Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
REPETIÇÃO DE PROBLEMA MECÂNICO
Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação formal relativamente ao meu veículo Dacia Jogger 7 lugares, com aproximadamente 38.000 km rodados, adquirido dentro do prazo legal de garantia, e alvo de sucessivas anomalias mecânicas de março 2025 até agora, no mês de agosto de 2025. Em 24 de março de 2025, o veículo apresentou uma falha mecânica grave, resultante da quebra da polia do alternador e rompimento da correia, o que exigiu a sua imobilização e subsequente reparação na sucursal autorizada Dacia em Almada. Além da reparação, foi realizada a revisão completa do veículo. O mesmo problema voltou a ocorrer em 13 de julho de 2025, obrigando novamente à assistência e substituição da mesma peça. Ambos os reparos foram realizados na referida sucursal autorizada. No dia 28 de julho de 2025, após levantamento do veículo dito como "reparado", o automóvel voltou a apresentar barulho anormal oriundo do motor durante a condução. Retornei imediatamente à sucursal, que informou que irá solicitar uma nova "caixa de motor do volante" para resolver o problema. No entanto, o veículo foi novamente entregue, mesmo com o defeito identificado e sem previsão clara de resolução. Em 6 de agosto de 2025 foi realizada a troca da caixa de motor do volante e o veículo passou a apresentar ainda mais problemas, antes nunca apresentados, como consumo de combustível exacerbado, Luz de ré fica ligada sem intervenção entre outros. Estes eventos consecutivos configuram, a meu ver, uma anomalia persistente e grave, que compromete a segurança, a confiabilidade e o uso normal do veículo. É inaceitável que um carro com tão baixa quilometragem e ainda dentro da garantia apresente uma sequência tão frequente de avarias estruturais. Nos termos do Decreto-Lei n.º 84/2021, artigo 18.º e seguintes, solicito que seja encontrada uma solução definitiva, nomeadamente: Substituição do veículo por outro equivalente, dada a reincidência de falhas graves; ou Reembolso do valor investido para quitação do veículo em questão .
Viatura parada a 1 mês
Desde o dia 25 de junho, minha viatura está parada na Confiauto de Viana do Castelo, sem qualquer diagnóstico ou previsão de reparo. Após mais de um mês, a única explicação dada é que a Dacia está a circular com o meu carro para "recolher dados" com o objetivo de tentar chegar a um diagnóstico. Isso é inaceitável. Trata-se de uma oficina autorizada da marca, com acesso direto ao fabricante, e mesmo assim não conseguem identificar o problema do veículo em 30 dias, nem oferecem qualquer prazo concreto. Além disso, mesmo com o carro dentro da garantia, foi-me negado o direito a um carro de substituição, o que tem causado graves prejuízos ao meu trabalho.
Veículo parado a 1 mês na oficina para reparo sob garantia
Exmos. Senhores, Sou proprietário de um veículo Dacia Novo Duster (matrícula: AU68XQ). Informo que entreguei a viatura para reparo do motor que sobreaquece sem motivo aparente no dia 24 de Junho à oficina Litocar Covilhã. As manutenções estão todas em dia, a última delas tendo sido realizada no último dia 16 de Abril, conforme documentação comprovativa que envio em anexo. Quando busco informações ao telefone estão sempre a enrolar-me: Num primeiro momento, foi informado que o diagnóstico seria dado no dia 8 de Julho, depois adiaram para o dia 17 e hoje, 21 de Julho, estão a dizer que somente terão um diagnóstico no dia 28 de Julho! Estou prejudicado em meu trabalho e vida pessoal, por estar sem minha viatura a quase 1 mês. Solicito uma resolução o mais breve possível, visto que o veículo encontra-se abrangido pela garantia e irá completar 30 dias na oficina ao final desta semana, o que de acordo com o artigo 18 do CDC, me dará o direito de a substituição do mesmo e/ou à restituição da quantia paga, com juros e correção monetária. Cumprimentos.
Dacia Portugal - Dacia carby sintra - atraso na entrega do veículo
Exmos. Senhores, Durante a semana de 24-28 de Fevereiro, desloquei-me ao concessionário CarBy, representante da Dacia, em Sintra para efetuar a compra de um automóvel novo (0km), um Dacia Logan Journey. Após negociado o valor da retoma do meu veículo, papeis assinados e tudo mais, o vendedor deu-me a confirmação do único pedido que fiz, a brevidade na entrega - no qual o mesmo disse que prazo máximo seria de 1 semana até ter o carro em minha posse. Entretanto, depois de tudo assinado, crédito aprovado, mensalidade estabelecida etc, o prazo foi estabelecido a 4 de março. Dentro do universo da falta de transparência esse prazo alterou para 6 de março e nesse mesmo dia alterou para 14 de março. Estamos a dia 18 e ainda não tenho nenhuma notícia do meu veículo, nem quando chegará - apenas me informam que está há muitos dias no centro de Setúbal e estão a tentar entrar em contacto para saber o que se passa. Acho absolutamente lamentável a falta de transparência nos prazos de entrega e gostaria de ter a minha situação resolvida. A entrada que dei pelo carro, no total, foram 6000€. Cumprimentos.
Garantia na garantia não efetivafo
Exmos. Senhores, Adquiri um Dacia Jogger matrícula AR-88-NX em junho de 2022 na Caetano de Vila Nova de Gaia. Nos primeiros 15 dias de utilização acenderam várias luzes de alerta(Antipoluição, ESC, Travões, Injecção e Arranque em Subida). Imediatamente falei com a vendedora que relatou ser normal por conta do calor. Achei estranho, mas aceitei a informação. As luzes continuaram acendendo e reclamei na primeira revisão oficial. Nada foi feito. Apenas apagaram os alertas. Continuaram acendendo e vieram os prpblemas: queima do alternador, problema no Turbo, Problema em válvulas do motor, Problema na Bomba d'agua, recentemente Problema no compressor do AR e por último (com a persistência da luz de antipoluição) o catalisador. Todos estes problemas foram acontecendo de forma faseada. Apesar da relutância da Dacia e da Caetano Fórmula, conseguimos que a garantia fosse usada. Todas as intervenções foram feitas pela garantia. Foram pelo menos 7 vezes que este carro teve que ser reparado. Na última intervenção em 31.12.2024, foram relatados os problemas do compressor de AR e da Luz Antipoluição. O compressor de AR foi substituído pela garantia e me informaram que a Luz antipoluição não era nada. 2 dias depois voltou a acender e voltei à oficina Caetano Dacia Porto Grijó. Desta vez apareceu um problema de Catalisador. Para minha surpresa, a marca não que cobrir, alegando que está a faltar as revisões de 60mil e 90mil. Ora, todas estas revisões (foram 8), estão lá. Para às intervenções anteriores, foram apresentadas. Antes não houve contestação. Por que agora há? Apresentei às últimas 3 revisões oficiais que era o que faltava. Mesmo assim, houve recusa. Veja que absurdo! Tudo foi feito pela garantia, inclusive a intervenção de 31.12.24 (quando já havia sido mais uma vez relatado o problema da luz antipoluição). Porque agora recusam. É ilegal e imoral. Comprei um veículo 0km que veio cheio de defeitos. Não aconselho a ninguém. Atendimento sem clareza. Sem transparência. Exijo aquilo que tenho direito. Tenho ainda mais 6.meses de garantia. Recebi como resposta o seguinte em 17.01: A durabilidade e fiabilidade do catalisador dependem do cumprimento do plano de manutenção e tendo em conta que o mesmo não foi cumprido de acordo com as preconizações da Marca, a intervenção não pode ser imputada à garantia, motivo pelo qual não temos forma de intervir comercialmente na situação exposta. No entanto respondi que: Sra. Paula, O distribuidor Dacia Caetano Fórmula Boa Vista está à agir de má fé. Vos explico abaixo: Em Abril de 2023 este mesmo veículo esteve em intervenção para troca do Turbo. A resposta da marca foi a seguinte, A durabilidade e fiabilidade do Turbo dependem do cumprimento do plano de manutenção e tendo em conta que o mesmo não foi cumprido de acordo com as preconizações da Marca, a intervenção não pode ser imputada à garantia. A resposta dada à época, foi a mesma de agora. Na ocasião, precisei apresentar todas as provas das revisões feitas, todos os questionamentos anteriores. A marca voltou atrás e fez a troca do Turbo. Antes disso, também aconteceu com o alternador, que cheguei a pagar e foi-me devolvido a quantia após meus questionamentos. Após essa intervenção do alternador e Turbo, houveram outras 4 mais. Todas pela garantia. Assim pergunto: se eu não tivesse feito às revisões e apresentado os comprovativos, teria direito mesmo assim à todas estas reparações pela garantia? A resposta parece clara : Óbvio que não. Portanto, tratar esta questão desta forma, é uma clara tentativa de constranger o cliente. Não vou parar enquanto não me for garantido todos os direitos. Irei até o fim para que me seja dado o direito que me foi garantido. Não posso ser penalizado pela desorganização da marca e do distribuidor. Assim, peço que revejam a decisão e cumpram aquilo que são dever da Dacia Caetano. Convém reiterar que todas às intervenções foram feitas e comprovadas. A 1a revisão em 20.09.22 na Caetano Gaia. A 2a revisão em 13.12.22 na Norauto Gaia e a 3a Revisão em 05.04.23 na MForce Gaia. Todas as outras foram feitas também na MyForce Gaia. Cumprimentos.
Carro Dacia Sandero stepway com defeito de fabrifo
Exmos. Senhores, Venho expor-vos uma situação com o meu carro Dacia Sandero. O carro é de novembro de 2022 e esta ainda dentro dos 3 anos de garantia do fabricante. O problema comecou cerca dos 17 000 kms, pouco depois do primeiro ano, com uns ruídos metálicos vindos do motor do carro. Acelerava normalmente e em cada vez que largava o pedal do acelerador e ia travando com o motor que isso acontecia. (ou seja em desacelaramento quando saía a pressão do turbo) Informaram-me que o meu carro tem um turbo defeituoso, mais propriamente uma válvula que se estraga muito rapidamente nesse turbo (válvula wastegate). Esse ruído foi piorando e aos 28 000kms quando fui fazer a 2 revisao do carro falei com a oficina da marca sobre o ruído incómodo. A oficina Caetano Formula Almada ( oficina oficial da marca) recusou a troca do turbo, "pois apesar de ser um defeito conhecido, não tinham ordem para tal da casa Mae Dacia/Renault" sugerindo-me uma reprogramação da centralina do carro para atamancar o problema. Depois de me fazerem essa reprogramação descobri que retiraram potencia/cavalos ao motor de uma forma flagrante. O carro ficou manco ao ponto de se carregar no acelarador e ter de esperar um absurdo de tempo para que acelere, ficou a gastar mais combustivel, e ainda soluça por vezes em vez de ter uma acelaração linear. Carro comportasse muito erraticamente quando o ligamos a primeira vez, pela manha a frio. Soluça mais, muita dificuldade para iniciar marcha até se desligando. Deixei reclamação no livro oficial a falar do problema no qual obtive uma resposta que compreenderam o meu problema, mas não há nada que possam fazer. Sinto-me lesado com a marca pois comprei um carro com determinadas caracteristicas que veio com defeito que me é alheio, e depois da reprogramação na qual nao me deram outra escolha, o carro ficou com um comportamento completamente diferente para pior em menos de 2 anos. A marca ja foi informada duas vezes da minha reclamação perante a avaria do turbo e não desenvolveu nenhuna acção para resolver o problema. Cumprimentos. David Sucesso
Viatura parada a aguardar peça da Fábrica
Exmos. Senhores, No fim de novembro de 2024 o meu carro, um SANDERO III começou a fazer um barulho intenso dentro da cabina e o mesmo vai aumentando conforme o motor aquece e a conduzir o carro. Fui a concessionária e lá me disseram que já conheciam o problema. Marquei para deixar o carro no dia 16 de dezembro. No mesmo dia me disseram que teria que trocar uma peça que não tinha em estoque e com isso o carro deveria ficar parado na garagem deles devido garantia. Passa uma semana, ligo e me disseram que a peça estava prevista para chegar no fim do mês. No fim do mês foi a concessionária e me disseram que a previsão segunda-feira dia 6 de janeiro. Passa mais uma semana fiz outra ligação ao apoio de cliente e o mesmo me disse que o chefe da oficina me ligaria. Na ligação, fui informado pelo chefe da oficina que não tem previsão para a peça chegar! Tudo depende da DACIA entregar a peça! Hoje dia 15 de janeiro de 2025, fiz novamente outra ligação e o mesmo chefe de oficina disse que a peça não havia chegado e sem PREVISÃO!! É um absurdo essa logística da empresa Renault Dacia!! Amanhã faz um mês que o meu carro parado na garagem da concessionária Mc Coutinho e não tem previsão de chegada!! Serviço péssimo da DACIA.PT. Se é um problema já conhecido porque não ter a peça em estoque? Cumprimentos.
Automovel em Reparação na Garantia
Assunto: Reclamação formal sobre situação de grave inconveniente em reparação de veículo ao abrigo da garantia Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente à situação do meu veículo Dacia Duster com a matrícula AZ79LT adquirido novo e atualmente em processo de reparação sob garantia desde 02 de Dezembro 2024. O veículo encontra-se nas instalações do concessionário Caetano Formula, Madalena, Vila Nova de Gaia que não conseguiu até ao momento fornecer um prazo concreto para a conclusão da reparação, nem qual o motivo da reparação e/ou diagnostico. Esta situação causa-me um grave inconveniente, uma vez que este é o meu único meio de mobilidade, e necessito do mesmo para deslocações semanais entre Lisboa, onde resido, e Porto, onde trabalho. Embora a seguradora associada tenha disponibilizado um veículo de substituição, este apoio expira ao fim de 10 dias, após os quais ficarei impossibilitado de cumprir as minhas responsabilidades pessoais e profissionais. Com base na legislação em vigor, apresento os seguintes fundamentos legais que protegem os meus direitos como consumidor: 1. Decreto-Lei n.º 84/2021, artigo 15.º: o Determina que a reparação ou substituição de bens ao abrigo da garantia deve ser efetuada sem grave inconveniente para o consumidor. 2. Decreto-Lei n.º 84/2021, artigo 12.º, n.º 2: o Estipula que, em caso de inconveniente grave, o consumidor pode exigir a resolução do contrato ou a substituição do bem defeituoso, caso a situação não seja adequadamente resolvida. 3. Código Civil, artigo 762.º: Consagra o princípio da boa-fé na execução das obrigações, incluindo contratos de garantia, pelo que a empresa tem o dever de minimizar os transtornos ao consumidor. 4. Direito à Mobilidade: o Embora não expressamente consagrado, a falta de um meio de transporte num cenário como este pode ser enquadrada como uma violação do direito a condições adequadas de mobilidade para o exercício de atividades essenciais. Neste contexto, solicito a vossa intervenção no sentido de mediar uma solução para este problema, que pode passar pela obrigatoriedade da marca/concessionário disponibilizar um veículo de substituição enquanto durar a reparação, sem custos adicionais para mim. Aguardo uma resposta célere e assertiva para evitar a escalada deste problema e possíveis prejuízos adicionais. Com os melhores cumprimentos,
Problema não resolvido
Exmos. Senhores, Em outubro do ano passado o motor começou a fazer um barulho no retrocesso da aceleração, com o carro em ponto morto. O carro estava com 6 meses de uso. Levei a concessionária motorpor, que foi onde comprei e eles identificaram o barulho como sendo do apoio do motor. Agendei um dia e levei para o conserto em janeiro de 2024. Me informaram que tinham trocado um dos apoios do motor que estava com problemas. O barulho desapareceu, porém em agosto voltou a fazer o mesmo barulho, levei a mesma concessionária, foi chamado o mecânico chefe, o mesmo identificou que realmente havia o barulho e pediu que eu agendasse uma visita para consertarem. Levei o carro em setembro para o conserto e junto para a revisão de 30.000 km. Quando fui buscar o carro me disseram que o problema era só apaerto dos apoios de motor e lubrificação e que havia ficado bom. 2 dias após o barulho continuava do mesmo jeito. Levei novamente na motorpor, outro mecânico veio analisar o carro e contatou o barulho e me disse que provavelmente era o apoio do motor de novo, pediu que eu agendasse uma visita. Levei o carro no dia 12 /11 para resolver o problema, ontem fui busca lo me disseram que o problema não era do apoio, mas que tinham reconfigurado as configurações do carro e tinha resolvido. Para minha surpresa, o barulho está exatamente igual, nada mudou, parece até que nem mexeram no carro. Gostaria que a dacia me desse alguma posição e uma resolução definitiva para o problema. O carro tem somente 1 ano e este meses de uso para fazer tal barulho, a concessionária não consegue arrumar. Em contato com a linha de reclamações da dacia me mandaram um e Mail com um número de processo nº 4-21473552, dizendo que iam verificar o problema e não recebi mais nenhum contato da marca. Inaceitável tudo isso, espero que resolvam de vez o problema, afinal estamos falando de um bem de valor bem alto para não termos a atenção devida. Cumprimentos.
Quarta avaria viatura Dacia BF-57-BT
Exmos. Senhores, Vennho por meio deste comunicar que a minha viatura Dacia Sandero de matricula BF-57-BT pela 4 vez esta a apresentar falhas ao dar partida. A chave de aproximação não ativa ao chegar proximo e Tb ja por 2 vezes não ligou. Ja estou bastante cansada destes processos . Este ja é a quarta vez que reclamo para a empresas onde estou sempre a ter gastos financeiros e emocionais . Nicia Fontes 9138 66084 Cumprimentos.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação