Reclamações públicas

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Garantia não aceite

No dia 221/02/2023 adquiri uma consola ps5 na Auchan de Alfragide. Nunca tive problema com ela até há relativamente pouco tempo. Assim que a ligava dava um aviso de aquecimento e desligava sozinha. Uma vez que tem 3 anos de garantia, fui ao sitio onde a comprei, onde deixei para reparação cerca de 2 semanas. Ao fim desse tempo, ligaram a informar que a Sony só dá 2 anos de garantia, e que para repararem a minha, teria que pagar quase 300€, e seria entregue uma recondicionada. Se ao fazerem a venda de um artigo eletrónico informam que a garantia é de 3 anos, como estipulado pelo decreto-lei n.º 84/2021, em vigor desde 1 de janeiro de 2022, como podem estar a negar a minha garantia? De notar que a consola nem saiu do estabelecimento, apenas contactaram a Sony via email, portanto nem sequer sabem qual o problema, apenas que tenho que pagar algo. Como cliente Sony e cliente Auchan, sinto-me defraudada e lesada por ambas as empresas.

Em curso

Abastecimento na gasolineira do Auchan

Exmos. Senhores, Hoje, no dia 23/11/2025 às 10:52, abasteci na gasolineira do Auchan numa caixa automática. Selecionei 25€ e prossegui o abastecimento. Saiu me o talão com os 25€ indicados e estava tudo conforme selecionado. Mas após entrei para a minha aplicação do banco e vi que na verdade foram levantados 100€. Perguntei sobre o ocorrido a senhora que estava a atender no balcão da gasolineira e ela pediu para se dirigir ao balcão do apoio ao cliente. Assim o fiz. As senhoras que estavam a atender disseram que não era uma caução que acontece quando se abastece com o cartão estrangeiro e que o dinheiro seria devolvido durante 72h e que eu tinha de contactar o meu banco para resolver está situação. Quando telefonei ao banco a mim foi informado que era sim a política do Auchan e que o dinheiro seria devolvido até 30 dias e não 72h. Quando confrontei as senhoras do apoio ao cliente sobre acontecido logo começaram a dizer que supostamente deveria ter aparecido no ecrã que iria ser levantado os 100€, oque não era de todo a verdade. Pois li tudo com calma durante o procedimento e em nenhum momento me foi passada essa informação. E também, depois de lhes dizer que o banco me falou sobre que o dinheiro iria ser devido durante 30 dias e não 72 horas, elas mudaram logo a sua história e disseram que sim era verdade. De certa forma durante todo o processo fui enganada. Pois, não tinha informação nenhuma sobre o quanto dinheiro seria na verdade levando e depois o apoio de cliente tentou novamente enganar me que não era política dele e pelo prazo em qual seria devolvido me o dinheiro. Muito obrigada, Cumprimentos.

Em curso

Abastecimento na gasolineira do Auchan

Exmos. Senhores, Hoje, no dia 23/11/2025 às 10:52, abasteci na gasolineira do Auchan numa caixa automática. Selecionei 25€ e prossegui o abastecimento. Saiu me o talão com os 25€ indicados e estava tudo conforme selecionado. Mas após entrei para a minha aplicação do banco e vi que na verdade foram levantados 100€. Perguntei sobre o ocorrido a senhora que estava a atender no balcão da gasolineira e ela pediu para se dirigir ao balcão do apoio ao cliente. Assim o fiz. As senhoras que estavam a atender disseram que não era uma caução que acontece quando se abastece com o cartão estrangeiro e que o dinheiro seria devolvido durante 72h e que eu tinha de contactar o meu banco para resolver está situação. Quando telefonei ao banco a mim foi informado que era sim a política do Auchan e que o dinheiro seria devolvido até 30 dias e não 72h. Quando confrontei as senhoras do apoio ao cliente sobre acontecido logo começaram a dizer que supostamente deveria ter aparecido no ecrã que iria ser levantado os 100€, oque não era de todo a verdade. Pois li tudo com calma durante o procedimento e em nenhum momento me foi passada essa informação. E também, depois de lhes dizer que o banco me falou sobre que o dinheiro iria ser devido durante 30 dias e não 72 horas, elas mudaram logo a sua história e disseram que sim era verdade. De certa forma durante todo o processo fui enganada. Pois, não tinha informação nenhuma sobre o quanto dinheiro seria na verdade levando e depois o apoio de cliente tentou novamente enganar me que não era política dele e pelo prazo em qual seria devolvido me o dinheiro. Muito obrigada, Cumprimentos.

Em curso

Encomenda Online não recebida

Exmos. Senhores, Em (03/11/25) efetuei uma compra online de uma Máquina de Lavar e Secar Roupa, da marca Hisense, pelo valor de 395,99€ no Site do Aucham Modelo: Hisense WD3S1043BW3 (10 kg lavagem / 6 kg secagem, branca) em preço promocional, no âmbito da campanha “Black Friday Conforme email recebido pelo Aucham com número de encomenda 002779717 a entrega, seria efetuada no dia: 08 de novembro, das 14h00 às 20h00. Contudo, até à presente data (20/11/25), o mesmo ainda não foi entregue. Já efetuei vários contactos (quase todos os dias) junto dos vossos serviços via email e via telefone e obtive a resposta de que a máquina está sem estoque. Assim sendo, dado que o prazo de entrega já foi ultrapassado há bastante tempo, solicito uma solução URGENTE. Cumprimentos.

Em curso

ENTREGA DE PRODUTO COM AVARIA

ENCOMENDEI ON LINE UMA MAQUINA DE LAVAR ROUPA NA SEMANA PASSADA, CUJA FACTURA COM O NUMERO FT E000027/16923 FOI EMITIDA NO DIA 11-11-2025 E A MÁQUINA ENTREGUE NO DIA 12-11-2025. UMA VEZ QUE TIVEMOS UMA EMPESTADE (CLAUDIA) QUE DUROU VARIOS DIAS E ONTEM FOI O 1º DIA EM QUE NÃO CHOVEU, ONTEM MESMO LIGUEI A MAQUINA DE LAVAR QUANDO VERIFICO QUE A MESMA ME FOI ENTREGUE AVARIADA. A CUBA DA MÁQUINA AO RODAR FAZ UM RUIDO ENSURDECEDOR COMO SE TIVESSE PEDRAS NO SEU INTERIOR E COMO SE ALGO SE FOSSE PARTIR. IMEDIATAMENTE LIGUEI PARA O AUCHAN APOIO AO CLIENTE A REPORTAR O PROBLEMA E A INFORMAR QUE PRETENDIA COMPRAR OUTRA MÁQUINA DE QUALIDADE SUPERIOR (UMA VEZ QUE ESTA É DE LINHA BRANCA) E QUE PRETENDIA ADQUIRIR OUTRA, QUE ME INFORMARAM QUE TINHAM REGISTADO A MINHA RECLAMAÇÃO NO SISTEMA E QUE ME IRIAM LIGAR ONTEM OU HOJE PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA. HOJE RECEBI APENAS UM MAIL A INFORMAR QUE TERIA SIDO REGISTADO NO SISTEMA A DESLOCAÇÃO DE NUM TECNICO PARA REPARAR A MAQUINA. ATENÇÃO NÃO FOI ISSO O QUE PEDI. SENDO QUE NEM ONTEM NEM HOJE NINGUÉM ME LIGOU CONFORME HAVIAM INFORMADO. HOJE VOLTEI A LIGAR JÁ DEPOIS DA 17H A REAFIRMAR QUE PRETENDO QUE ESTA MÁQUINA AVARIADA SEJA DEVOLVIDA À LOJA AUCHAN E QUE NÃO PRETENDO NENHUMA REPARAÇÃO POIS ADQUIRI UM EQUIPAMENTO NOVO E NÃO PRETENDO REPARAÇÕES. PRETENDO DEVOLVER A MÁQUINA E COMPRAR OUTRA. HOJE QUANDO LIGUEI NOVAMENTE PARA O SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE (RUTE ALMEIDA) INSISTIU QUE NÃO PODIA PASSAR A MINHA CHAMADA PARA O ATENDIMENTO FOI EXTREMAMENTE INDELICADA COMO SE TIVESSE PRESSA PARA DESLIGAR A CHAMADA, E RECUSOU PASSAR AO SERVIÇO DE ATENDIMENTO ON-LINE INSISTINDO QUE EU TERIA MESMO DE ESPERAR PARA QUE ME CONTACTASSEM (SITUAÇÃO JÁ INFORMADA ONTEM QUE ME LIGAVAM ONTEM OU HOJE E NINGUEM CONTACTOU). NÃO ME COLOCAM EM CONTACTO COM O SERVIÇO QUE RESOLVE A MINHA SITUAÇÃO E DIZEM SEMPRE QUE ME VÃO LIGAR E EU CONTINUO A AGUARDAR. É INACEITAVEL QUE ME FOSSE COBRADO AO CARTÃO O VALOR DA MAQUINA E AGORA NÃO RESOLVEM E QUEREM QUE EU ESPERE POR UM TECNICO COM UMA MAQUINA DE ROUPA AVARIADA NOVA. EU PRETENDO QUE ME SEJA ANULADO O VALOR AO CARTÃO COM A DEVOLUÇÃO DA MAQUINA PARA QUE EU POSSA COMPRAR OUTRA. NÃO PODEM DEIXAR PASSAR 2, 3 OU 4 DIAS EU TENHO UMA FAMILIA NUMEROSA E ESTA SITUAÇÃO É TOTALMENTE INACEITAVEL. EU NÃO QUERO UMA MAQUINA REPARADA EU QUERO UMA MAQUINA NOVA SEM DEFEITOS, PORQUE PARA REPARAÇÕES TAMBÉM TINHA REPARADO A ANTIGA. E O PIOR É QUE NÃIO ME TRANSFEREM A CHAMADA PARA O SERVIÇO QUE TRATA DO MEU ASSUNTO E TAMBÉM NÁO RESOLVEM. SE NÃO ME RESOLVEM O ASSUNTO ATÉ AMANHÃ EU CANCELO O CARTÃO DA AUCHAN. NOTE-SE QUE EU NÃO PRETENDO NENHUM PEDIDO DE ASSISTENCIA, A AUCHAN É QUE DECIDIU FAZE-LO À REVELIA.

Em curso

Recolha produto antigo

Bom dia, No dia 31/10 fiz uma compra de um frigorifico para ser entregue na terça-feira, dia 03/11 com a opção de recolha. O mesmo foi entregue porem não foi recolhido o antigo com a desculpa que estava ligado etc (sendo que desligamos o mesmo de manha, as 08h e a entregua foi as 20h, 12h de diferença entre eles), o rapaz que entregou disse que tinha que entrar em contacto com o apoio de cliente, o que fiz no dia 04/11. Hoje, dia 17/11, ja faz quase 2x semanas de tentativas de contacto, já liguei 4x para o apoio ao cliente, já fui numa loja, no pos-venda e a colega deixou nota e ate a data de hoje sem qualquer contacto por parte da transportadora/Auchan. Eu não tenho espaço na cozinha para ter os 2x frigorificos e os 15 de devolução já passou (não liguei pois nao tenho espaço para tal) e não sei se o novo esta a funcionar ou nao. O colega que fez a entrega, inclusive não abriu a caixa, simplesmente deixou viu o antigo e foi embora...

Em curso

Produto com defeito de fabrico

Paulo Simão 31 de outubro 2025 Reclamação – Máquina de lavar loiça Qilive Q.6317 (Encomenda n.º 249797112) No dia 04/10/2025, comprei uma máquina de lavar loiça Qilive Q.6317, no valor de 249,99 €, no C.C Auchan do Almada Forum. A compra foi paga com cartão multibanco (**** **** **** **35) e ficou registada sob o número de encomenda 249797112, com entrega agendada para o dia 07/10/2025. A máquina foi entregue na data prevista. No entanto, desde o primeiro dia nunca lavou corretamente a loiça, deixando resíduos de sujidade em pratos, talheres e copos. Em suma, a máquina não cumpre a sua função. No dia 28/10/2025, dentro do prazo de 30 dias após a compra, desloquei-me ao balcão do Auchan para reportar o problema. Foi então agendada uma visita técnica à minha residência para verificar a situação. No mesmo dia, o técnico concluiu que a máquina apresentava um defeito de fabrico, aparentemente comum neste modelo, relacionado com um tubo que impede a correta circulação da água, o que impossibilita a lavagem da loiça. O técnico informou-me que o Auchan entraria em contacto para resolver a situação. Hoje, 31/10/2025, após vários telefonemas da minha parte, a resposta continua a ser a mesma: “Não sabemos quando será efetuada a troca.” Pergunto: tenho de ficar com uma máquina avariada, com defeito de fabrico, sem saber por quanto tempo? O Auchan retem o meu dinheiro, não recolhe a máquina, não efetua a troca e não devolve o valor pago. Mesmo que quisesse adquirir outra máquina, não posso fazê-lo, pois esta encontra-se instalada em minha casa, totalmente inutilizada e a ocupar espaço. Considero esta situação uma falta de respeito e de profissionalismo inaceitável. Tendo sido confirmado defeito de fabrico, manifestei a minha intenção de não receber o mesmo modelo e propus adquirir o modelo superior Qilive Q.6343, pagando a diferença de preço. Porém, o Auchan recusou essa solução, alegando que, por não pretender o mesmo modelo, o processo teria obrigatoriamente de seguir os seguintes passos: 1. Recolha da máquina avariada (sem data prevista) 2. Devolução do valor pago (em até 72 horas após recolha) 3. Nova compra e agendamento de entrega Ora, se nem sequer existe uma data prevista para a recolha, quanto tempo mais terei de esperar até poder voltar a ter uma máquina de lavar loiça funcional? 7 dias? 15 dias? Um mês? Esta demora é inaceitável e demonstra uma grave falta de responsabilidade. Além disso, o facto de o técnico confirmar que este modelo apresenta defeito de fabrico conhecido indica que o Auchan já tinha conhecimento do problema antes da minha compra, o que configura má-fé comercial. Por tudo isto, exijo: • A recolha imediata da máquina avariada; • A devolução integral do montante pago; • E que o Auchan assuma as suas responsabilidades perante esta venda de um produto defeituoso. A máquina tem menos de 30 dias de uso e nunca funcionou corretamente. Sinto-me enganado, desrespeitado e burlado por uma empresa que deveria primar pela confiança e pelo serviço ao cliente. Peço que esta situação seja resolvida com a máxima urgência. Paulo Simão 6 de novembro 2025 Atualização da palhaçada: Ontem, dia 05/11/2025, apareceu finalmente a transportadora para levar a máquina avariada que o Auchan me vendeu. Os tipos da transportadora pareciam mais preocupados em saber qual era o problema da máquina do que propriamente em recolhê-la. Depois de eu voltar a explicar o que se tinha passado, tiraram fotografias à máquina e verificaram o defeito. Quando se preparavam para a recolher, perguntei: “Então e a prova de recolha? Vão dar-me um comprovativo a indicar que recolheram a máquina, certo? Porque é essa a indicação de procedimento que tenho do Auchan.” E eles respondem: “Não, nós não damos papel nenhum.” Voltei a contactar o Auchan por telefone para relatar o sucedido e perguntar que palhaçada era esta. Após muita conversa, lá me enviaram um e-mail a dizer o seguinte: *Olá ****** *****, *Conforme conversa telefónica com o Sr. *****, segue a informação. No decorrer do dia de amanhã será contactado para reagendamento do levantamento do seu equipamento avariado, para posterior anulação. Será solicitado à transportadora especial atenção para que lhe seja entregue o comprovativo de recolha. No entanto, caso a mesma não se faça acompanhar da respetiva guia, solicitamos que permita o levantamento do equipamento, pois em loja conseguimos obter o comprovativo." Ou seja: hoje fui novamente contactado para reagendar a recolha da máquina avariada, e a nova data prevista é 12/11/2025, exatamente daqui a 8 dias. Conclusão de tudo isto? Ao fim de 45 dias após o roubo que o Auchan me fez, ao vender-me uma máquina com defeito de fabrico, defeito esse de que tinham pleno conhecimento, continuo sem reaver o dinheiro, com a máquina avariada em casa, e o Auchan (ou Jumbo, como queiram) a movimentar o dinheiro que me tirou, como bem entende. Enquanto isso, recolhem a máquina quando lhes apetece, e eu continuo sem poder comprar outra porque não tenho onde a colocar. Tudo isto porque a porcaria da máquina que me venderam não é recolhida dentro do procedimento correto e normal: entrega do comprovativo de recolha e devolução do dinheiro. Isto é uma autêntica palhaçada, e os palhaços somos nós, os clientes. E o Jumbo lá vai continuando a movimentar o dinheiro que rouba a quem compra. Paulo Simão 12 de novembro 2025 Atualização da situação: Após o agendamento ter sido marcado para hoje, entre as 08:00 e as 14:00, como já era de se esperar, ninguém apareceu para recolher a máquina. Assim, continuo com a máquina avariada, sem poder comprar outra, sem o reembolso, e o Auchan continua com o meu dinheiro mas sem demonstrar qualquer interesse em resolver a situação. Hoje fiz uma reclamação por escrito no livro de reclamações físico, ficando registada sob o número 36646804. Nessa reclamação, explico que o meu problema de saúde não me permite lidar com estas constantes “alterações”, alterações estas provocadas pelo próprio Auchan. Peço, por favor, que levem esta reclamação a sério. Porque, se tiver de ser eu a resolver a situação de forma "física", assim o farei, simplesmente por não ter alternativa. Uma coisa posso garantir: esta história não vai terminar assim. E se saí da loja a sorrir, foi apenas por estar confiante no resultado final e na tranquilidade que ele me trará. Como dizia Sun Tzu: "Não encurrales o inimigo em terreno sem saída. Deixa-lhe uma rota de fuga, para que, ao vê-la, ele não lute desesperadamente." Onde está a minha alternativa?

Em curso

Encomenda não recebida

Exmos. Senhores, Em 2025.10.25 efetuei a compra de um frigorífico (modelo Americano) na Auchan em Faro. A entrega ficou agendada para 2025.10.28 , entre as 08h00 e as 14h00 na minha residência em Olhão, tendo logo de inicio alertado para o fato do elevador do prédio não ter dimensões para transportar o artigo para o 3º piso, mas que as escadas do prédio tinham dimensões de acesso mais que adequadas com portas corta-fogo e escadas de grandes dimensões. Questionei o vendedor se iria haver algum encargo suplementar, ao que me foi garantido que não porque a Auchan não cobrava entregas até ao 4º piso. Em 2025.10.28 , sensivelmente pelas 10h40, fui contatada pela empresa TTM (Totalmédia) de que tinham a viatura à porta do prédio, para eu descer. Um dos trabalhadores da entrega subiu no elevador comigo até ao meu apartamento para verificar as medidas do elevador e porta do apartamento (sem qualquer fita métrica), pelo que terminamos por utilizar a minha própria fita métrica. Descemos novamente à rua e junto do camião, informou-me que se iriam embora porque o elevador não tinha dimensão para levar o artigo. Argumentei que no ato da compra tinha fornecido essa informação mas que as escadas do prédio dispunham espaço para o frigorífico dentro da embalagem, ao qual me responderam que eu teria de ir à loja trocar por um equipamento mais pequeno que coubesse no elevador, ou até que o podiam deixar na rua e eu que me desenrascasse, mas só o levariam pelas escadas se eu me responsabilizasse se o deixassem cair. Tendo eu recusado de imediato e liminarmente tão estapafúrdia proposta, limitaram-se a virar costas para ir embora. Liguei de imediato para o telemóvel 936323778 de onde me tinham anteriormente contatado e reclamei da situação argumentando que nem tinham ido verificar o acesso pelas escadas. O trabalhador, tendo recebido instruções da entidade patronal para confirmar se as escadas efetivamente permitiam a entrega, fê-lo de má vontade mas seguidamente virou costas e foi embora. Contatei o serviço de assistência da Auchan de imediato, explicando o sucedido e fornecendo-lhes as medidas exatas das portas de acesso às escadas e das próprias escada e disseram-me que iriam agendar nova data para entrega. Hoje, dia 2025.10.29, recebo um telefonema da Auchan a informar que a TTM (Totalmédia) se recusava a fazer a entrega porque os funcionários tinham registado que as escadas não permitiam o acesso. Como não trabalham com outras transportadoras, sugeriram que poderia deslocar-me novamente à loja para escolher outro artigo (talvez sob levando um dos energúmenos da TTM para ele aprovar …) ou a devolução do pagamento … Sinceramente, esta postura da Auchan leva-me a questionar a qualidade do serviço de venda e pós-venda pelo que a decisão já está tomada. A venda não foi honrada com a entrega do bem adquirido e totalmente pago, pelo que a devolução deverá ser imediata e mandatória.

Encerrada

Problema devolução

Exmos senhores É lamentável um cliente que gasta milhares de euros com a Box em eletrónicos e eletrodomésticos e fazem o que fizeram hoje. Comprei uma placa de fogão eléctrica e cheguei a casa e não dava as medidas. Coloquei na caixa com o cuidado devido e levei para trocar, o que os senhores das devoluções não aceitaram devido (dizem eles), as fitas de naylon terem sido cortadas. Pelo que sei quando o estafeta leva o material tem que se abrir a caixa para ver se o produto está conforme antes de receber. Foi o que fizemos. Peço a vossa resposta por esta via a falta de profissionalismo da vossa parte, onde acabaram de perder um cliente, para vós um só cliente. Obrigado Sergio Gonçalves 915375953

Em curso

DESCONTO NÃO EFETUADO

Bom dia, Na passada sexta-feira dia 25-10-2025 fiz uma compra em loja, dando utilização à campanha que recebi neste SMS - gaste 70€ e obtenha um cupão de 7€. Acontece que quando chego à caixa o valor total da compra é 70.28€ e a operadora informa-me que tenho SALDO AUCHAN ANTERIOR (tal como identificado no talão) de 2.77€ e se eu pretendo descontar, respondi que sim e efetivamente constato que não recebi o cupão de 7€.  Ora, aproveito este email, para manifestar o meu desagrado, uma vez que o valor gasto foi efetivamente de 70.28€ e o saldo descontado á anterior, ou seja, é saldo meu e que eu já tinha ganho e que não se compreende a não atribuição do cupão neste caso, porque efetivamente os 70€ foram gastos. No meu entender, acho um desrespeito por um cliente que faz compras mensais e semanais na vossa loja e online e considero esta atitude pouco correta da auchan comigo enquanto cliente. Agradeço a vossa reanálise à situação e pelo menos a retratação no caso desta campanha onde há clara intenção de prejudicar o cliente. 

Em curso

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