Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Reclamação de atendimento, revisão e transparência sobre o processo
Sou ono da viatura volvo XC60 D R4 DESIGN MOMENTUM, comprada e registada em Julho de 2016 (ainda dentro da garantia).Venho por este meio proceder à reclamaçao referente à forma como fui atendido pelo representante da marca em Portugal, Santogal Lisboa (Rua Antonio Patricio 11 E e F 1700-047 Lisboa), na pessoa do funcionario Hugo Lopes no dia 23 de Julho de 2018 e de como no seguimentos da situaçao, reportado abaixo, me encontra extremamente desagradado com a marca, sentido-me extremamente defraudado e enganado pela Volvo, não tendo qualquer confiança na viatura que conduzo.Seguem-se os factos:- Após dias e dias a ligar para o concessionário para a marcação da revisão, lá o consegui fazer. o Telefone toca indefinidamente e ninguém atende. Ou então está interrompido. Se excedo um certo número de minutos em espera sou redireccionado para um call center qualquer onde após ter explicitado onde e quando queria a revisão feita, marcaram-me a mesma para Alcabideche….facto que só fiquei a saber quando me ligam de Alcabideche uns dias depois a confirmar a minha vinda….anedótico!O processo de marcação da revisão por telefone demorou cerca de 3 semanas!- No dia 23 de Julho dirigi-me à oficina Santogal, supra citada, para fazer a revisão dos dois anos- 50000 kms marcada para as 8 horas da manhã.- À chegada ao entrar nas instalaçes da marca deparei-me com dois funcionarios a fumarem no interior (proibido por lei) facto que me causou uma péssima impressão, pois passa logo ao cliente uma imagem de desleixo, de falta de cuidado e ambiente pouco laboral que por ali se vive.- Entreguei a viatura ao funcionario Hugo Lopes e expliquei'lhe que tinha surgido durante os dias anteriores à revisao um som de roçar latente ocasional, sentido na roda traseira direita da viatura por vezes quando travava com o carro a velocidades baixas ou no arranque. O funcionario tomou nota e disse-me que iam ter atenção a essa situação. Pedi-lhe também que lavassem a viatura. - Uma hora depois recebi orçamento da revisao com o valor de aproximadamente 600 Euros tendo achado logo à partida demasiado caro para o tipo de trabalhos a efectuar durante o dia. Já tive viaturas das marcas Audi e BMW e nunca me foram apresentados valores dessa ordem. Aguardei pelo contacto do funcionario que me disse que ligaria ao inicio da tarde, facto que fez pelas 14 horas.- Por essa altura, o Hugo Lopes informa-me em estado alarmista que a viatura apresentava danos graves nas pastilhas e discos dos travoes traseiros, já com contacto de metal com metal e que o carro estava em risco iminente de não travar e de bater contra qualquer coisa! Continua dizendo que os travões da frente apresentavam uma situação semelhante e que tinha também impreterivelmente de lhe ser substituidas as pastilhas e os discos. Para uma situação descrita com tal alarmismo e com frases de metal com metal, a roçar em metal estranho então que o barulho ocasional do qual me queixei não ser de todo adequado à situação descrita pelo Hugo Lopes.- Fiquei para lá de chocado quando me foi pedido o dobro do valor orçamentado aprox. 1200 Euros (para trás 392 Euros, e para a frente 178 Euros) uma pequena fortuna para uma simples revisão dos 2 anos, algo que me deixou muito desconfiado. Pedi alguns minutos para reflectir e combinei devolver a chamada minutos depois.Tambem questionei o funcionario quanto ao facto de tanto dano na viatura pois conduzo desde 1992, sempre da mesma forma, e nunca tal me tinha acontecido noutras marcas. Questionei quanto à qualidade dos materiais empregues na marca e tentei accionar a garantia da viatura. O funcionario e por essa altura com alguma rudeza negou-me essa hipótese responsabilizando-me pelos danos supostamente presentes no travão. Culpa minha? Como? Como disse tive viaturas de outras marcas reconhecidas e tal me tinha acontecido. Disse que não tinha responsabilidade nenhuma sobre a origem nem qualidade dos materiais usados pela Volvo, e que as coisas eram como eram: assim e pronto! E despachou-me.- Pedi uns minutos para conferenciar com o meu sócio para saber o que fazer!- Seguidamente tentei entrar em contacto com o funcionario durante meia hora sem sucesso, a chamada nunca me foi devolvida, e as 15 horas finalmente quando falei com o funcionario, e dada a tamanha gravidade descrita pelo Hugo, da situacao apresentada, adjudiquei contrariado a substituicao das pastilhas e dos discos. Foi-me dito e que pelo meu atraso no contacto que a viatura so me seria entregue no dia seguinte. Como nao tenho outra viatura questionei o funcionario quanto a uma viatura de substituicao o que me foi negado. Segundo o funcionario demorei muito tempo a devolver a chamada e o mecânico ja tinha substituido a minha viatura por outra no elevador. Relembro que foi o funcionario que demorou a atender-me as minhas tentativas de contacto.- Mais uma vez fiquei indignado e por essa altura referi que reclamaria junto da marca. O funcionario recuou dizendo-me que a viatura estaria pronta antes da oficina fechar às 17 horas. Chamo a atenção para o facto de tudo isto ter consumido meia hora do meu horário de trabalho com prejuizo da minha pessoa, e para os doentes que dependem do seu tempo de consulta comigo.- às 16 e 45 fui contacta o meu sócio, após este ter ligado ao Hugo Lopes primeiro, e este ter dito que já lhe ligava 5 minutos depois, e diz que os trabalhos não seriam efectuados e que a viatura ficaria na oficina até ao dia seguinte.- Por esta altura, o meu sócio que já tinha contactado e pedido orçamentos a outras marcas e oficinas credenciadas e com valores sempre dados pela metade dos valores da Volvo diz lhe que então fica tudo como está e que vai levantar a viatura (com a revisão feita, facto confirmado pelo Hugo Lopes). - O meu sócio dirige-se então à Santogal para levantar a viatura.Fez uma reclamacao por escrito e pagou a revisão, e pediu a viatura. O Hugo Lopes exige lhe que assine um termo de desresponsabilização porque está a levantar um carro que não trava, isto usando as palavras do próprio Hugo Lopes. O meu sócio já saturado com o somatório de incompetência, demora, má vontade, e duplicidade das informações fornecidas pelo Hugo Lopes, coloca um X, nesse termo de responsabilidade para fazer a vontade ao funcionário. O Hugo Lopes diz que é ele que a vai tirar da garagem, e então procede a fazê-lo em manobras dignas de um quase rali, em que trava afincadamente várias vezes enquanto reverte a direccão do carro.O meu sócio neste ponto indaga-o com então para uma viatura cujos travões estão a ponto de inexistentes como descreveu, fartou-se de travar agora a fundo!, o Hugo Lopes respondeu com Eu disse que PODIAM deixar de funcionar, nunca disse que iam deixar de funcionar!...ORA POR FAVOR...Só aqui se vê a falta de congruência e pouca transparência em todo o processo e informações fornecidas!- Neste contexto ficou a pairar a duvida quanto à deficiente qualidade dos materiais utilizado no fabrico das pecas da Volvo. E pior, ficou a grande dúvida da qualidade da revisão feita no primeiro ano...ou seja, em que estado é que estariam então a pastilhas e os discos nessa altura? Depreendo que em estado impecáveis, pois nada me foi dito...ou nem sequer olharam para lá? E assumindo que olharam e que fizeram o que lhe competia que era REVER a viatura, se num ano não há diminuição nenhuma da qualidade dos materiais na travagem, como é que no ano a seguir já estão gastos para lá do imaginário como foi descrito pelo Hugo Lopes?Mas brincamos aqui? Mas afinal a garantia cobre o quê? Ainda disseram ao meu sócio que a garantia não cobre os materiais? Mas que raio de resposta ridícula é esta? Se o carro, todo ele é Material e feito de Materiais, a Garantia cobre o que?- Depois disto tudo, e de outra situação passada, com o Volvo V40 do meu sócio no ano passado, também com o mesmo funcionário e outro senhor que também aí trabalha, mas que agora não vou nomear, que inclusive chamou o meu sócio de mentiroso, fiquei com a firme ideia que a Volvo é uma marca intransigente e que não se responsabiliza de uma forma correcta pelos carros que vende aos clientes.- Pedi uma vistoria à viatura noutra oficina credenciada fora da rede Volvo porque toda esta história tem contornos de pouca honestidade. Se após tal a vistoria e auditoria externa se se revelar o verdadeiro estado de viatura e se se verificar que o vosso concessionario tentou defraudar-me fazendo comprar peças que a viatura nao precisa aí a música vai ser outra, e vai ser tocada pelo departamento jurídico da minha empresa.- E se este for o caso podem ter a certeza de que não pararei junto de todas as entidades responsáveis com queixas e reclamacões até que a verdade seja apurada e que os danos causados sejam assumidos pela Volvo com pedido de desculpas e com punição deste concessionario em questão. No entretanto, irei reclamar pelas mais variadas vias, incluindo com carta registada para Gotemburgo.- Fico desde ja à espera da vossa breve resposta e de uma tomada de medidas com a devida correcção junto de mim enquanto vosso cliente.Até lá, perdem nos como clientes, a revisão do segundo Volvo que temos, não será feita convosco, e o seguro do XC60 que seria renovada pela mediação que a Volvo efectuou aquando da compra do carro, será cancelada e mudada para a concorrência!
Avarias V40 D2 Kinetic Eco
Bom dia V.Ex.ª,Comprei um V40 D2 Kinetic Eco em Agosto deste ano na Santogal F, até há data já conta com quatro avarias, as primeiras nos 500Km no dia 19/08/2016 e as ultimas reportadas ao stand no dia 07/11/2016, não me foi entre folha, ficou agendado um teste despiste com o mecânico e o responsável pós-venda para o dia 15/11/2016, no dia do teste o responsável pós-venda não estava disponível, foi só o mecânico, e aconteceu algo muito desagradável, o mecânico andou como quiz não fez perguntas de como reproduzir as avarias, não segui as indicações que eu ia dando, não disse nada era como se eu nem lá estivesse, já na oficinal no final do teste dirige-se para a sala de espera e lá sou informado que esta tudo bem não nota nenhum ruído e se eu quero que façam mais teste tenho de pagar... naquele momento fico a saber que mais uma fez, não passou para a obra as avarias como eu as lhe tinha reportado no dia 07/11/2016 e afinal o carro comprado em Agosto 2016 já não tem garantia, nem de reparação!!!... respondo acha que fez o teste correto andou como lhe apeteceu não segui as indicações e nem fez o teste de um dos problemas... o mecânico responde para nunca mais falar-lhe daquela maneira. Pergunto-lhes, uma pessoa não pode questionar o que a outra fez de mal!?... e é assim que se tratam os clientes!?... tive de telefonar para o apoio cliente santogal F, e ai também fui mal atendido, porque respondeu mas não está na folha a avaria que reportou? se quer despistes de avarias dirija-se a outro centro... Verifico que o centro santogal F onde comprei a viatura está a querer despachar o cliente... não quer assumir a responsabilidade do serviço até ao momento prestado... na minha opinião tem sido péssimo. O responsável do apoio cliente nem teve a amabilidade de sair do escritório para, saber afinal que se tinha passado com cliente e o mecânico, falar com os dois presentes... só sei que falou com o CAC VOLVO, depois por telefone disse que ia mandar corrigir a folha de obra, para corresponder com os problemas reportados por mi e um novo teste com outro mecânico... nisto tudo já se tinha passado uma manhã... O segundo teste correu bem, o mecânico foi atencioso, notei que estava interessado em perceber os problemas reportados, o que nunca aconteceu com o mecânico da VOLVO.Os problemas reportados no dia 07/11/2016 e mostrado no dia 15/11/2016 não ficaram resolvidos, porque naquele dia não tinham carro para empréstimo, não podiam dizer uma data de agendamento, eu é que ainda tenho de telefonar para lá no dia 17/11/2016 a saber se já tem carro, mais uma vez deixar o carro para reparação e mais uma manha ou tarde de trabalho perdida.Tenho perdido dias de trabalho com o caso, não tenho feito as voltas que normalmente faço, evito fazer viagens longas, posso dizer perdi total confiança na viatura.Tenho tido muita paciência com o caso, dei tempo para encontrarem uma solução há avaria que persiste desde o dia 19/08/2016, e para o meu espanto no final da terceira intervenção o serviço pós-venda Santogal F diz não ter solução, para o problema reportado no motor que é mesmo assim. O mais estranho é o serviço apoio clientes VOLVO não ter nada a comentar e como também a marca. Só recebi uma resposta a um email enviado ao CAC que lamenta não ter ficar resolvido e para marcar outra intervenção, já vamos na terceira intervenção.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
