any views and opinions expressed are those of the individual author/sender and are not necessarily shared or endorsed by ANA Aeroportos de Portugal S.A. or any associated or related company. In particular e-mail transmissions are not binding for the purposes of forming a contract and do not form a contractual obligation of any type. Such contracts can only be formed in writing by post or fax, duly signed by a senior company executive or members of the Board of Directors.The content of this e-mail or any file or attachment transmitted with it may have been changed or altered without the consent of the author. If you are not the intended recipient of this e-mail, you are hereby notified that any review, dissemination, disclosure, alteration, printing, circulation or transmission of, or any action taken or omitted in reliance on this e-mail or any file or attachment transmitted with it is prohibited and may be unlawful.If you have received this e-mail in error please notify ANA Aeroportos de Portugal S.A. or any of its associated companies.Visit our website at www.ana.ptANA - Aeroportos de Portugal, SASede _ Rua D, Edificio 120, Aeroporto de Lisboa _ 1700-008 LisboaNIF e Matricula na Conservatoria do Registo Comercial de Lisboa (1a): 500700834 _ Capital Social 200 000 000 Euros


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.