Problema identificado:
Execução do trabalhoReclamação
C. F.
Para: Zaask
Santo António dos Cavaleiros 29/05/2024 Exmos Srs. Na sequência de uma avaria num frigorifico encastrado, ocorrida no dia 25 de abril de 2024, que danificou a base de todos os módulos constituintes de parte da cozinha, vimo-nos obrigados a remodelar os móveis em causa. No sentido de procurar uma solução dirigimo-nos, ao IKEA de Loures, e foi-nos agendada uma reunião com um profissional para planificação no dia 28/04/2024. Conforme solicitado pelo profissional levámos a planta da divisão e as respetivas medições efetuadas por nós. A planificação efetuada, com auxílio das informações solicitadas, teve por base uma cozinha, em exposição, que nos agradou e que correspondia às nossas necessidades. Na reunião fomos informados que a instalação seria efetuada por uma das empresas externas, parceiras do IKEA, e foi agendado o dia em que seria realizada uma visita para verificação das medidas por parte da empresa sugerida (ZAASK) pelo profissional. A visita de verificação foi realizada no dia 13 de maio já por parte da empresa parceira da ZAASK a Apex Solutions - Cozinhas e Bricolagem. No dia 14 de maio foi realizada nova reunião de planificação, no IKEA, em que foi apresentado o relatório de medidas realizado pela empresa. No dia 22 de maio, no período da manhã, foi efetuada a entrega do material adquirido, a pronto pagamento no dia da 2ª reunião de planificação, com o nº de encomenda 1435608952. No passado dia 23 de maio no período das 09:00h às 19:00h, foi destacada uma equipa para a instalação da cozinha que foi recebida por um dos proprietários. De modo a deixar a equipa trabalhar autonomamente a proprietária Sra. Catarina Teixeira , manteve-se nas divisões contíguas até porque estava a dar apoio a duas crianças, mas manteve-se disponível para qualquer solicitação. Nas vezes que teve interação com a equipa instaladora foi apenas questionada relativamente à necessidade de colocação dos painéis, que fazem parte da planificação e constituem o “frame” da cozinha, ao qual assentiu, pois eram parte importante da estética global e por isso já constava da planificação. Foi ainda questionada relativamente à dimensão da porta do módulo do esquentador e confirmou que as torneiras de segurança deveriam ficar ocultas. No final da instalação o técnico solicitou que confirmasse a realização do trabalho na plataforma da ZAASK para que dessa forma pudesse receber os honorários correspondentes. Após a instalação efetuada a signatária verificou com mais detalhe o resultado final e identificou uma série de erros, que considerou muito graves. Já na presença do 2º proprietário, o Sr. Jorge Pereira, continuou a verificação dos pormenores encontrando os erros que se descrevem de seguida e que são comprovados em fotografias anexas. A cozinha planeada contemplava um “frame” (moldura), que não foi aplicada na parte superior, o que altera completamente o aspeto pretendido e planificado. O rodapé, que deveria ter 8cm, foi cortado longitudinalmente e sem cuidado, sem autorização da proprietária, mesmo esta estando na divisão contígua, sendo de seguida aparafusado aos pés dos móveis já montados e sem os apoios que permitem a sua remoção para limpeza. Ainda assim, esta aplicação grosseira foi incompleta, sem acompanhar toda a estrutura, ficando o espaço do frigorífico sem rodapé. Verificámos ainda que mais do que um móvel ficou danificado (partido) sendo visível o dano, sendo que em um deles o colaborador tentou, sem sucesso, disfarçar com silicone. Julga-se que tanto o painel superior como o rodapé não terão sido aplicados conforme planeado uma vez que o pé direito da divisão não o permitia, tendo o técnico feito alterações às dimensões dos elementos sem informar os proprietários. Importa referir que em nenhum momento fomos informados dessa impossibilidade e que as medidas da divisão foram confirmadas pelo mesmo técnico que instalou a cozinha. Junto se anexam imagens que comprovam este e outros erros de instalação. No mesmo dia contactámos o técnico que efetuou a montagem, tanto pelos erros verificados como por falta do painel superior, e agendámos encontro no apoio ao cliente da loja IKEA de Loures. Foram reportados os diversos erros de montagem que o técnico refutou argumentando que o painel não se encontrava junto do restante material, sendo apresentada de imediato a reclamação no apoio ao cliente IKEA, ficando a sua entrega agendada para o dia 27/05/2024. Relativamente aos outros erros de montagem o técnico referiu que era comum a quebra dos móveis desta marca quando recortados. Uma vez que o técnico não reconheceu nem assumiu os erros referidos, entrámos em contato com o apoio ao cliente do IKEA para reportar a situação, e fomos informados que deveríamos efetuar uma reclamação para a ZAASK com conhecimento do IKEA anexando fotografias ilustrativas dos erros e danos reportados. No dia 26 de maio pelas 23:32h dirigimos à ZAASK, com conhecimento do IKEA, o referido e-mail, reportando a situação e obtivemos resposta no dia 28 de maio às 11:30h. De acordo com a empresa o técnico mencionou que terá informado a cliente no dia da verificação de medidas, que “…caso pretendesse avançar com o projeto, iríamos ter que cortar os pés e rodapés para caberem no espaço. A cliente não se opôs.” o que não é verdade pois não houve troca de informação relativamente a esse assunto tendo sido apenas questionada relativamente a manutenção de uma pedra de bancada já existente, assim como, à instalação de dois eletrodomésticos não IKEA, também pré-existentes. É ainda referido pelo técnico que “…o cliente mesmo com limitação de espaço (2.47 m) quis adicionar a moldura superior aos armários, o que ia aumentar o tamanho da cozinha em 1.3cm.” o que não faz sentido pois a adição do painel superior, já prevista na planificação final, apenas comprova que os proprietários não tinham conhecimento da limitação do espaço contrariamente ao sugerido. Na resposta ao nosso e-mail o técnico informa também que “No dia da instalação (…) fomos novamente retirar todas as medidas, foi verificado que havia uma parte do teto com 245.5cm, ou seja, não teríamos mais os 2.47 mas sim 245.5...”, no entanto, mais uma vez, a proprietária que se encontrava no local não foi informada que a cozinha planificada não era compatível com o espaço existente. Portanto todas as alterações aos pés e rodapés foram efetuadas por decisão do executante. Ainda assim o rodapé foi recortado sem recurso a equipamento próprio pelo que o corte se encontra irregular, os pés e o rodapé foram danificados e não foi aplicado em toda a envolvência do móvel, o que para além de impossibilitar a limpeza, por se encontrar aparafusado, ainda potencia a acumulação de lixo. Importa referir que o técnico não informou a cliente de que o painel superior não teria sido entregue pelo que se deduz que não terá verificado o material, nem as suas condições aquando do início da montagem, tendo sido confrontado com a sua ausência apenas aquando do contacto telefónico efetuado pelo Sr. Jorge Pereira. Face ao exposto e considerando que a cozinha planificada e por nós adquirida no IKEA, não é compatível com o espaço disponível, por motivos que nos foram alheios, não nos dando assim a possibilidade de efetuar alterações à planificação existente, e tendo em conta o mau serviço de verificação e instalação prestado por parte da empresa parceira do IKEA, vimos por este meio acionar os vossos serviços de apoio jurídico no sentido de sermos ressarcidos dos valores gastos até à data (moveis e instalação) por considerarmos não ser possível nenhuma reparação ou substituição que permita que a cozinha instalada vá ao encontro do produto e serviços por nós adquirido. Sem outro assunto, Aguardamos uma resposta, no sentido de resolver a questão. Cumprimentos Catarina Teixeira Associada nº 6629624-62
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Zaask
Para: C. F.
- Não escreva abaixo desta linha -O seu pedido de ajuda número (133784) foi actualizado. Responda a este email ou clique no link abaixo::zaask.zendesk.com/hc/requests/133784---- Zaask (Zaask) 31 de mai. de 2024, 17::54 GMT+1 Olá, Claúdia Filho,Esperamos que este e-mail a encontre bem. Lamentamos sinceramente por qualquer inconveniente que possa ter ocorrido em relação à instalação da sua cozinha. A sua satisfação é a nossa prioridade e estamos empenhados em resolver a situação da forma mais eficaz possível.Informamos que a Zaask é uma plataforma on-line onde os Clientes fazem constar os seus pedidos e interesse na prestação de determinado serviço, e onde os Profissionais prestadores de serviços vários se inscrevem com vista a ter acesso aos pedidos apresentados. A Zaask limita-se, na sua intervenção, a recolher os pedidos dos Clientes e as inscrições dos Profissionais prestadores de serviços, divulgando aqueles a estes, de forma a permitir o processo de escolha do Cliente. Sempre que a Zaask apresente ou indique um Profissional a um Cliente, caberá a este, única e exclusivamente e em última análise, aceitar a proposta de orçamento e serviços que lhe vier a ser apresentada, inclusive a que receber por intermédio da Zaask, e será o Cliente a decidir pela contratação do Profissional prestador de serviços. Não existe qualquer relação jurídica laboral ou de subordinação entre o Profissional e a Zaask.A equipa profissional que lhe foi atribuída tem a responsabilidade de realizar a instalação conforme descrita no projeto IKEA executando, por isso, os serviços que tenham sido orçamentados.A Zaask não se responsabiliza pela a confirmação dos materiais encomendados pelo cliente, sendo que é a da responsabilidade do mesmo que verifique se recebeu toda a mercadoria encomenda e qual o estado estrutural da mesma.Reforçamos que em resposta ao seu contacto, no email enviado no dia 28 de Maio de 2024, estamos disponíveis para enviar a equipa de profissionais e fazer a retificação dos pontos assinalados. Vamos pedir que a mesma a contacte de forma a poder agendar-se a retificação.Caso seja necessário mais algum esclarecimento adicional estaremos inteiramente à disposição.Equipa ZaaskEquipa de suporteZaask---- Reclamacao 30 de mai. de 2024, 19:45 GMT+1 Este email é um serviço de Zaask. Delivered by Zendesk. [W2D9K1-ZG3Y2]
Zaask
Para: C. F.
- Não escreva abaixo desta linha -Olá, ReclamacaoObrigada pelo seu contacto e atenção.Gostaríamos de saber a sua opinião relativamente à ajuda prestada pelo Apoio ao Cliente da Zaask. A nossa equipa trabalha para poder ajudá-lo/a em todas as suas questões, por isso é importante avaliar a resposta que recebeu assim como a ajuda que lhe foi dada.Caso não verifique que a sua questão foi atendida corretamente, responda ao email com as suas dúvidas e faça a avaliação mais tarde.Caso a sua questão esteja resolvida, se lhe for possível, dedique uns instantes a responder à seguinte pergunta, clicando num dos links abaixo:Como avalia o suporte recebido?Bom, estou satisfeitoMau, estou insatisfeitoEste é um lembrete sobre o assunto do ticket: Zaask (Zaask) 31 de mai. de 2024, 17::54 GMT+1 Olá, Claúdia Filho,Esperamos que este e-mail a encontre bem. Lamentamos sinceramente por qualquer inconveniente que possa ter ocorrido em relação à instalação da sua cozinha. A sua satisfação é a nossa prioridade e estamos empenhados em resolver a situação da forma mais eficaz possível.Informamos que a Zaask é uma plataforma on-line onde os Clientes fazem constar os seus pedidos e interesse na prestação de determinado serviço, e onde os Profissionais prestadores de serviços vários se inscrevem com vista a ter acesso aos pedidos apresentados. A Zaask limita-se, na sua intervenção, a recolher os pedidos dos Clientes e as inscrições dos Profissionais prestadores de serviços, divulgando aqueles a estes, de forma a permitir o processo de escolha do Cliente. Sempre que a Zaask apresente ou indique um Profissional a um Cliente, caberá a este, única e exclusivamente e em última análise, aceitar a proposta de orçamento e serviços que lhe vier a ser apresentada, inclusive a que receber por intermédio da Zaask, e será o Cliente a decidir pela contratação do Profissional prestador de serviços. Não existe qualquer relação jurídica laboral ou de subordinação entre o Profissional e a Zaask.A equipa profissional que lhe foi atribuída tem a responsabilidade de realizar a instalação conforme descrita no projeto IKEA executando, por isso, os serviços que tenham sido orçamentados.A Zaask não se responsabiliza pela a confirmação dos materiais encomendados pelo cliente, sendo que é a da responsabilidade do mesmo que verifique se recebeu toda a mercadoria encomenda e qual o estado estrutural da mesma.Reforçamos que em resposta ao seu contacto, no email enviado no dia 28 de Maio de 2024, estamos disponíveis para enviar a equipa de profissionais e fazer a retificação dos pontos assinalados. Vamos pedir que a mesma a contacte de forma a poder agendar-se a retificação.Caso seja necessário mais algum esclarecimento adicional estaremos inteiramente à disposição.Equipa ZaaskEquipa de suporteZaask Reclamacao 30 de mai. de 2024, 19:45 GMT+1 Qualquer questão disponha sempre.Obrigada!Este email é um serviço de Zaask. Delivered by Zendesk. [W2D9K1-ZG3Y2]
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