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Avaria embraiagem VW Polo

Em Maio de 2014 comprei um veículo Volkswagen (VW) Polo Diesel 1.4, novo, com a matrícula 55-OS-34. As revisões, dentro do período de garantia, que findou em Maio de 2019, foram feitas na oficina da marca, e recordo-me claramente de ter mencionado um ruído na embraiagem, que não considerava normal. Porém, não consegui esse registo no histórico da oficina. Em setembro de 2021, e com 63.000 km, o veículo ficou sem embraiagem. Dirigi-me a três mecânicos e todos consideraram estranho a embraiagem apresentar problemas de maior com a quilometragem do veículo. Atentando que não faço uma utilização inadequada da mesma, dirigi-me à VW do Entreposto Auto do Feijó para tentar perceber o que poderia ter ocasionado aquela avaria. O mecânico explicou-me que teria havido uma “ordem de reparação” a abranger os Polos equipados com motor bimassa. Dois funcionários da VW Autoeuropa confirmaram-me que teria sido detetado um problema associado ao motor bimassa e que não teriam acionado uma ação de chamada para a sua substituição pela despesa que tal causaria à marca. Ou seja, depreendo que para salvaguardar os interesses da marca, a VW agiu de má-fé para com os clientes que adquiriram as viaturas com defeito, esperando que o problema surgisse só após o período de garantia e, assim, imputassem as despesas do seu arranjo aos clientes. Pior ainda, elaboraram um “kit de reparação” que vendem por cerca de 1200€, enquanto a M. Caetano vende o mesmo kit por cerca de 600€. Isto é, para além de não ter corrigido um problema de origem, a VW ainda procura ganhar dinheiro com a venda do dito kit, dobrando o seu valor de custo. Dado que preciso do veículo no meu dia-a-dia, fui obrigada a suportar os custos do seu arranjo. O valor do kit e da mão-de-obra totalizou 904€. Envio em anexo a fatura do kit. Com esta reportagem desta situação, espero que a VW cubra os custos de aquisição do kit, uma vez que não foi um problema relacionado com a má utilização do veículo, mas sim de origem.

Encerrada

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