Reclamações recentes

C. F.
30/05/2024

Má execução de instalação de cozinha IKEA

Santo António dos Cavaleiros 29/05/2024 Exmos Srs. Na sequência de uma avaria num frigorifico encastrado, ocorrida no dia 25 de abril de 2024, que danificou a base de todos os módulos constituintes de parte da cozinha, vimo-nos obrigados a remodelar os móveis em causa. No sentido de procurar uma solução dirigimo-nos, ao IKEA de Loures, e foi-nos agendada uma reunião com um profissional para planificação no dia 28/04/2024. Conforme solicitado pelo profissional levámos a planta da divisão e as respetivas medições efetuadas por nós. A planificação efetuada, com auxílio das informações solicitadas, teve por base uma cozinha, em exposição, que nos agradou e que correspondia às nossas necessidades. Na reunião fomos informados que a instalação seria efetuada por uma das empresas externas, parceiras do IKEA, e foi agendado o dia em que seria realizada uma visita para verificação das medidas por parte da empresa sugerida (ZAASK) pelo profissional. A visita de verificação foi realizada no dia 13 de maio já por parte da empresa parceira da ZAASK a Apex Solutions - Cozinhas e Bricolagem. No dia 14 de maio foi realizada nova reunião de planificação, no IKEA, em que foi apresentado o relatório de medidas realizado pela empresa. No dia 22 de maio, no período da manhã, foi efetuada a entrega do material adquirido, a pronto pagamento no dia da 2ª reunião de planificação, com o nº de encomenda 1435608952. No passado dia 23 de maio no período das 09:00h às 19:00h, foi destacada uma equipa para a instalação da cozinha que foi recebida por um dos proprietários. De modo a deixar a equipa trabalhar autonomamente a proprietária Sra. Catarina Teixeira , manteve-se nas divisões contíguas até porque estava a dar apoio a duas crianças, mas manteve-se disponível para qualquer solicitação. Nas vezes que teve interação com a equipa instaladora foi apenas questionada relativamente à necessidade de colocação dos painéis, que fazem parte da planificação e constituem o “frame” da cozinha, ao qual assentiu, pois eram parte importante da estética global e por isso já constava da planificação. Foi ainda questionada relativamente à dimensão da porta do módulo do esquentador e confirmou que as torneiras de segurança deveriam ficar ocultas. No final da instalação o técnico solicitou que confirmasse a realização do trabalho na plataforma da ZAASK para que dessa forma pudesse receber os honorários correspondentes. Após a instalação efetuada a signatária verificou com mais detalhe o resultado final e identificou uma série de erros, que considerou muito graves. Já na presença do 2º proprietário, o Sr. Jorge Pereira, continuou a verificação dos pormenores encontrando os erros que se descrevem de seguida e que são comprovados em fotografias anexas. A cozinha planeada contemplava um “frame” (moldura), que não foi aplicada na parte superior, o que altera completamente o aspeto pretendido e planificado. O rodapé, que deveria ter 8cm, foi cortado longitudinalmente e sem cuidado, sem autorização da proprietária, mesmo esta estando na divisão contígua, sendo de seguida aparafusado aos pés dos móveis já montados e sem os apoios que permitem a sua remoção para limpeza. Ainda assim, esta aplicação grosseira foi incompleta, sem acompanhar toda a estrutura, ficando o espaço do frigorífico sem rodapé. Verificámos ainda que mais do que um móvel ficou danificado (partido) sendo visível o dano, sendo que em um deles o colaborador tentou, sem sucesso, disfarçar com silicone. Julga-se que tanto o painel superior como o rodapé não terão sido aplicados conforme planeado uma vez que o pé direito da divisão não o permitia, tendo o técnico feito alterações às dimensões dos elementos sem informar os proprietários. Importa referir que em nenhum momento fomos informados dessa impossibilidade e que as medidas da divisão foram confirmadas pelo mesmo técnico que instalou a cozinha. Junto se anexam imagens que comprovam este e outros erros de instalação. No mesmo dia contactámos o técnico que efetuou a montagem, tanto pelos erros verificados como por falta do painel superior, e agendámos encontro no apoio ao cliente da loja IKEA de Loures. Foram reportados os diversos erros de montagem que o técnico refutou argumentando que o painel não se encontrava junto do restante material, sendo apresentada de imediato a reclamação no apoio ao cliente IKEA, ficando a sua entrega agendada para o dia 27/05/2024. Relativamente aos outros erros de montagem o técnico referiu que era comum a quebra dos móveis desta marca quando recortados. Uma vez que o técnico não reconheceu nem assumiu os erros referidos, entrámos em contato com o apoio ao cliente do IKEA para reportar a situação, e fomos informados que deveríamos efetuar uma reclamação para a ZAASK com conhecimento do IKEA anexando fotografias ilustrativas dos erros e danos reportados. No dia 26 de maio pelas 23:32h dirigimos à ZAASK, com conhecimento do IKEA, o referido e-mail, reportando a situação e obtivemos resposta no dia 28 de maio às 11:30h. De acordo com a empresa o técnico mencionou que terá informado a cliente no dia da verificação de medidas, que “…caso pretendesse avançar com o projeto, iríamos ter que cortar os pés e rodapés para caberem no espaço. A cliente não se opôs.” o que não é verdade pois não houve troca de informação relativamente a esse assunto tendo sido apenas questionada relativamente a manutenção de uma pedra de bancada já existente, assim como, à instalação de dois eletrodomésticos não IKEA, também pré-existentes. É ainda referido pelo técnico que “…o cliente mesmo com limitação de espaço (2.47 m) quis adicionar a moldura superior aos armários, o que ia aumentar o tamanho da cozinha em 1.3cm.” o que não faz sentido pois a adição do painel superior, já prevista na planificação final, apenas comprova que os proprietários não tinham conhecimento da limitação do espaço contrariamente ao sugerido. Na resposta ao nosso e-mail o técnico informa também que “No dia da instalação (…) fomos novamente retirar todas as medidas, foi verificado que havia uma parte do teto com 245.5cm, ou seja, não teríamos mais os 2.47 mas sim 245.5...”, no entanto, mais uma vez, a proprietária que se encontrava no local não foi informada que a cozinha planificada não era compatível com o espaço existente. Portanto todas as alterações aos pés e rodapés foram efetuadas por decisão do executante. Ainda assim o rodapé foi recortado sem recurso a equipamento próprio pelo que o corte se encontra irregular, os pés e o rodapé foram danificados e não foi aplicado em toda a envolvência do móvel, o que para além de impossibilitar a limpeza, por se encontrar aparafusado, ainda potencia a acumulação de lixo. Importa referir que o técnico não informou a cliente de que o painel superior não teria sido entregue pelo que se deduz que não terá verificado o material, nem as suas condições aquando do início da montagem, tendo sido confrontado com a sua ausência apenas aquando do contacto telefónico efetuado pelo Sr. Jorge Pereira. Face ao exposto e considerando que a cozinha planificada e por nós adquirida no IKEA, não é compatível com o espaço disponível, por motivos que nos foram alheios, não nos dando assim a possibilidade de efetuar alterações à planificação existente, e tendo em conta o mau serviço de verificação e instalação prestado por parte da empresa parceira do IKEA, vimos por este meio acionar os vossos serviços de apoio jurídico no sentido de sermos ressarcidos dos valores gastos até à data (moveis e instalação) por considerarmos não ser possível nenhuma reparação ou substituição que permita que a cozinha instalada vá ao encontro do produto e serviços por nós adquirido. Sem outro assunto, Aguardamos uma resposta, no sentido de resolver a questão. Cumprimentos Catarina Teixeira Associada nº 6629624-62

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste
M. R.
14/05/2024

Profissional sem competencias

Éxmos Senhores,pedi um trabalho de canalização que envolvia a compra de uma sanita e colocação da mesma em minha casa. A sanita foi comprada num tamanho inferior ao necessário porque o canalizador não tirou bem as medidas. O colaborador para remediar colocou um tubo que não fica conforme o local onde está colocada a sanita e apresenta um desvio para a frente. A sanita entope frequentemente porque o escoamento não está a ser feito corretamente. Para remediar terei de trocar a sanita e colocar outro tubo . Já tentei entrar em contato com o canalizador que não me atende nem responde as mensagens. E são isto profissionais !

Resolvida
S. M.
24/01/2024

Mau profissional

No dia 23 de Janeiro de 2024, fui contactada as 8:44 por um canalizador que disse que viu o meu pedido na ZAASK.As 15:00 chegou a minha casa sita na Rua. Penha de França 232, 3 esquerdo, 1150-309 Lisboa.O meu pedido era para verificar porque os canos cheiravam mal.E quando este canalizador saiu de minha casa, nem o cheiro ficou reparado e ainda por cima partiu uma peça da sanita que agora ninguém consegue arranjar. O senhor disse me que eu tinha de pagar pelo menos a deslocação de 50€ e disse que podia ser em MBWay. E assim o fiz. Ele disse que depois enviava factura. Também disse que ia tentar arranjar a peça que tinha partido e voltar a minha casa. Entretanto desde ontem nunca mais atendeu as minhas chamadas nem mensagens! Voçes tem pessoas fraudulentas a trabalhar na vossa plataforma e isto é perigoso e inadmissível! Eu não anotei com o nome do senhor... só tenho as mensagens trocadas e numero de telefone... Voçes são os responsáveis pelos meus danos.

Resolvida
E. P.
19/10/2023

Falha na Instalação de Cozinha da IKEA e Serviço da Zaask

Em 28/09/23, planejei a instalação da minha cozinha na loja IKEA, escolhendo a linha KNOXHULT (linha econômica). Seguindo as instruções do vendedor, paguei 50€ por uma verificação de medidas a ser realizada por um técnico. Esta taxa seria posteriormente descontada do valor total da instalação, que ficaria em 436,80€.O técnico da Zaask veio à minha residência em 04/10/23, confirmou as medidas e indicou os móveis que deveríamos comprar. Com a lista em mãos, dirigimo-nos à IKEA e finalizamos a compra. Ao longo deste processo, todo o contato e orientação provieram da IKEA, que nos assegurou que a Zaask era sua parceira confiável e que qualquer problema com a instalação seria responsabilidade da IKEA.No dia 12/10/23, ocorreu a instalação. Ficamos preocupados com os riscos na cozinha nova, mas ele nos tranquilizou afirmando que possuía equipamentos adequados e que a IKEA cobriria possíveis danos (nunca foi solicitado nenhum documento de canalização). No dia seguinte, percebemos um vazamento de água proveniente de um dos armários instalados (cano de esgoto do prédio). Entramos em contato com a Zaask e a IKEA, e ambas se eximiram da responsabilidade. A Zaask alegou que o técnico não tinha vínculo direto com eles e a IKEA se esquivou afirmando que a Zaask é empresa externa.Agora eu questiono:- No site da Ikea apenas a Empresa Zaask realiza esse tipo de instalação e apenas com eles que a Ikea fornece a garantia na instalação, não seria assim uma parceria? Já que em ambos os sites as informações, valores e garantias são as mesmas.- A Ikea que fez toda a ligação entre a Zaask e eu mas em momento fui informada que meus dados (nome, telefone, e-mail, morada, etc.), seriam partilhados com essa Empresa, não seria uma quebra da LGPD Europeia? Visto que passou todos os meu dados a uma Empresa que não tem responsabilidade pelos profissionais que trabalham com ela e sem a minha autorização? Então se eu contratei um serviço na Ikea e ela informou os meus dados a uma empresa externa e essa ainda compartilhou meus dados a um profissional que não tem vinculo com a mesma? - Qual o benefício em ter fechado uma instalação com a Ikea se a própria não tem responsabilidade com os danos causados (móveis danificados e perfuração do esgoto)? E segundo consta nas trocas de e-mails alegam que pela Ikea Family somente teria cobertura de troca ou reparação se eu tivesse realizado a montagem dos mesmos. Não faz sentido algum. - Não tenho que saber os termos que estão disponiveis no site da Ikea, pois eu realizei a compra em loja. Não teriam que ter me informado corretamente tais procedimentos e que a Empresa Zaask não é uma Empresa que faz parte do Grupo Ikea?- Com relação aos móveis danificados também a Ikea não se responsabiliza? Pois segundo o que foi informado pelo telefone eu teria que realizar a compra novamente dos artigos danificados pois a Ikea não é parceira da Zaask e não tem responsabilidade dos danos por eles ocasionados. E mesmo sendo Ikea Family não tenho nenhum benefício pois quem realizou a instalação foi um profissional.- Mesmo a Ikea informado no site que não se responsabiliza pela Empresa Zaask eu nunca entrei em contato com a mesma para saber os termos e condições, pois tudo foi tratado com a Ikea, e nenhum termo e condições foi me apresentado no ato do compra.- A Empresa Zaask diz não ter vinculo com o profissional que realizou minha instalação. E que eu escolhi e aceitei o orçamento. Porém em nenhum momento tive acesso ao site da Zaask, da escolha do profissional e os valores a mim apresentados foram pela Ikea no ato da compra do projeto. Concluindo, paguei um valor a mais pelo transporte e instalação dos móveis para evitar esse tipo de constangimento. Já tive que ir a Loja do Ikea três vezes e vou ter que ir novamente. Vou er que arcar com os danos de reparaçáo da tubulação do prédio, os moveis que foram afetados pelo vazamento e os moveis que tambem ou viram com defeito de fabricaçao ou foram danificados durante a montagem.

Encerrada
C. L.
19/10/2021

Burla

Boa tarde, Fiz um pedido para um serviço de electricidade na plataforma Zaask e o suposto profissional que esta representa, após análise do trabalho pretendido, alegou que teria de fazer um adiantamento do valor do material necessário para o serviço dizendo que eram políticas praticadas pela plataforma. Após o adiantamento do valor indicado pelo eletricista, este nunca mais apareceu e deixou de atender o telemóvel. Com isto, após pesquisa na plataforma deparei-me com vários comentários reportando situações semelhantes à que me aconteceu. Reportei à plataforma o sucedido à qual me foi respondido que não podem fazer nada incluindo eliminar a página do eletricista de forma a não poder voltar a burlar mais nenhum cliente visto ser uma prática recorrente. Após uma pesquisa deparei-me com variadas queixas de alguns profissionais que a plataforma representa o que me fez questionar qual é o controle da Zaask para selecionar os profissionais que representa. Aguardo análise do caso.Obrigada

Resolvida

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