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Cobrança excessiva
Cobram 1641,78 euros num período de 18 dias, quando a média é de 30€ mensais Avaria é do contador propriedade das Águas do Porto . Transcrição da descrição registada: Os vossos serviços detetaram que o vosso contador instalado no local de consumo acima referido, não estava em conformidade. No dia 3 de julho, vieram verificar o funcionamento do vosso aparelho e confirmaram a avaria. No dia 21 de julho, foi feita a alteração do vosso contador. Para meu espanto, apresentaram uma fatura de um valor que não corresponde á média do meu consumo mensal, que desde sempre foi entre 8 e 10 metros cúbicos. Contactando os vossos serviços, fui informado que foi feita uma atualização de dezembro de 2024 a julho de 2025 - 7 meses, em que me atribuíram 277 metros cúbicos, de uma leitura realizada pelo vosso equipamento, deficiente e notoriamente avariado. Fui informado que os vossos serviços não possuem câmaras de vigilância para detetarem eventuais fugas de água, mas eu também alego que não tenho nem nunca tive fugas de água, como é possível verificar pelo meu consumo de água após a instalação do vossos novo contador que ao fim de de cerce de vinte dias, marca 8 metroi cúbicos de consumo de água. Entendo que tenha que existir uma acerto, mas este deve ser realista e não desta forma. Aproveito para informar que há cerca de 5 anos fiz atualização total de toda a instalação de águas. Os melhores cumprimentos,
Mau serviço de desentupimento
Exmas., Águas e Energia do Porto No passado dia 25/04/2025, foi requisitado um serviço de desentupimento de fossa às Águas e Energia do Porto com um custo de 116 euros na primeira hora e 70 e poucos euros nas horas seguintes. Os colegas chegaram, não entraram, de todo, na fossa, e apenas com o auxílio de canas foram desentupindo a mesma e também a caixa interior. Após acionarem o autoclismo da sanita para verificar se a água corria pelo cano corretamente, aperceberam se que ela não estava a correr. Depois de insistirirem nas descargas, sem qualquer sucesso, foi nos então dito que a água poderia estar a infiltrar-se no chão da casa de banho e que este poderia aluir e o melhor era chamar um picheleiro para desmontar a sanita e ver o que passava (algo que teríamos feito, se não tivessemos dado conta do novo entupimento) . Foram então embora e deram por terminado o trabalho, após cerca de 1 hora e 20 mins sensivelmente. Apenas 4 dias após este desentupimento, verificamos que a fossa estava novamente a entupir (já com cerca de 40 cm de água) e rapidamente entramos em contacto com as Águas e Energia do Porto, de modo a enviarem outra equipa para resolver o problema, sendo-nos informado que isto teria um custo de 60 e poucos euros. A equipa nova veio a 30/04/2025. Após chegarem verificaram o estado da fossa e , prontamente, entraram dentro dela para, de facto, ver qual era o problema. Verificaram que no cano estava um enorme aglomerado de pedras de calcário e sujidade a obstruir-lo, e rapidamente, procederam à sua remoção. Fizeram ainda toda a limpeza da caixa interior, que não foi limpa pelos colegas do serviço anterior. Após fazerem um teste, observaram que estava tudo em conformidade e a água corria de forma fluída pelo cano, incluindo a descarga do autoclismo, comprovando assim que não existia infiltração alguma, como nos foi comunicado. Foi portanto um bom serviço. Neste sentido e à luz, do mau serviço prestado no dia 25/04/2025, e da necessidade de ter de requisitar de novo o mesmo serviço, num espaço tão curto de tempo, venho por este meio solicitar a não dedução do valor desse serviço na minha próxima fatura da água do mês de maio, nem na fatura da outra moradora que partilha a fossa comigo, como era o previsto, uma vez que, não é justo para nenhum consumidor e nem pretendo pagar tanto dinheiro por um serviço que não foi bem feito. Cumprimentos.
Excessivo valor de consumo de água
Exmos. Srs. foi feita reclamação para a empresa supracitada devido ao elevado consumo de água, totalmente impossível num imóvel desabitado, como explicamos numa carta enviada à Admistração e da qual temos testemunhas. Aquando da visita do fiscal, toda a situação ocorrida foi detalhadamente descrita e disponibilizada a foto do cano com a fuga de água.Consideramos legítimo solicitar que nos seja ressarcido o valor cobrado nas faturas de julho e de agosto relativo, apenas, às águas residuais, aos resíduos urbanos e respetivo IVA, dado a situação ter sido de Fuga de água limpa por danos nos tubos interiores, comprovada pelos anexos que enviamos na carta anterior que remetemos à vossa apreciação.Concordamos que a fuga na rede predial é da responsabilidade dos proprietários mas não estamos a solicitar que nos perdoem o valor da água limpa que foi gasta mas apenas o valor relativo às águas residuais, aos resíduos urbanos e respetivo IVA que não correspondem de forma alguma a gastos dado o imóvel estar fechado e desabitado.Solicitamos que ponderem sensatamente esta situação já que sempre fomos cumpridoras no pagamento dos vossos serviços e esta situação lamentável decorreu do imóvel estar em tribunal e de só termos tido acesso ao referido após a ação de despejo da inquilina.
2 semenas sem água e ainda nada
Estou a morar no Porto desde o dia 16 de Novembro. Nesse mesmo dia fiz o pedido de fornecimento de água à Águas do Porto. O pedido ficou em análise até dia 21 de novembro. Pedido aceite, agendam visita do técnico para 24 de novembro pela manhã. Ou seja, uma semana e um dia a viver sem água em plena cidade do Porto. Chega o tão aguardado dia 24 e o técnico não aparece. Contactei o atendimento ao cliente, dizem-me que não abri a porta ao técnico que apareceu na hora combinada. Solução encontrada: remarcar a visita para dia 28, mas iam pedir ao técnico para ainda tentar aparecer nesse dia até às 20 horas. Conclusão: perdi um dia inteiro de trabalho para ficar à espera de um técnico que queria que lhe abrissem a porta mas não tocou à campainha. O predio é novo, tenho o registo do porteiro eletrónico e ninguém tocou na campainha. Assim vão os nossos serviços públicos. Infelizmente não há concorrência a esta empresa então vou ter que esperar até dia 28 e esperar que o técnico tenha a bondade de aparecer e tocar na campaínha. Entretanto vou vivendo na cidade do Porto em pleno século XXI, sem um bem essencial sabe-se lá até quando
Mudança de titularidade do contrato da água
Assunto: Mudança de titularidade do contrato da águaNIF: 210163437N.º de cliente: 1976526/4994402Exmos. Senhores,Depois de já ter apresentado uma queixa da mesma entidade pela dificuldade em alterar a titularidade do contrato da antiga inquilina para o nome do meu marido.Dois anos depois de muita burocracia, mudança de contador e respectivas inspecções conseguimos finalmente mudar a titularidade do contrato para o nome do meu marido.Acontece que no dia 30 de Dezembro de 2021 conseguimos alugar novamente o nosso apartamento da: Rua Pedro Hispano, nr 393, 3 PORTO.Foi celebrado o contrato e os novos inquilinos mudaram-se para o apartamento em Janeiro de 2022 e, no dia 4 de Janeiro comunicaram-me que já tinham efectuado o pedido de mudança de titularidade da luz e da água.Como de prever a EDP imediatamente alterou a titularidfade do contrato do nome do meu marido para o novo inquilino e, infelizmente as águas e energia do Porto até hoje dia 16/03/2022 ainda não alterou a titularidade do contrato do nome do meu marido para o novo inquilino.O que se passa com essa entidade? gostam de massacrar constantemente os clientes? mudamos o contador, foram feitas inspecções da instalação do contador e ficou tudo regularizado conforme exigido.porquê é que não alteram a titularidade do contrato? vão demorar novamente 2 anos para alterar a titularidade?Desde Janeiro temos o transtorno de receber as faturas e, depois temos que as enviar aos inquilinos porque a titularidade do contrato ainda não foi alterada, bem como, a morada para a recepção das faturas.Deste modo, vimos atraves deste meio solicitar a vossa intervenção no sentido de perceber porquê é que a titularidade do contrato da água ainda não foi mudada desde o dia 4 de Janeiro de 2022 quando os novos inquilinos solicitaram a mudança do mesmo.Os novos inquilinos alugaram o aprtamento por um periodo de 2 anos, foi celebrado um contrato e, já pagamos o imposto de selo nas finanças.Agradeço regularização e alteração da titularidade do contrato para o nossop inquilino:Rui Filipe Barros FornelosNIF: 261301462Telm: 933 814 060Com os melhores cumprimentos,AssinaturaRosa de Oliveira Dias
Apelo ao Bom Senso das Águas do Porto.
Prezadas Senhoras, Prezados Senhores, Formulo, desde já, minhas nobres saudações. Serve a presente missiva para apresentar-Vos um caso decorrido em contexto de consumo e para solicitar (por favor) Vosso registo apreciativo. Assim, passo a descrever: 1- A 20 de Agosto de 2021, contactei as Águas do Porto para solicitar uma (nova) referência Multibanco que me permitisse liquidar uma factura (no valor de 43,02 €) cuja data limite de pagamento expirara a 01 de Julho de 2021. 2- Na resposta da empresa, verificada a 23 de Agosto, é-me facultada uma nova referência Multibanco ... mas relativa a um montante que totalizava 74,33 €. Mais 31,31 € do que o montante inicial, portanto. 3- Questionada a empresa, sobre a diferença de 31,31 € nos valores em apreço, é-me explicado que no dia 23 de Agosto (de 2021) fora instaurado um processo de execução fiscal sobre o montante em dívida (43,02 €) motivo pelo qual a responsabilidade em dívida, agora, crescera para 74,33 €. Uma vez que o processo de execução fiscal foi instaurado no dia 23 de Agosto de 2021 ... ou seja, 03 (três) dias APÓS, repito, APÓS o meu pedido de uma nova referência bancária para fins de liquidação do montante em débito ... considero tratar-se da mais elementar probidade administrativa e do mais rudimentar bom senso que a empresa Águas do Porto NÃO pretenda, repito, NÃO pretenda imputar-me qualquer tipo de custas processuais (taxas de justiça) decorrentes de um processo de execução fiscal que foi instaurado 03 (três) dias depois do meu contacto para regularizar o montante em débito. Assim, solicito (por favor) que a empresa Águas do Porto revogue o processo de execução fiscal em curso e que me faculte uma nova referência Multibanco onde esteja plasmado (unicamente) o valor inicial (43,02 €) acrescido de juros de mora (0,15 €), num total de 43,17 €. Grato pelo tempo facultado, aguardarei (por favor) Vossa interpretação. Sem mais, de momento, reitero os cumprimentos iniciais. Respeitosamente, António José Osório de Castro Vilhena de Freitas.
bomba de água queimou após corte de água sem aviso
Ex.mos Sr( s),Venho por este meio reclamar a situação provocada pelo corte de água efetuado hoje dia 07 de junho 2021 da parte da tarde sem qualquer aviso.Tenho uma bomba de água que abastece os 3 pisos de um alojamento local para poder ter pressão mesmo quando estão os 9 quartos ocupados,Hoje cerca das 17h.30 um cliente queixou se que da falta de pressão na água, segundo este pelo menos desde as 17h que já não havia pressão, dirigi-me ao local onde esta a bomba da água e apercebi-me que estava a trabalhar em seco e que o cheiro a borracha queimada era imenso...Desliquei de imediato a bomba e liguei para as águas do porto cerca das 17.40 onde falei com a operadora Cármen que me indicou que estariam a reparar algo e teriam cortado a água, que em breve estaria resolvido....Pergunto não avisam ???? a bomba ficou a trabalhar sem água o que fez com que queima-se... quando a água voltou e tentei voltar a ligar já não arrancou... pergunto quem é o responsável pelo que aconteceu ... além do prejuízo de bomba nova e instalação acresce o incómodo para os clientes que ficarão até amanhã de manhã sem pressão ....Aguardo resposta a esta situação ns próximos dias.Melhores CumprimentosRaquel Magalhães - Sócia Gerente
Problema com a mudança de titularidade
Venho por este meio comunicar a V.Exas excelências um problema que me está a afectar desde o dia 2 de junho de 2020.Eu e o meu marido temos uma segunda habitação no Porto mais concretamente na Rua Pedro Hispano, 393 3 andar. 4100-398 Porto.No ano passado em 31 de maio de 2020 cessamos contrato com uma inquilina e, contactámos a águas do Porto que devido a pandemia nos facultou o e-mail: cliente@aguasdoporto.pt para aonde deveríamos enviar os documentos necessários para a alteração da titularidade do contrato.No dia 2 de junho enviamos todos os documentos, bem, como a fotografia do contador da água e, para descanso da antiga inquilina enviamos com o seu conhecimento para que ela soubesse que já tínhamos solicitado alteração da titularidade do contrato para o nome do meu marido : José Carlos Carvalho Patrício.Durante o mês de junho de 2020 estivemos cerca de 2 semanas na casa a efectuar algumas obras e, evidentemente abríamos sempre a correspondência e, não tínhamos nenhuma correspondência da águas do Porto.Voltamos em julho mais 3 semanas e, nada de correspondência das águas do Porto.Tendo em conta que em setembro comecei a tirar um curso em setembro e o meu marido estava em tele- trabalho e, devido às restrições de circulação aos fins de semana começou a ser mais difícil vir ao Porto. Desde agosto de 2020 a casa esteve sempre desocupada e com o contador fechado até dia 23 de maio de 2021 que voltamos a ter oportunidade de voltar a nossa casa.Para nossa surpresa quando abro a caixa de correio encontro dezenas de carta das águas do Porto ainda com o nome e dados de contacto da antiga inquilina com o nome de: Cristiane Maria Zimmer.Cartas para pagamentos e execuções fiscais, bem como, cartas de devoluções bancárias por insuficiência de saldo.Neste momento o que sabemos é que a antiga inquilina foi para fora do país daí, não se ter apercebido da situação e rapidamente alertar-nos do que se estava a passar e que a titularidade do contrato apesar do envio de todos os documentos solicitados ainda não tinha sido alterada.No dia 24 de Maio de 2021 Imediatamente liguei para as águas do Porto para tentar saber o que tinha acontecido e, para além das diversas vezes que as chamadas caiam depois de esperar cerca de 30 minutos para que conseguisse falar com um operador, fui atendida e o que me foi dito é que neste momento estamos com uma dívida de 265 euros porque a titularidade do contrato não foi alterada e, as tentativas de pagamento foram feitas para a pessoa que já não estava vinculada ao contrato, e para além de colocar o nome de terceiros numa situação muito desconfortável de dívidas que não lhe diziam respeito.Como proprietários ao longo do ano nunca fomos sequer alertados e, muito menos foi feito o corte da água que era o que devia ser feito, visto que, estavam tantos pagamentos pendentes cobrados a pessoa errada.Somos pessoas sérias e não temos qualquer problemas de dívidas mt menos queríamos estar nesta situação de ter que assumir responsabilidade pela falta de profissionalismo dos funcionários das águas do Porto que não alteraram a titularidade do contrato e, não nos contactaram porque estavam a contactar a pessoa errada.Pretendemos resolver imediatamente esta situação mas, primeiro que a titularidade do contrato seja alterada depois de 1 ano e, apurar responsabilidade porque é que a mesma não foi feitaPretendemos liquidar as dívidas pendentes das mensalidades mas, não achamos de todo correcto pagar taxas e execuções fiscais visto que, temos comprovativo do envio de toda a documentação para que fosse feita a alteração do contrato no ano passado.Solicito a vossa ajuda como associada porque estamos a tentar novamente arrendar a casa e, neste momento ainda não conseguimos alterar a titularidade do contrato e temos um valor em dívida surreal que se o contrato tivesse sido alterado na altura certa jamais estaríamos nesta situação.Somos pessoas sérias e cumpridoras e, queremos urgentemente limpar o nome da nossa antiga inquilina que sempre foi uma pessoa correcta, e o nosso que nunca ficamos a dever a nenhuma entidade.Fico a aguardar a vossa análise e conto com a vossa ajuda.Melhores cumprimentos, Rosa Dias
Atraso instalação da água
Venho por este meio comunicar que as águas do Porto não assegura aos seus clientes a rapidez e a eficiência do seu serviço: a instalação de um bem essencial aos nossos dias que é a água.Mudei de casa há duas semanas e ainda não tenho a água instalada. Estou a trabalhar de casa devido ao vírus e está a ser uma experiência terrível, pois não tenho as condições mínimas para viver. Além de não me terem ainda instalado a água, todo o processo e passos a tomar aquando a a realização do contrato com as Águas do Porto é completamente absurdo e cheio de obstáculos kafkianos, tendo ainda custos acrescentados! Passo a descrever em mais detalhe a situação:- Dia 2 de Outubro: requeri a instalação da água e tive de esperar mais de uma semana para que as Água dos Porto enviassem um técnico para fazer a vistoria, mesmo após inúmeros pedidos efetuados- Dia 12 de Outubro: Assim que finalmente enviaram um técnico, este informa-me que deverei chamar um canalizador para colocar uma válvula que, por ventura, existiu no passado, mas que as Águas do Porto por algum motivo a retiraram- Ligo ao canalizador e este informa-me que para colocar a válvula é necessário suspender, por momentos, a água de todo o prédio e que, para isso, terei de ligar às Águas do Porto para aprovarem e realizarem esta suspensão. Por sorte, o prédio onde vivo tem uma bomba de água e este processo foi facilitado, pois a água pôde ser suspensa sem a intervenção das águas do porto. Imaginem o transtorno causado a vários clientes nos inúmeros prédios que não possuem bomba!- Dia 13 de Outubro: Após a colocação da válvula que teve um custo de 130 euros, foi necessário chamar mais uma vez o técnico das águas do porto para fazer uma vistoria (imaginem quanto tempo já perdi com isto tudo!!) e dar luz verde para o contrato ser realizado (sim sim, ainda não tinha sido feito qualquer contrato)- Assim que foi dada luz verde para continuar, as águas do porto demoraram ainda 2 dias para finalizar o contrato e decidiram adiar, por mais um dia, o envio de um técnico para instalar de facto a água no apartamento. Acrescento ainda que, a rapidez com que o contrato foi fechado nestes dois dias foi devido à minha persistência, pois liguei para as águas do porto inúmeras vezes para realizarem, de uma vez por todas, o contrato.- Dia 15 de Outubro: Espero ainda que o técnico venha instalar a água! Vamos ver se é desta....
Factura em execução fiscal
Em 15/07, enviei mail para as Águas do Porto a expor que, entre Março e Junho encontrei-me com dificuldades económicas devido à situação que vivemos, e não consegui efectuar pagamento de facturas de água, senão no dia 05/06, quando a minha situação financeira me permitiu. Nessa altura, e não conseguindo encontrar nem verificar facturas mês a mês, verifiquei a última factura recebida para ver qual o valor total em débito que me aparecia a pagamento, e que era de 90,98 € , valor que foi de imediato pago. Recebi entretanto um carta com dívida em execução fiscal relativa a uma factura com data limite de pagamento em Março. Ora desta mesmo factura, NUNCA RECEBI ANTES DESTE AVISO DE EXECUÇÃO FISCAL QUALQUER AVISO DE DÉBITO EM ATRASO, como sempre acontece e deveria ter acontecidoLiquidei como disse em 05/06 os valores que constavam a pagamento Nesse sentido, solicitei o envio de referência para pagamento da factura em atraso no valor de 37,92 € sem mais despesasResponderam-me que em 2020/04/08, foi emitido um documento a meu pedido com novas referencias multibanco, para efetuar o pagamento das faturas em dívida naquela data. Decorridos os prazos para pagamento voluntário, foi emitida certidão de dívida para cobrança coerciva da factura, em Sede de Execução Fiscal. Efectivamente em 08/04 solicitei referências para pagamento, que me foram efectivamente enviadas, mas devido às dificuldades económicas derivadas da situação que vivemos até Maio, não consegui efectuar o pagamento dessas facturas.Para além disso, repito também que, e antes deste aviso de execução fiscal, nunca recebi o Aviso de Dívida que penso ser obrigatório ser enviado aos vossos clientes antes de iniciar este processo.Dou como exemplo situação idêntica acontecida na empresa da qual sou sócia-gerente, e que, tendo uma factura por liquidar exactamente referente ao mesmo período, foi-me no entanto enviado em 06/07 um Aviso de dívida, que me permitiu efectuar a sua liquidação sem mais custos.Gostaria por isso que me esclarecessem então se podem utilizar critérios diferentes para situações idênticas.Acho também lamentável instaurarem um processo de execução fiscal duma dívida respeitante a uma altura em que todas as entidades e principalmente as que prestam serviços essenciais, flexibilizaram os pagamentos dos seus clientes.Continuo hoje a receber resposta que a minha exposição não acrescenta elementos susceptíveis de alterarem o conteúdo da decisão tomada pelos Serviços.Agradecia assim que me esclarecessem sobre a legalidade desta situação.
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