Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
Reclamaçao do Serviço / Renovaçao
Boa tarde, Venho por este meio apresentar uma reclamação por dois motivos. O primeiro motivo é o contrato ter sido renovado sem qualquer autorização da nossa parte. A vossa vendedora, Rita Ribeiros, informou-nos de que, quando chegasse a altura da renovação, seríamos avisados e, caso não quiséssemos renovar, não teríamos que pagar nada para cancelar. Tive o cuidado de colocar esta questão. Pretendíamos anular o contrato devido aos graves problemas que temos enfrentado. Fui assaltado em agosto e, ao ligar para a linha de apoio a pedir as imagens das câmaras, fui surpreendido com a informação de que não tinha contratado esse serviço. No entanto, a vossa funcionária garantiu-nos que, para qualquer necessidade de imagens, vídeos, etc., bastaria ligar para a linha de apoio, que as forneceriam. Tal não aconteceu. Além disso, no momento da venda, fomos informados de que haveria sempre um vigilante a rondar o nosso estabelecimento, o que, salvo erro, nunca aconteceu até hoje. Quando instalaram o serviço aqui no stand, alertei para o facto de o sistema de painéis solares ser demasiado pequeno e que, consequentemente, poderia não funcionar bem, prevendo falhas. Garantiram-me que tal não aconteceria, que era um sistema super fiável. Convencido pela qualidade do serviço contratado, tudo correu bem até à instalação. Após a montagem, surgiram diversos problemas. Ao fim de um mês, tiveram de substituir uma câmara, pois a chuva danificou-a e deixou de carregar. Alertei a linha de apoio para o problema das câmaras estarem expostas à chuva e de que não se via nada quando chovia. A operadora informou-me de que um técnico viria instalar umas palas nas câmaras para resolver o problema. O técnico, ao chegar, disse que não tinha qualquer tipo de acessórios para isso e que ia colocar fita cola a fazer de pala. Achei que era uma brincadeira. Passado umas semanas, o mesmo problema repetiu-se e a câmara deixou de funcionar. E assim tem sido até hoje de 3 câmaras que tenho, nunca consigo ter as 3 em funcionamento, ou têm falta de bateria ou estão estragadas. Sinceramente, já não sei o que dizer. O mais engraçado é que, ao ligarmos para a linha, mandam-nos desmontar as câmaras para as podermos carregar, o que não faz sentido nenhum. Agora, tenho de me levantar antes dos assaltos acontecerem, e vir carregar as câmaras, porque os painéis solares que me venderam afinal não são tão bons como eu tinha alertado os técnicos. Não faz sentido nenhum uma montagem péssima e técnicos que só servem para vender. Eu trabalho com vendas e sei muito bem que as vendas que tenho hoje são fruto do serviço pós-venda, e o pós-venda da vossa empresa é péssimo. Espero ter uma resposta para o problema e soluções para o mesmo. Cumprimentos
Fidelização indevida
No final do ano de 2022, fiz um financiamento habitacional com o BPI. Para concluir o financiamento, o banco condicionou a aquisição dos serviços da SecuritasDirect.pt. No final do ano de 2023, transferi o meu financiamento para outro banco. Sendo assim, todos os custos relativos à utilização dos serviços da SecuritasDirect foram pagos até o fim do contrato com o BPI. Toda a negociacao e venda de serviços foram feitas atraves do banco, nunca tive contato com niguem da empresa ate o momento da instalacao. Hoje, quase três anos depois, a empresa SecuritasDirect informou que meu contrato está sendo renovado automaticamente e que, para cancelá-lo, eu deveria ter enviado uma carta registrada há 20 dias atrás. Ou seja, a empresa me notificou após o o prazo de cancelamento e nao antes, como sugere a lei 16/2022. Venho, por este meio, após inúmeras tentativas de cancelamento por telefone e e-mail, formalizar o pedido de cancelamento total dos serviços da SecuritasDirect, serviços que deveriam ter sido encerrados desde o fim do contrato com o BPI. O contrato ainda não foi renovado, mas a empresa se recusa a realizar o cancelamento, exigindo a carta registrada, desrespeitando o Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, que considera esse tipo de prática abusiva. A empresa, ao telefone, ainda alegou que o contrato foi assinado pelo instalador dos equipamentos na minha residência, o que demonstra claramente que a empresa não age de boa-fé, evidenciando a desproporcionalidade das exigências para o cancelamento. Por fim, como pode ser visto no contrato em anexo, existem 4 folhas para serem assinadas, e nessas 4 folhas as assinaturas estão exatamente iguais, e nao quero dizer que estão parecidas, elas são identicas, uma cópia! ou seja, isso mostra que foi assinado em apenas um local, e sem a minha autorizacao e leitura, a assinatura foi replicada pelas folhas. Claramente assinei apenas a ultima folha, que é "AUTORIZAÇÃO DE DÉBITO DIRETO SEPA CORE", mas a assinatura foi replicada para outros contratos.
Rescisão de Contrato por perd de Rendimentos
Exmos. Senhores, eu rescindi o contrato que tinha com a Securitas direct Portugal, com efeitos a partir de 30/09/2025, mandei uma carta com AR e também por email exactamente com o mesmo teor. Mandei a razão da rescisão; perca de rendimentos, com a declaração da empresa para a segurança social a mencionar quando eu enquanto trabalhador deixei de auferir salário. Por isto e ao abrigo do disposto na Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto, que prevê a possibilidade de rescisão sem penalização em situações de desemprego involuntário ou perda de rendimentos, pedi a rescisão do contrato. Segue em anexo a declaração da empresa como comprovativo da veracidade daquilo que estou a falar. Depois disto tudo a Securitas tem feito um verdadeiro assédio e abuso; primeiro telefonaram a perguntar se aceitava a continuação dos seus serviços por metade do valor que pagava, eu disse que não; a partir daí são telefonemas feitos que tive de os colocar para spam, mandam-me mensagens a dizer que não estou a pagar as faturas em atraso, continuam a mandar faturas quando eu também já os denunciei.... é um verdadeiro assédio e abuso de confiança....
Fidelização
Boa tarde, Foi celebrado um contrato com a Securitas, de forma presencial, para uma loja num espaço arrendado, sendo que esse contrato foi a título empresarial e não pessoal. Quando questionei no momento da adesão o colaborar sobre quando poderíamos cancelar o mesmo, indicou-nos que poderia ser a qualquer momento., dado tratar-se de uma loja. Viemos entretanto a verificar que afinal o contrato teria 24 meses de fidelização, e ao cancelarmos o contrato com os 30 dias legais de antecedência, pelo motivo de encerramento da loja (tendo documentos que comprovam esse encerramento), não foi aceite. Aliás, o atendimento telefónico realizado pelo Sr Tiago Nunes via chamada telefónica no dia 26/11 , para nos informar dessa decisão, deixou muito a desejar, não explicando sequer como deve ser o devido procedimento, e não deixando sequer explicar motivos para o cancelamento, debatendo sempre que não seria aceite o cancelamento, ou mesmo que fosse aceite, que continuaria a ser cobrado o valor da mensalidade do serviço. Cabe à Securitas justificar-se pela má conduta dos seus colaboradores, não só na celebração do contrato, como no atendimento telefónico, dado que o sistema de alarme foi para uma loja que ficará desocupado, e num espaço que já não se encontra arrendado da nossa parte, o que no nosso ver, e tratando-se de um serviço empresarial, deveria ser motivo mais do que suficiente para um cancelamento por justa causa, dado que a própria empresa tb nao apresentou alternativas.
Cancelar contrato sin respuesta de Securitas Direct
Hola Nos gustaría cancelar el contrato 774825 David Nichols solicitando la rescisión por cambio de residencia. Ver carta certificada adjunta que le enviamos el 5 de noviembre, la cual no fue reclamada. Ya no queremos la alarma. Agradecería la confirmación de este correo electrónico y la solicitud de cancelación adjunta. We would like to cancel the contract 774825 David Nichols requesting termination due to change of residence. See. registered letter attached we sent to you on November 5th which was left unclaimed. We no longer want the alarm. I would appreciate confirmation of this email and cancellation letter request attached.
Encerramento de contrato
Eu compri o contrato de 2 anos de fidelização com a Securitas, porém foi renovado automaticamente, já mandei email para cancelar, eles alegam que foi renovado por mais 12 meses, me obrigando a ficar com mais 12 meses.
Pagamento indevido
Portalegre, 11 Novembro 2025. Excelentíssimos Senhores Meu nome. Joaquim Fernando Silva Canário Cartão Deco + Associado Nº 4797694-74 Meu nome no cartão Joaquim Canário Venho por este meio reclamar, a seguinte situação com em causa, a Securitas Direct, tenho um contrato assinado, de prestação de serviços, assinado em 20 Outubro 2020, e porque tenho a minha propriedade á venda, participei á Securitas, a minha intenção de cancelar o nosso contrato em 27 Outubro do corrente ano, por conversação telefónica, com a ( Fidelização ) onde me foi dito que a Securitas, tinha renovado, sem meu conhecimento (automaticamente) o meu contrato Mesmo assim enviei, em 9 deste mês de Novembro um mail, com pedido com pedido de cancelamento, e rescisão, do meu contrato ( posso mandar cópia ). No dia 3 deste mês de Novembro, foi pela Securitas retirada, a quantia de 51.70 euros, da minha conta bancária, depois de eu ter bloqueado, o Débito Direto num Multi Banco, foi depois de uma visita ao meu banco, que fui informado de que a Securitas, tinha a possibilidade de desbloquear, a minha interdição de pagamento, por (Débito Direto) e assim encaixar a mensalidade de Outubro deste ano. Depois de eu ter pedido a anulação do meu contrato, que abusivamente, e, sem que a Securitas me tenha informado, de que é feita anualmente uma ( RENOVAÇÂO AUTOMATICA ) à data, dia, e mês, do ano, em que foi feito, o contrato inicial. Sendo assim, certamente que a Securitas, vai desbloquear outra vez, o meu (Débito direto) e, ficarei na obrigação de pagar cada mês, ao dia 3, a quantia de 51.70 euros, até enviar a carta registada 1 mês, antes de acabar este ( RENOVO AUTOMÁTICO ) com a duração de 1 ano, ou seja, até 20 de Setembro, do próximo ano. Peço encarecido, que tenham em atenção, a ajuda, e, solução, deste caso. Agradecido. Joaquim Fernando Silva Canário.
Sistema de alarme comprometido há mais de 2 meses - Empresa recusa rescisão
DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: CONTEXTO: Cliente desde janeiro 2023 com contrato de monitorização de alarme doméstico. PROBLEMAS IDENTIFICADOS: 1. Falha de Segurança: – Sensor de abertura de janela não funciona há mais de 2 meses – Zona da habitação fica desprotegida – Sistema não detecta nem reporta a avaria 2. Incumprimento de Serviços Contratados: – Revisões trimestrais não enviadas conforme suposto – Apenas 2 emails recebidos em quase 2 anos de contrato – Ausência de manutenção preventiva 3. Falha na Monitorização: – Teste: remoção de sensor durante +24h sem contacto da central – Questiona eficácia real do sistema de monitorização – Sistema permite armar alarme com equipamento removido 4. Padrão de Resposta Seletiva: – Contacto imediato para questões de pagamento – Ausência de resposta para problemas técnicos – Priorização de cobrança vs. prestação de serviço TENTATIVA DE RESOLUÇÃO: - Carta de rescisão enviada a 4 novembro 2025 - Empresa nega rescisão alegando cláusula de 30 dias antes renovação QUESTÕES LEGAIS: - Possível incumprimento contratual por prestação defeituosa - Cláusula de renovação automática potencialmente restritiva - Direito à rescisão por falha na prestação do serviço PEDIDO À DECO: 1. Análise da legalidade da cláusula de renovação automática 2. Avaliação se existe fundamento para rescisão por incumprimento 3. Orientação sobre procedimentos a seguir 4. Apoio na resolução do conflito
Venda enganosa e má instalação
Exmos. Senhores, Chamo-me Paula Pinheirinho Jacinto e Nicolau, titular do contrato n.º 846888, relativo à instalação de alarme na morada no Bairro da Encarnação– Olivais, Lisboa. Venho apresentar reclamação formal devido a incumprimento contratual, informação comercial falsa e pressão indevida na instalação do vosso sistema de segurança. 1. Proposta comercial e compromissos assumidos Durante a visita comercial, foi-me garantido e repetido várias vezes que: O andar superior teria sensores individuais em todos os vãos e janelas; O pátio traseiro, fachada do rés-do-chão e a minha garagem, ficariam totalmente protegidos pelo sensor perimetral exterior, o que dispensava a colocação de sensores nas janelas traseiras do rc; Seria instalada uma câmara na fachada principal frontal, voltada para baixo, que não filmaria a via pública, e cuja instalação foi confirmada como viável de imediato. O conjunto da proposta foi o motivo determinante para a minha adesão imediata e marcação da instalação com pagamento imediato de um sinal e total no dia da instalação. 2. Situação real e irregularidades Após a instalação , e por coincidência por ter ido ao pátio, e agora com verificação técnica pelo piquete: O sensor perimetral não dispara — testado com o apoio telefónico do vosso atendimento e posteriormente confirmado por um técnico de piquete; A cobertura real ( se trabalhasse ) é muito inferior à prometida, abrangendo no máximo cerca de 6 metros dos 16–18 metros garantidos; A célula fotosensível acende o LED vermelho, mas não ativa o alarme; As janelas do rés-do-chão (da futura casa da minha irmã) não estão protegidas, ao contrário do que foi garantido na venda; No relatório técnico nº 8970057 (20/10/2025) está registado que o “detetor não protege o espaço pedido pela cliente (cerca de 16 metros)”, o que comprova a falha de cobertura; No dia da montagem, os vossos técnicos insistiram em instalar sensores dentro da casa da minha irmã no rc, mesmo depois de eu explicar que a casa vai entrar em obras — insistência que considero inaceitável e motivada apenas pelo facto de quererem o pagamento; Finalmente, a câmara frontal prometida não foi instalada, com a justificação de que o muro “era baixo”, o que contradiz as informações dadas na venda 3. Direito de resolução O contrato foi celebrado fora do estabelecimento comercial e pago no momento da venda, pelo que me encontro dentro do prazo legal de 14 dias para exercer o direito de livre resolução, conforme o Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro. Assim, reservo-me o direito de resolver o contrato e exigir o reembolso integral caso a situação não seja corrigida de forma imediata e satisfatória. 4. Pedido formal Solicito: 1. Intervenção urgente de um supervisor técnico, para avaliar a instalação e garantir a cobertura integral prometida; 2. Esclarecimento sobre a conduta do vendedor e equipa de instalação, incluindo as falsas garantias dadas sobre o alcance do sensor perimetral e a tentativa de instalação indevida na casa da minha irmã; 3. Proposta de compensação adequada, considerando a gravidade da situação, o tempo perdido e o prejuízo moral de ter confiado numa empresa que se apresentou como líder em segurança e agiu com falta de transparência. Aguardo resposta formal até 24 de outubro de 2025, findo o qual exercerei o direito de resolução e apresentarei queixa à DECO, ASAE e no Livro de Reclamações Eletrónico. Anexo: Participação de Serviço / Ampliação nº 8970057 (20/10/2025) Com os melhores cumprimentos, Paula Pinheirinho Jacinto e Nicolau pjnicolau@gmail.com
Sem resolucao
Prezados Senhores, Venho, por meio deste, formalizar uma reclamação em relação ao comportamento inadequado da Securitas Direct para comigo, devido ao contínuo recebimento de telefonemas, e-mails e SMS em massa com ameaças de processos judiciais. Tais comunicações referem-se a um término contratual, ao qual enviei por carta registada, o meu interesse em terminar o contrato com mais de 2 anos de serviço. Gostaria de relembrar os factos: 1. Rescisão do Contrato: em fevereiro 2025 foi enviada carta registada à Securitas solicitando a rescisão do serviço. 2. Mudança de Fornecedor: Após a troca de fornecedor, recebi propostas da Securitas para reduzir drasticamente o valor mensal, as quais não foram aceites. Já o tinha tentado antes e nunca ninguém me deu resposta ao pedido. 3. Alegação de Fidelização: A Securitas alega que o contrato inicial, firmado em 2022, foi renovado automaticamente e que o período de fidelização foi estendido. Questionei a legalidade desta prática. Desde então, solicitei por diversas vezes o bom senso e enviei vários emails com justificação no meu entender, este comportamento abusivo. Enquanto isso, o assédio e as ameaças persistem, ainda a data de hoje recebi um telefonema com ameaça de injuncao de dívida de 6 meses, o que consideramos um comportamento não só imoral, mas também abusivo e prejudicial. Como tal, invoco o Decreto-Lei n.° 24/2014, a Diretiva Europeia 93/13/CEE e a Lei n.° 24/96, que defendem os direitos do consumidor contra práticas que Limitam a liberdade de escolha e impõem cláusulas que favorecem apenas o prestador do serviço. Solicito que esta comunicação seja suficiente para a rescisão do contrato e que seja tratado sem mais entraves, sob pena de ter de recorrer a instituições competentes, incluindo o Portal do Consumidor, Portal do Cidadão, Centro Europeu do Consumidor e DECO. Com base no exposto, exijo: A cessação imediata de qualquer contato abusivo, incluindo telefonemas, e-mails e SMS. Esclarecimentos quanto à suposta legalidade da renovação automática com período de fidelização, considerando os parâmetros legais vigentes. Ressalto que, na ausência de uma resolução satisfatória, reserva-me no direito de reportar o caso às autoridades competentes, incluindo organismos de defesa do consumidor e entidades reguladoras, a fim de cessar este comportamento abusivo. Adicionalmente, enfatizo que o comportamento adoptado pela Securitas contribui para reforçar a decisão de rescindir o contrato em carácter definitivo, sem intenção de retorno no futuro, uma vez que tal conduta não condiz com os princípios éticos esperados de uma empresa. Ressalto também que a situação será amplamente compartilhada entre os meus contactos, o que poderá impactar a reputação da empresa. Aguardo uma resposta formal e imediata. Atenciosamente, Sandra Pereira
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
