Problema identificado:
OutroReclamação
E. P.
Para: Zaask
Em 28/09/23, planejei a instalação da minha cozinha na loja IKEA, escolhendo a linha KNOXHULT (linha econômica). Seguindo as instruções do vendedor, paguei 50€ por uma verificação de medidas a ser realizada por um técnico. Esta taxa seria posteriormente descontada do valor total da instalação, que ficaria em 436,80€.O técnico da Zaask veio à minha residência em 04/10/23, confirmou as medidas e indicou os móveis que deveríamos comprar. Com a lista em mãos, dirigimo-nos à IKEA e finalizamos a compra. Ao longo deste processo, todo o contato e orientação provieram da IKEA, que nos assegurou que a Zaask era sua parceira confiável e que qualquer problema com a instalação seria responsabilidade da IKEA.No dia 12/10/23, ocorreu a instalação. Ficamos preocupados com os riscos na cozinha nova, mas ele nos tranquilizou afirmando que possuía equipamentos adequados e que a IKEA cobriria possíveis danos (nunca foi solicitado nenhum documento de canalização). No dia seguinte, percebemos um vazamento de água proveniente de um dos armários instalados (cano de esgoto do prédio). Entramos em contato com a Zaask e a IKEA, e ambas se eximiram da responsabilidade. A Zaask alegou que o técnico não tinha vínculo direto com eles e a IKEA se esquivou afirmando que a Zaask é empresa externa.Agora eu questiono:- No site da Ikea apenas a Empresa Zaask realiza esse tipo de instalação e apenas com eles que a Ikea fornece a garantia na instalação, não seria assim uma parceria? Já que em ambos os sites as informações, valores e garantias são as mesmas.- A Ikea que fez toda a ligação entre a Zaask e eu mas em momento fui informada que meus dados (nome, telefone, e-mail, morada, etc.), seriam partilhados com essa Empresa, não seria uma quebra da LGPD Europeia? Visto que passou todos os meu dados a uma Empresa que não tem responsabilidade pelos profissionais que trabalham com ela e sem a minha autorização? Então se eu contratei um serviço na Ikea e ela informou os meus dados a uma empresa externa e essa ainda compartilhou meus dados a um profissional que não tem vinculo com a mesma? - Qual o benefício em ter fechado uma instalação com a Ikea se a própria não tem responsabilidade com os danos causados (móveis danificados e perfuração do esgoto)? E segundo consta nas trocas de e-mails alegam que pela Ikea Family somente teria cobertura de troca ou reparação se eu tivesse realizado a montagem dos mesmos. Não faz sentido algum. - Não tenho que saber os termos que estão disponiveis no site da Ikea, pois eu realizei a compra em loja. Não teriam que ter me informado corretamente tais procedimentos e que a Empresa Zaask não é uma Empresa que faz parte do Grupo Ikea?- Com relação aos móveis danificados também a Ikea não se responsabiliza? Pois segundo o que foi informado pelo telefone eu teria que realizar a compra novamente dos artigos danificados pois a Ikea não é parceira da Zaask e não tem responsabilidade dos danos por eles ocasionados. E mesmo sendo Ikea Family não tenho nenhum benefício pois quem realizou a instalação foi um profissional.- Mesmo a Ikea informado no site que não se responsabiliza pela Empresa Zaask eu nunca entrei em contato com a mesma para saber os termos e condições, pois tudo foi tratado com a Ikea, e nenhum termo e condições foi me apresentado no ato do compra.- A Empresa Zaask diz não ter vinculo com o profissional que realizou minha instalação. E que eu escolhi e aceitei o orçamento. Porém em nenhum momento tive acesso ao site da Zaask, da escolha do profissional e os valores a mim apresentados foram pela Ikea no ato da compra do projeto. Concluindo, paguei um valor a mais pelo transporte e instalação dos móveis para evitar esse tipo de constangimento. Já tive que ir a Loja do Ikea três vezes e vou ter que ir novamente. Vou er que arcar com os danos de reparaçáo da tubulação do prédio, os moveis que foram afetados pelo vazamento e os moveis que tambem ou viram com defeito de fabricaçao ou foram danificados durante a montagem.
Mensagens (2)
Zaask
Para: E. P.
Olá. Emília Parente,A Zaask é uma plataforma online que ajuda no processode contratação de serviços. Os/as clientes poderão receber várias propostaspara comparar valores, perfis, portefólios e avaliações de cadaprofissional ou empresa e contratar quem melhor se ajuste às suasnecessidades. Ao mesmo tempo, ajudamos profissionais e empresas aaumentarem o seu volume de trabalho e a dar visibilidade ao seu negócio,Temosuma parceria com a IKEA para realização de instalação de cozinhas. Nestemodelo não existe qualquer relação jurídica laboral ou de subordinaçãoentre o Profissional e a Zaask. A equipa profissional a que lhe foiatribuída tem a responsabilidade de realizar a instalação conforme descritano projeto IKEA, executando, por isso, os serviços que tenham sidoorçamentados.Todos os profissionais na plataforma terão seguro deresponsabilidade civil, que poderá cobrir essas situações, terá decontactar directamente o profissional pois é o responsável pela suamontagem,Esta situação está prevista nas nossas condições de serviço, podeconsultar aqui:s:zaask.zendesk.com/hct/articles/18847175560465-Instala%C3%A7%C3%B5es-de-cozinha-IKEA-Condi%C3%A7%C3%B5es-de-Servi%C3%A7o*3.A Zaask e o prestador de serviço selecionado não se responsabilizam portrabalhos de canalização, gás, eletricidade e por problemas decorrentes dosmesmos, a menos que esses serviços tenham sido pedidos pelo/a cliente eexpressos no orçamento.*Como informado anteriormente, deve fornecer oprojeto técnico de tubagens. Em caso de não ser fornecido o mesmo, qualquerdano inerente às fixações dos móveis será responsabilidade do/a cliente,que deverá proceder à reparação dos mesmos. Temos o documento deverificação de medidas em que refere que não há elementos estruturaisimpeditivos do cumprimento do projeto, assinado por si.No dia de hoje 20/10/2023, o profissional tentou entrar em contacto consigopara realizar a troca do movel e agendar a resolução do seu problema. Omesmo aguarda o seu contacto para confirmar o seu agendamento.De qualquer forma, estamos disponíveis para ajudar e esclarecer todas assuas questões através do canal cozinhas@zaask.com .Com os melhorescumprimento, Equipa Zaask*-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------*Parceira Oficial - Instalações de Cozinha e WCwww.zaask.pt CONFIDENCIAL.Esta mensagem (e eventuais ficheiros anexos) é destinada exclusivamente àspessoas nela indicadas e contém, designadamente para efeitos do disposto noartigo 108° do Estatuto da Ordem dos Advogados, matéria confidencial elegalmente protegida. Se receber esta mensagem por engano, agradecemoscontacto por e-mail ou por telefone e eliminação da mensagem e ficheirossem reproduçãoCONFIDENTIAL. This message (and any files attached) isintended only for the addressees named above and contains confidential andprivileged information, including for the purposes of article 108° of thePortuguese Bar Association rules. If you have received this message inerror, please notify us by e-mail or by telephone and delete this messageand any files attached without reproduction escreveu no dia quinta, 19/10/2023 à(s) 21:23:
E. P.
Para: Zaask
Zaask, vamos aos pontos:"Os/as clientes poderão receber várias propostaspara comparar valores, perfis, portefólios e avaliações de cadaprofissional ou empresa e contratar quem melhor se ajuste às suasnecessidades. " - Não tive comparação de valores, pois no site tanto da Ikea quanto da Zaask a instalação das cozinhas tem preços fixos por ml. Perfil, portifólios e avaliações dos profissionais não tive acesso já que a Ikea, assim que fechei a instalação com eles me direcionou o profissional para realizar o serviço, o mesmo entrou em contato comigo para verificação de medidas e data para a instalação da cozinha."Temosuma parceria com a IKEA para realização de instalação de cozinhas." (anexo e-mail da Ikea) - Segundo e-mail, a Ikea e a Zaask não tem qualquer vínculo. Se não tem parceria comercial, não foi uma falsa informação e repassagem dos meu dados pessoais irregularmente? Uma quebra da LGPD Europeia."Nestemodelo não existe qualquer relação jurídica laboral ou de subordinaçãoentre o Profissional e a Zaask. A equipa profissional a que lhe foiatribuída tem a responsabilidade de realizar a instalação conforme descritano projeto IKEA, executando, por isso, os serviços que tenham sidoorçamentados.Todos os profissionais na plataforma terão seguro deresponsabilidade civil, que poderá cobrir essas situações, terá decontactar directamente o profissional pois é o responsável pela suamontagem." - Então passaram meu dados sem autorização para um profissional que não tem ligação com a Zaask? Uma pessoa aleatória que nunca escolhi ou fechei contrato tem meus dados pessoais? Se os profissionais tem seguro contra esses danos, pq não fazem essa ligação vocês? Alem do mais, não fiz o pagamento para o profissional e sim para a Zaask. "Esta situação está prevista nas nossas condições de serviço, podeconsultar aqui:s:zaask.zendesk.com/hct/articles/18847175560465-Instala%C3%A7%C3%B5es-de-cozinha-IKEA-Condi%C3%A7%C3%B5es-de-Servi%C3%A7o*3." - Eu fechei a instalação da minha cozinha com a Ikea em loja física, em nenhum momento tive acesso as condições de serviço da Zaask. Até pq o funcionário que teria que me passar algumas informações foram passadas que a Zaask era a única empresa que teria a garantia de instalação por 2 anos (conforme consta no site). "*Como informado anteriormente, deve fornecer oprojeto técnico de tubagens. Em caso de não ser fornecido o mesmo, qualquerdano inerente às fixações dos móveis será responsabilidade do/a cliente,que deverá proceder à reparação dos mesmos. Temos o documento deverificação de medidas em que refere que não há elementos estruturaisimpeditivos do cumprimento do projeto, assinado por si." - Agora o cliente tem culpa de não saber os procedimentos de instalação? Nunca foi me solicitado projeto de tubagem. Eu ainda questionei o profissional com relação a verificação de canos nas paredes e ele informou que tinha maquinário para verificar.Acho um absurdo eu fechar um contrato de instalação com uma empresa (Ikea) ter outra realizando a comunicação entre cliente e profissional (Zaask) e ficar nesse jogo de empurra empurra e ninguem querer a responsabilidade. Até pq o pagamento foi para a Zaask e não diretamente ao profissional que veio na minha casa ao qual não escolhi ou fehei contrato. O profissional por sua vez não tem qualquer culpa do ocorrido. Acredito que foi pura falta de informações vindo tanto da Ikea quanto da Zaask, visto que alguns móveis vieram com alguns dados, o profissional montou e quando fui na Ikea para realizar a troca quando não fizeram a troca pois alegaram que o profissional não deveria ter montado pois pode ter sido ele que causou o dano. Porém conforme descrito no Ikea Family eu poderia realizar a troca caso eu tenha realizado algum dano no movel na montagem. E não faz sentido eles trocarem o que eu montei e não o que um profissinal, que eu paguei, montou.Aguardo resposta para solucionar meu problema.
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