Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
Má Conduta da Penafiel Verde
Devido ao encerramento de uma das minhas contas bancárias, no dia 18/06/2025 dirigi-me presencialmente aos serviços da Penafiel Verde para fazer alteração de NIB para débito direto, situação que já nem é normal nos dias de hoje, pois todos os serviços como Eletricidade, via verde, operadoras de comunicações, entre outros essa alteração foi possível através de aplicações ou via Web, mas a Penafiel verde exige que me desloque no meu horario laboral presencialmente ao seu balcão que está aberto ao publico somente entre as 8.30 ás 12.30 e 13.30 ás 16.30. No entanto como cidadã com deveres procedi dessa forma e fiz o meu dever, antes de sair do local questionei se estava tudo em conformidade e foi-me dito que a alteração foi feita na hora, fiquei assim descansada. No dia 03/09/2025 na parte da manhã fico sem água, situação que não estranhei pois nos últimos 2 meses o prédio já ficou sem abastecimento de agua por 3 vezes (contando com esta), como nunca somos informados dos cortes, achei que era novamente alguma intervenção na via publica, no entanto na parte da tarde comecei a estranhar a demora na reativação e questionei os outros moradores se tinham abastecimento ao que um me responde que efetivamente já tinha, liguei de imediato ás serviços da Penafiel Verde que me informam que tenho uma fatura por pagar, o que eu contesto pois tendo Debito direto não poderia ter fatura por paga, a senhora que me fala do outro lado da linha refere que tenho e que se for ás faturas seguintes que recebi, no verso do lado esquerdo aparece essa mesma informação (em nexo), muito pouco visível ao olho do cliente que praticamente olha para a frente da fatura que é onde tem as informações que precisamos no dia a dia, ou seja a Penafiel Verde não tem interesse que essa informação esteja bem visível para o cliente, enquanto estou em chamada vejo os meus movimentos de conta e vejo que tenho faturas debitadas pela Penafiel Verde nestes últimos meses mas que a fatura que deveria ter sido debitada a 30/06 não foi debitada, peço á senhora que me ajude a resolver a situação pois tenho um bebê de 2 anos e não posso estar sem abastecimento de água, ao que ela me diz que não pode fazer nada pois os serviços ao publico encerraram ás 16.30h, a minha chamada é das 16.31h (em anexo), noto logo aqui má vontade em resolver a situação, sendo que me continuam a informar que tenho que ir aos serviços no dia seguinte a partir das 8.30h pois tem de ser lançada uma Entidade e Referencia para o Pagamento em atraso, começo então a questionar como é feito o corte sem que informem o cliente ao que dizem que me ligaram e não atendi, começo a procurar no meu Telemóvel e no dia 01/09/2025 ás 14.29h tinha uma tentativa de contacto da Penafiel verde, como estava a trabalhar não atendi, e como foi apenas uma única tentativa e tinha aviso de relatório de SPAM ignorei essa chamada pensando que seria tentativa para me vender algo, a senhora diz em seguida que foi enviada uma carta de aviso, informo que não recebi nada e a senhora basicamente me despacha dizendo que não pode fazer nada. Hoje 04/09/2025 assim que chego ao Serviço de atendimento pelas 8.30h digo que se passa, ao que me dizem que eu não posso encerrar uma conta sem que a Penafiel Verde faça o pagamento da fatura que está lançada, ou seja eu tenho que questionar a Penafiel Verde como devo gerir as minhas contas Bancárias, ainda me dizem que se fosse ao Site dos CTT e coloca-se o meu NIF teria lá o aviso de corte (pois eu tinha que adivinhar que tinha uma fatura por pagar e que a Penafiel Verde enviava uma carta por CTT e que isso tudo estava no site dos CTT onde entro com o NIF) para ser clientes da Penafiel Verde temos tambem que ser Bruxos, quando me mostram a tal carta com o aviso de corte que me enviaram noto que o mesmo só tem nº de porta, falta andar e lado do apartamento, ou seja foi encontrado o motivo para não receber a informação, no entanto nos documentos em anexo no contrato de instalação podem ver que na minha informação de cliente a morada está completa, mais um erro da Penafiel Verde, volto a questionar porque razão não avisam o cliente com o envio de uma carta registada e respondem que não são obrigados a fazer isso, pergunto por que razão a quando a tentativa de contacto telefônico não enviaram uma mensagem ou email dizem que não é procedimento deles, no entanto as faturas são enviadas por email. Estou a regularizar o pagamento em atraso de 26.49€ e questionam se podem incluir os 68.60€ questiono de que é esse valor e informam que é o valor para poder voltar a ter o reabastecimento de água de volta, neste momento entendi tudo, a Penafiel Verde corta o Abastecimento pois não tem trabalho nem esforço algum para informar o cliente e depois para que este volte a ter água informa-o deste valor ao qual acresce 4.67€ de uma carta enviada com morada errada por eles, tudo uma questão de faturação e dinheiro fácil para esta entidade. Para melhorar a situação umas das pessoas do atendimento ainda refere que receberam a informação do banco que a fatura não foi aceite pois a conta estava encerra, quando questiono porque não tentaram um novo levantamento á conta certa, visto que têm a minha autorização de debito de dia 18/06 e que as faturas do mês 6 e 7 foram levantadas sem problema já nessa conta, ao que me dizem que não é o procedimento. Conclusão seguramente o procedimento e ordens que eles têm dos superiores na Penafiel Verde é de conseguir dinheiro fácil do cliente que digno e cumpre os seus deveres no dia a dia, que nunca teve um atraso de pagamento em uma única fatura. Para concluir, irei reclamar em todos os locais que existirem até conseguir a devolução do que me foi cobrado indevidamente, e tambem conseguir uma mudança de procedimentos na Penafiel Verde, de forma a que mais nenhum cliente possa passar pela mesma situação lamentável. Cumprimentos.
valor de restabelecimento do bem essencial
Venho por este meio informar V. Ex.as que, por lapso meu, não efetuei o pagamento de uma fatura de água, que recebo por email. Paguei a fatura do mês seguinte e entretanto, cortaram-me a àgua. Dirigi-me aos serviços da empresa e expliquei a situação, que por lapso não efetuei o pagamento mas que não tinha sido notificada da falta de pagamento. A senhora vervalizou que tinham lá o Aviso de Receção da carta que não foi assinado por mim. Portanto, eles enviarm uma carta registada com AR, que não foi levantada por mim porque efetivamente não recebi o aviso. Só enviaram esta carta. Obrigaram-me a pagar o valor do restabelecimento, 70.00€ mais a fatura que estava em divida com juros. A senhora ainda me disse que não valia a opena reclamar que a administação não queria saber porque este valor tinha sido aprovado em Assembleia Municipal. Venho por este meio, solocitar a devolução do valor do restabelecimento da água.
Problema fatura da água
Venho por este meio comunicar uma situação referente à minha ultima fatura de água, fatura essa que mais que duplicou no mês de Outubro.Depois de verificar, deparei-me com uma fuga de água, fuga essa que de imediato reparei, e fiz questão de enviar um mail para a empresa da água (Penafiel Verde) a dar conta do sucedido, em que recebi a seguinte resposta:o seguimento do exposto aos serviços administrativos da Penafiel Verde E.M. hoje dia 12/11/2020 informamos que, após análise ao seu processo, verifica-se que não cumpre com o requisito para ser considerada fuga de água, ou seja, o consumo do mês de outubro, teria que ser 6 vezes superior à sua média nos últimos 12 meses, de acordo com o tarifário em vigor para o ano 2020, aprovado em Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal no dia 21/10/2019.Compreendemos a situação e o quando é delicada, no entanto não podemos dar provimento ao solicitado por V. Exa, no entanto, se assim o pretender, pode solicitar o pagamento da fatura de 10/2020 em 12 prestações.De salientar que tenho provas em como se tratou de uma fuga, provas essas que enviei para a Penafiel Verde, mas mesmo assim não aceitaram.Se me puderem ajudar, agradeço.
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