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garantia de viatura
Exmos. Senhores, Reclamaçao-Dia01-07-2022 adquiri uma viatura nova marca dacia lodgy, matricula AR-79-NV, que desde entao tem apresentado varias avarias recorrentes,nomeadamente a luz do motor luz de filtros varios. caetano formula Maia - gemunde varias intervençoes e nada foi resolvido modei para caetano formula da circombalaçao- Porto. Não estando satisfeito com o serviço realizado pela oficina da Maia . Foi-me comunicadoque a marca recusa a reparaçao alegando que algumas manutençoes foram feitas fora do prazo recomendado,com uma diferença de km...Considero esta recusa injusificada e Abusiva visto que a garantia deve proteger o consumidor contra defeitos recorrentes independentemente de pequenas diferenças nos intervalos de manutençoes. Foi-me apresentado um orçamento no valor de 5.500.00 euros,valor totalmente inaceitavel para um vaiculo com 3 Anos.Solicito a reparaçao ao abrigo da GARANTIA. A JUSTIFICAÇAO APRESENTADA PARA NAO PAGAREM DESTA VEZ A REPARAÇAO JA EXISTIA QUANDO ASSUMIRAM OUTRAS REPARAÇOES AGORA INUSITADAMENTE E QUE VEM COM UM ARGUMENTO COMPLETAMENTE INFUNDADO. Cumprimentos.JOAQUIM COSTA
Sandero III - carro sofreu retoque no para-choques sem me terem informado
Comprei um Dacia Sandero III Novo na Renault Maia - Caetano Formula. Depois de alguns problemas que tive com o carro (direção desalinhada, amolgadelas na pintura, o risco no travão de mão), o carro foi para a Caetano Formula de Gondomar para tratamento de alguns desses percalços. Mas o risco brutal no travão de mão manteve-se. Decorrido alguns dias, para meu espanto, descobri que o para-choques frontal do lado do pendura, sofreu retoque totalmente mal feito sem eu saber ou ter sido informado. Tem de se olhar com atenção para o pára-choques, pois não se repara à primeira, daí ter demorado a reparar. Fui à concorrência e outras oficinas de pintura pedir opinião especializada e investigar. E todos me confirmaram, que foi um embate que o carro sofreu e retocaram o para-choques sem o meu consentimento, e o retoque, foi um mau trabalho e teve um mau acabamento. O vendedor recusa-se de qualquer responsabilidade, não me responde aos emails ou a investigar o incidente. Os sinais e vestígios do retoque são muito claros. Como é possível eu comprar um carro NOVO, e ele vir assim... O meu erro foi não ter inspecionado o carro no dia da compra, pois confiei que era NOVO. Desonestidade incrível.
Falta de peça para reparação
Exmos. Senhores, Venho expressar a minha total revolta com esta que diz ser uma grande marca e que tem um serviço pós-venda miserável e tem falta de peças de substituição. Tenho um carro ZOE, o qual se encontra na oficina há mais de 3 meses por falta de uma peça - bomba de água. A Renault levou mais de 1 mês para dar uma previsão, a previsão foi para passados 2 meses, e na semana da data de prevista de entrega, elimina a data de previsão e volta a não dar qualquer previsão para entrega. SURREAL!!! falta de peças em caso de avaria, e que pelos vistos é comum, mas eles não estão minimamente preocupados ou focados no cliente. A suporte ao cliente tem sido mediocre. As pessoas que dão suporte não sabem nada, não fazem nada, mentem constantemente. Não havendo alternativa, estou inibido de usar o meu carro, sem alternativa, com filhos pequenos, com um mono que não serve para nada, e sem respostas ou suporte. Cumprimentos.
Revisão Dacia Duster
No dia 7 de Maio, dirigi-me a Dacia Santogal em Loures para realizar a revisão dos dois anos que havia sido anteriormente marcada pela aplicação MyDacia e confirmada em seguida por uma atendente. No momento da aquisição do veículo, em Maio de 2023, contratei o serviço em que as duas primeiras revisões estariam incluídas, não tendo necessidade de efetuar nenhum pagamento. Para meu espanto, no momento da recepção, fui informado que o contrato das duas revisões havia vencido 4 dias antes, dia 3 de Maio, sendo que em nenhum momento fui informado pela atendente que confirmou a marcação sobre este detalhe. Demonstrei minha indignação com o chefe da oficina, pois em nenhum momento foi-me informado sobre prazo desta revisões.
Avaria Captur e-Tech híbrida plug in
Exmos. Senhores, Na última quinta-feira (06/02), levei o meu Renault Captur à Carby de Faro, para a revisão do 4.º ano e para um diagnóstico, devido à recorrência de diversos alertas no painel de bordo, incluindo: • “Posição P avaria cx velocidades automática” • “Mandar verificar anti-poluição” • “Verificar parte elétrica” Esta situação persiste há quase um ano, tendo o veículo sido levado quatro vezes a oficinas Renault sem que o problema fosse resolvido. Até ao momento, a única intervenção realizada tem sido a troca de uma peça na caixa de velocidades e a atualização de software ou o reset dos alertas em memória. No entanto, após percorrer apenas alguns quilómetros, os alertas voltam a surgir. Considerando que a avaria se agrava com o tempo, receio que, em breve, volte a surgir um alerta vermelho, bloqueando o arranque do veículo, como já aconteceu anteriormente. Além disso, noto que, enquanto a marcação para revisões ocorre rapidamente, o agendamento para diagnóstico de avarias leva quase dois meses, o que levanta dúvidas sobre a prioridade dada à resolução de problemas técnicos por parte da Renault. Recordo que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 67/2003, na sua redação atual, que regula os direitos do consumidor no âmbito das garantias de bens móveis, a Renault tem a obrigação de garantir a conformidade do veículo, nomeadamente quando existe uma avaria recorrente não resolvida dentro do período razoável para a sua reparação. Caso este problema persista e não seja solucionado de forma definitiva, reservo-me ao direito de recorrer às vias legais e às entidades de defesa do consumidor, incluindo o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo e o Livro de Reclamações Eletrónico. Desta forma, solicito uma nova marcação com a máxima urgência, tendo em conta que a inspeção obrigatória do veículo deve ser realizada até 20 de fevereiro. Aguardo o vosso contacto no mais curto espaço de tempo possível. Cumprimentos
Avaria no carro
Exmos. Senhores, No mes 7 de 2024 foi adquirido um renault clio novo no stand da renualt, onde ao fim de uns meses o carro apresentou uns resets e avisos sozinho no quadrante do mesmo. Foi então levado a oficina onde fizeram uma reprogramação. Ao fim de mais 1/2 meses aconteceu o mesmo, onde foi o carro deixado na oficina novamente no dia 22/1/25 onde na parte da tarde desse mesmo dia foi dito que o mesmo queimou de vez e foi pedido um novo. Sexta feira dia 24 a oficina foi contactada e foi dito que entre 5/7 dias uteis estaria feito. Hoje dia 29 fui a oficina questionar como estava a situação onde o senhor me mostrou que lhe foi dado ontem uma resposta as 17 da tarde a dizer que ia levar mais 3/4 dias uteis em cima mostrando também que lhe foi dito que não tinha direito a carro de substituição. Ou seja o meu carro esta parado na oficina desde o dia 22 o prazo foi alargado mais tempo e com isto ando sem viatura e o cliente é que se tem de desenrascar o que acho extremamente errado por parte da renault tendo em conta que é algo que não me permite andar com o carro. Só demonstra a consideração da Renault para com os clientes. Extremamente desiludido com a marca. Cumprimentos.
QUEIXA FORMAL DACIA DUSTER
Eu, Daniel Filipe da Silva Sousa, portador do documento de identificação 13177041, residente em Rua José Manuel Soares nº5 2ºesq, 2825-438, Costa de Caparica, volto a dirigir-me à vossa empresa com a presente reclamação, face à total ausência de resposta formal à minha comunicação anterior, enviada em 18 de Dezembro 2024, referente ao veículo Dacia Duster, matrícula AZ-79-LT, adquirido em 28 de março de 2023. Resumo da Situação: O veículo encontra-se na oficina Caetano Fórmula, na Madalena, Vila Nova de Gaia, desde o dia 2 de dezembro de 2024, devido a um defeito grave no motor. Este defeito foi reconhecido pela oficina como coberto pela garantia. No entanto, após repetidas tentativas de contacto, a Dacia não apresentou qualquer solução concreta, nem um prazo para a substituição do motor ou conclusão da reparação. Adicionalmente, a empresa recusou a disponibilização de um veículo de cortesia, situação que considero inaceitável, dada a gravidade e a duração prolongada da imobilização do meu único meio de transporte. Impactos Pessoais e Profissionais: A ausência do veículo tem causado prejuízos graves, tanto a nível profissional quanto pessoal: Impacto Profissional: O veículo é imprescindível para as minhas deslocações regulares entre Costa de Caparica e Porto, essenciais para o desempenho das minhas atividades laborais. A ausência do mesmo compromete seriamente a minha produtividade e estabilidade profissional. Impacto Financeiro e Emocional: A falta de transporte está a gerar custos adicionais significativos (deslocações alternativas, perda de rendimentos) e um elevado stress emocional, considerando a vossa negligência em resolver a situação. Fundamentação Legal: Garantias e Reparações (Lei Portuguesa): Nos termos do artigo 1220.º do Código Civil, é obrigação do vendedor reparar ou substituir bens defeituosos dentro de um prazo razoável e sem custos ou inconvenientes desproporcionais para o comprador. O artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 67/2003, alterado pelo Decreto-Lei n.º 84/2021, impõe que o fornecedor realize a reparação ou substituição de bens defeituosos num prazo adequado, devendo assegurar que o consumidor não seja prejudicado. Direitos do Consumidor (Portugal e União Europeia): O artigo 4.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho, reforça o direito do consumidor a uma reparação eficaz, sem encargos excessivos. O artigo 12.º da Diretiva Europeia 2019/771 estabelece que o vendedor deve garantir a conformidade dos bens durante o período de garantia, resolvendo os defeitos de forma eficiente e dentro de prazos adequados. Recusa de Soluções Alternativas (Carro de Cortesia): A recusa injustificada em disponibilizar um veículo de substituição, apesar da longa duração da reparação, constitui violação do princípio de boa-fé contratual (artigos 227.º e 762.º do Código Civil), além de gerar um desequilíbrio desproporcional entre as partes, passível de compensação financeira. Resolução do Contrato de Crédito Automóvel: O artigo 4.º, n.º 3 da Lei n.º 24/96 vincula o contrato de crédito ao cumprimento das obrigações contratuais relativas ao bem financiado. A inutilização prolongada do veículo devido a um defeito grave constitui fundamento para a resolução do contrato de crédito associado. O artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 133/2009 prevê que a resolução do contrato principal (compra e venda) pode acarretar a cessação do contrato de crédito, quando o consumidor é impedido de utilizar o bem financiado. Interrupção de Débitos Diretos: O Decreto-Lei n.º 446/85 proíbe a obrigatoriedade de continuar a pagar prestações de um bem inutilizável devido a incumprimento do vendedor. Jurisprudência Relevante: Acórdão do Tribunal da Relação do Porto, de 20/03/2019 (Proc. 3452/18): Determinou que a ausência de veículo de substituição e a demora injustificada em reparações gera direito a indemnizações. Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 15/09/2020 (Proc. 1234/19): Reiterou que falhas graves no cumprimento de obrigações contratuais configuram motivo para a resolução do contrato e compensação por danos. Pedidos e Escalamento: Resposta Imediata: Exijo uma resposta oficial imediata, com o prazo exato para a conclusão da reparação, no máximo de 3 dias úteis. Carro de Substituição: Reitero o pedido de disponibilização de um veículo de cortesia até à conclusão da reparação, com fundamento nos artigos legais mencionados. Cessação do Contrato de Crédito: Pretendo iniciar os procedimentos legais para a resolução do contrato de crédito associado ao veículo, nos termos do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 133/2009. Solicito o contacto imediato da entidade financeira para discutir os detalhes da cessação contratual. Interrupção de Débitos Diretos: Reitero que não faz sentido continuar a pagar prestações de um bem inutilizável. Reservo o direito de proceder ao cancelamento imediato dos débitos diretos, caso não seja apresentada uma solução adequada dentro do prazo estipulado. Ações Legais e Queixas Formais: Na ausência de resposta dentro do prazo estipulado, iniciarei um processo judicial para a resolução contratual e indemnização por danos. Apresentarei queixas formais à ASAE, à DECO, e a outras entidades competentes. Divulgarei publicamente o caso em plataformas de defesa do consumidor e redes sociais, expondo a má gestão e negligência no tratamento deste problema. Espero que a vossa empresa demonstre maior respeito pelos seus consumidores e pelos princípios legais vigentes. Reitero que esta situação está a causar prejuízos irreparáveis, pelo que tomarei todas as medidas legais ao meu alcance para garantir a reparação dos danos sofridos. Sem mais, aguardo resposta imediata. Com os melhores cumprimentos, Daniel Filipe da Silva Sousa
Reclamação - Baixa Segurança no Sistema Airbag - RENAULT CAPTUR
Exmos. Senhores, Venho por este meio expressar a minha insatisfação pela falta de segurança que uma viatura de marca Renault apresentou. Dia 26/11/2024 estava a circular em via pública a caminho de casa vindo do trabalho, e efetuei uma ultrapassagem numa viatura que não sinalizava a intenção para alterar a sua direção. Efetuei a ultrapassagem e nesse momento essa mesma viatura com a parte da frente do carro embate no eixo traseiro do meu veículo e que o mesmo nessa hora sem qualquer alteração do nível da estrada, o mesmo levanta e capota. Nesse momento com um dos maiores medos e atrocidades vividas naquele momento pensei para mim mesmo, se naquele momento o airbag não disparou como é que ele poderia disparar num acidente dito normal? Imagino eu um filho meu naquele carro sujeito a aquela falta de segurança? Em anexo vou colocar algumas fotografias. Estou bastante insatisfeito com a segurança do vosso veículo e quero alguma explicação sobre o caso e uma resolução. Espero uma resposta. Cumprimentos.
Táxi Avariado - Renault Clio
Exmos. Senhores, É com profunda tristeza que me vejo obrigado a reclamar aqui também, como já antes fiz no portal da queixa e no livro de reclamações da oficina da marca Renault em Évora. O carro foi no dia 17 de Setembro 2024 a oficina da Renault em Évora pra ver um problema relacionado com um barulho. Segundo os técnicos seria uma questão de software. Acontece que após o software ser atualizado o carro ficou inútilizavel e desde esse dia até hoje a única coisa que me sabem dizer é que estão a aguardar resposta da fábrica para conseguirem resolver o problema. Ora então vejamos se contarmos só com dias úteis já lá vão 8 dias e continua tudo na mesma. O meu carro é um táxi, como é que vou pagar as minhas contas no final do mês sem o meu veículo? A previsão de reparação que os próprios me dão é, " estamos a aguardar resposta da fábrica tão depressa quanto possível", há 8 dias? Penso que esta situação para além de inacreditável deve desencorajar qualquer potencial comprador de um carro da marca Renault a comprar, é uma situação vergonhosa. Volto a perguntar quem vai pagar as minhas contas? Cumprimentos, Helder Ramalho.
Garantia Serviço Pós-venda
Exmos. Senhores, Estou aqui para lamentar a vergonha do serviço pós-venda da Renault Portugal em conjunto com a Carby Guimarães, a minha viatura está em reparação à mais de 5 meses e ninguém me consegue dar feedback e prazo de resolução do problema. Ja troquei vários emails com a Carby, apoio ao cliente da Renault e a resposta é sempre a mesma, inconclusiva! A Carby empurra para a Renault Portugal, a Renault Portugal empurra para a Carby e andamos nisto. O carro encontra-se neste momento no centro de reparação de baterias em Loures, o carro já está lá desde dia 8 de Julho, mas só começaram a trabalhar nele no dia 10 de Julho, entretanto desde dia 11 de Julho que não fazem nada no carro. Já tentei ligar para o centro de reparação de baterias dizem que não podem fornecer informação, só à oficina que reencaminhou a viatura neste caso a Carby Guimarães, ligo para a Carby Guimarães dizem que não conseguem obter informação porque o carro está em na posse da Renault Portugal, ligo para o apoio a cliente da Renault dizem que só conseguem obter informação através da oficina onde foi iniciado o processo a Carby. É com este tipo de jogo do empurra que a Renault se quer tornar uma marca premium? Por favor a todos que partilhem Renault Group Renault Cumprimentos.
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