Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Publicidade Enganosa / Descontos Falsos
Exmos(as). Senhores(as), Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a uma situação ocorrida na loja Auchan de Paço de Arcos no dia 04/10/2025. Ao analisar os preços dos aspiradores Bosch Unlimited 7 e Rowenta X-Force Flex 9.6 Allergy, verifiquei que o valor apresentado como "promocional" era igual ao preço original, o que configura publicidade enganosa. Em anexo, envio fotografias que comprovam a situação descrita. Solicito que a loja ajuste os preços de forma correta e transparente. Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resposta breve. Com os melhores cumprimentos.
stock defeituoso
Boa tarde, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal relativa a uma compra efectuada através do site da Auchan Portugal no dia 21 de Julho de 2025, referente a 6 caixas Xago transparentes de 51L, em promoção pelo valor de 4,95 € cada. A aquisição foi realizada no vosso site, sendo depois encaminhada para o site da Brico Dépôt, de onde os produtos são originários, com levantamento marcado para a loja da Brico Dépôt em Vila Nova de Gaia. Poucas horas após a compra fui contactada por essa loja, informando-me de que duas das caixas não se encontravam em condições de ser vendidas, tendo-me sido proposta a substituição por caixas mais pequenas (cerca de 40L). Apesar da minha insatisfação, aceitei, de boa-fé, essa substituição. No entanto, após levantar as 6 caixas e no momento de as utilizar, constatei que as tampas das 4 caixas originais não correspondiam às caixas, não sendo possível fechá-las. Desloquei-me novamente à loja da Brico Dépôt de Vila Nova de Gaia, onde, para meu espanto, os colaboradores recusaram assumir qualquer responsabilidade, alegando não terem as tampas correspondentes. A solução apresentada foi a substituição por caixas de dimensões muito inferiores ou o reembolso do valor pago, reembolso esse que, por se tratar de um preço promocional, não me permitiria adquirir sequer duas caixas equivalentes ao produto inicialmente comprado. Perante esta situação, regressei a casa com as caixas originais e tampas incompatíveis, ponderando que me foi vendido um produto sem as condições anunciadas, e que fui sujeita a duas deslocações desnecessárias e a um transtorno significativo. É-me difícil não interpretar este processo como uma tentativa de escoamento de stock defeituoso ou incompleto, promovido a preço imbatível, com prejuízo para o consumidor. Tal impressão é reforçada pela indisponibilidade demonstrada em encontrar uma solução justa e compensatória (como, por exemplo, oferecer caixas de tamanho superior em substituição). Assim, solicito expressamente que a Auchan Portugal, em conjunto com a Brico Dépôt, assuma a responsabilidade por esta situação e proceda à substituição das 4 caixas de 51L por outras de tamanho equivalente ou superior, de forma a compensar não só a falta de conformidade do produto entregue, mas também o transtorno causado pelas deslocações necessárias. Aguardo o vosso contacto com carácter urgente. Informo ainda que apresentarei igualmente queixa formal junto da DECO PROTESTE, da qual sou associada. Com os melhores cumprimentos, Salomé NEVES Nº sócio DECO - 4994106-61
Recusa de troca de equipamento avariado
Exmos. Senhores, Em 09/09/2025 comprei-vos, através da vossa loja, um tablet SPC : 11'' PT 6/128 GB gravity 5 pro por 149,99€. A referência da encomenda é 0000800117034. Este equipamento nunca foi possível de ligar ou carregar. Contudo, e dentro do prazo legal para o efeito, devolvi o equipamento, como é meu direito. Recebi, entretanto, a vossa comunicação de 13/092025 em que me negavam o exercício deste meu direito, e transmitiam que não me devolveriam o valor que paguei e que teria de ir para garantia. Não aceito esta posição de modo algum, e exijo a restituição imediata do preço que paguei, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.
Equipamento usado não recolhido
No dia 27 de Agosto tinha a entrega de um frigorífico combinado programada para o período a partir das 14h. Os entregadores vieram por voltas das 12h30, ao que a minha esposa que ainda estava a limpar o frigorífico usado que seria recolhido explicou-lhes isso, e que só estaria pronto a partir da hora combinada. Por volta das 17h, entregaram o combinado novo e recusaram-se a recolher o antigo, alegando que ainda teria água, porque as paredes do congelador ainda estavam frias (não tinha água alguma). Disseram que iríamos ser contactados para reagendamento da recolha do equipamento usado. Ao fim de 5 dias e após vários pedidos de insistência por telefone e por e-mail, continuam sem agendar a recolha do equipamento usado, demonstrando uma total falta de respeito para com o cliente que está com o equipamento usado a estorvar em casa há 5 dias. Comportamento comercial inadmissível para uma marca que quer fazer crer que tem algum prestígio.
Cartão bancário retido – Auchan São Domingos de Benfica
No dia 31 de agosto de 2025, na loja Auchan São Domingos de Benfica, a minha namorada tentou levantar dinheiro num terminal bancário disponível na loja. Durante a operação, o cartão bancário ficou retido na máquina. Para agravar a situação, os funcionários presentes não prestaram qualquer assistência e limitaram-se a dizer que o cartão seria devolvido no dia seguinte, 1 de setembro, o que não aconteceu. Esta situação causou transtorno e prejudicou o acesso a fundos disponíveis. O terminal apresenta falhas recorrentes há vários anos, sem que a loja tome medidas para reparar ou substituir o equipamento, prejudicando os clientes e demonstrando falta de cuidado com o atendimento. Exijo que sejam tomadas medidas urgentes para: 1. Devolução imediata do cartão. 2. Reparação ou substituição do terminal bancário defeituoso. 3. Garantia de que os funcionários saibam lidar adequadamente com situações semelhantes no futuro.
Reclamação – Equipamento Redmi Pad SE 8,7'' com defeito e recusa de reembolso
Exmos. Senhores, Venho apresentar reclamação relativa ao meu equipamento Redmi Pad SE 8,7'', adquirido e entregue na loja Auchan do Almada Fórum, que apresenta problemas persistentes de travamentos na reprodução de vídeos. Factos: - O equipamento foi entregue para reparação, tendo já sido reparado anteriormente, sem resolução do problema. - A loja, através de uma colaboradora, insistiu em aplicar nova reparação, recusando o pedido de reembolso integral, mesmo depois de eu demonstrar que o problema persiste. - Fui informado via SMS que o equipamento estava disponível para levantamento, mas não aceito a sua recolha, conforme já comuniquei em emails anteriores e na reclamação online, mantendo o pedido de reembolso. - A colaboradora da loja questionou a minha competência e insinuou que não realizei atualizações, tentando transferir a culpa do problema para mim, o que considero uma atitude inaceitável e desrespeitosa. Fundamentação Legal: De acordo com o artigo 15.º, n.º 1, alínea c) e n.º 4 do Decreto-Lei n.º 84/2021, assiste ao consumidor o direito à resolução do contrato quando a reposição da conformidade do bem não é realizada ou não é suficiente, ou quando a falta de conformidade persiste após tentativa de reparação. Este direito aplica-se claramente ao meu caso, sendo o reembolso integral do valor pago a solução legalmente prevista. Dada a ausência de resposta da loja e a tentativa de me obrigar a levantar o equipamento, solicito a intervenção da DECO para garantir que os meus direitos enquanto consumidor sejam respeitados, com a efetivação do reembolso exigido.
AUCHAN DE TORRES VEDRAS DÁ CASHBACK COM INF PELO CARTÃO ONEY
A marca enviou msg a clientes e pelos vistos eram burla pois enviaram mas não tem qq conhecimento das mesmas, ou seja carregavam 15euros no cartão dos clientes referentes a 15%de compras ou seja volume de 100euros equitativos que fizesse compras no achan de Torres Vedras. Apos re e er a SMS e antes das compras confirmei no local achan de Torres Vedras se era mm assim confirmado que era fiz as compras e nada saiu no talão... Disseram é normal e só na 2a feira útil...... Tal não aconteceu liguei oney não tinham conhecimento mas disseram para ligar da parte da tarde ligamos e nada estava carregado disseram que não se preocupasse que afinal era só dia 8. 8 pois levavam a semana toda a contabilizar as compras..... Na 6a não tinha o dinheiro na mesma após 2 chamadas de reclamação com o supervisor Daniel Santos disseram que iam apurar e que na 2a PP 11.8 me ligavam com o resultado..... Entretanto no dia 10.8 ligaram do achan de Torres que tínhamos tb já reclamado a dizer que só ia a oney carregar o valor na próxima semana útil mas que não nos preocupassemos que eram os 20euros.... 5 euros de volume de compras e 15euros conforme mencionei anteriormente.... Mas nada.... No dia 11.8 o sr Daniel Santos ligou e diz que não recebemos a mensagem que nos recebemos.... Ou seja há uma burla declarada entre o achan e a oney e quem sofre é o cliente isto é surreal.... Hj ligamos e o sr Daniel Santos estava presente negou. Se a atender segundo a sra do front office da oney.... É que tinha de esperar 48 h úteis para reanalise como se fosse a primeira vez que falasse......resumindo o cliente tem de implorar algo que tem na sua posse de prova!???? Como é que isto é possível!???? QUERO O MEU REEMBOLSO IMEDIATAMENTE DE 20EUROS
Queixa – Cancelamento indevido de compra online (Encomenda nº 002605083_001)
Exmos. Senhores, No dia 08/08/2025, efetuei a compra online, no site da Auchan, do artigo Tablet Lenovo Pen+Keyb Cinza Pro 12.7" 8/256GB pelo valor de 219,99 €, tendo recebido confirmação da encomenda. Posteriormente, recebi uma primeira comunicação da Auchan alegando “erro informático” e citando a sua política interna de preços, referindo que, em casos de preço “manifestamente irrisório”, o pedido seria anulado. Alguns dias depois, recebi uma segunda comunicação, onde passaram a justificar o cancelamento com uma “falha que durou apenas algumas horas” e que teria afetado os preços de determinados produtos. Estas justificações não coincidem e não correspondem à realidade, pelos seguintes motivos: 1. Sou profissional de SEO e conheço os tempos e processos de indexação do Google. Para que um produto apareça nos resultados de pesquisa, a página tem de estar ativa por mais "de algumas horas". 2. Os produtos em questão não só continuam a aparecer indexados no Google, como tive oportunidade de os ver disponíveis no site da Auchan dias antes de efetuar a compra. 3. O preço de 219,99 € não é manifestamente irrisório, especialmente quando comparado com outro produto muito semelhante anunciado pela própria Auchan por 299,99 €. A situação configura um contrato válido à distância, nos termos do Decreto-Lei n.º 24/2014, não se verificando os requisitos para anulação previstos no artigo 249.º do Código Civil. Considero, portanto, que este cancelamento viola os meus direitos enquanto consumidor, previstos também na Lei n.º 24/96 – Lei de Defesa do Consumidor. Solicito que a DECO me apoie na defesa do cumprimento deste contrato junto da Auchan. Anexos: * Capturas de ecrã dos dois preços (219,99 € e 299,99 €) * Cópia da encomenda * Primeira comunicação de cancelamento * Segunda comunicação de cancelamento * Resultados de pesquisa Google mostrando os produtos Aguardo os vossos próximos passos. Com os melhores cumprimentos, Sergio Domingues PS: Deixo nota que até à data não me foi devolvido ou cancelado a transação - o método de pagamento utilizado foi Klarna e o plano de pagamento continua ativo, e o meu Revolut utilizado para a primeira prestação não recebeu devolução.
Rotulagem incorreta (E5 na bomba / E10 no recibo) Auchan Paço de Arcos
Exmos. Senhores, No dia 28/07/2025 abasteci 53,58 litros de “Gasolina Aditivada 95” no posto Auchan de Paço de Arcos. A bomba e a mangueira estavam identificadas como E5 (símbolo e cor). Contudo, no talão de pagamento consta “E10 Gasolina Aditivada”. O meu veículo (Audi A5, 2014) não é compatível com E10 e, após o abastecimento, foi visível fumo branco ao acelerar, indiciando possível avaria no motor. Esta discrepância viola o direito à informação do consumidor (Lei n.º 24/96, art. 4.º) e as regras de rotulagem de combustíveis previstas na Diretiva Europeia 2014/94/UE. Solicito apoio para mediação junto da Auchan e orientação sobre ressarcimento, caso se confirme o incumprimento. Anexos: Fotos da bomba/sinalética, talão e localização. Com os melhores cumprimentos, Christian Rey
Encomenda não recebida
Exmos. Senhores, Em 02/08/2025 adquiri, através da linha online,um MONITOR da marca AOC, pelo valor de 64,99 €. O pagamento foi efetuado no momento. Conforme pedido, a entrega seria efetuada até às 22h do dia 05/08/2025, na loja de Gondomar, Shopping Parque Nascente. Contudo, até à presente data, o mesmo ainda não foi entregue. Recebi ligação no dia 05/08 informando atraso, entretanto após essa data já efetuei contactos junto dos vossos serviços 07/08 ligação, obtive a resposta de que estão a entrar em contato com o fornecedor. Dia 08/08 contato por e-mail, sem resposta. Gostaria de receber o produto o mais rápido possível visto que já se passaram vários dias após prazo de entrega.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação