Reclamações recentes

A. E.
15/09/2025

Encomenda não recebida nem dinheiro devolvido

Eu, Angela C. Alves Esteves Seguro, residente em Sobral de Monte Agraço, venho por este meio expor a seguinte situação para análise e intervenção dessa entidade: No dia 26/08/2025, efetuei uma compra no website da Kiabi (Encomenda n.º328682754) no valor de 84€ (oitenta e quatro euros), através da plataforma MB WAY. Até à presente data, não recebi qualquer atualização ou entrega dos artigos adquiridos, nem o reembolso do valor pago. No próprio dia, entrei em contacto com a Kiabi, que me informou que o seu facilitador de pagamento não tinha recebido o valor, remetendo-me para a SIBS e para o meu banco (Crédito Agrícola). Tanto a SIBS como o Crédito Agrícola confirmaram que o pagamento foi efetuado com sucesso. Apesar destas confirmações, a Kiabi continua a alegar que aguarda a resolução junto do seu facilitador de pagamento e não me devolveu até ao momento o montante pago. Relembro que a compra foi efetuada diretamente à Kiabi, pelo que é à Kiabi que compete assumir as consequências deste erro, e não ao cliente, que se encontra sem o dinheiro e sem os artigos adquiridos. Tenho tentado, por diversas vezes, resolver esta situação de forma amigável, mas a Kiabi limita-se a “empurrar” o assunto para terceiros, sem assumir uma atitude correta e diligente. De acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro (contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial), os consumidores têm direito à execução atempada do contrato ou, em caso de impossibilidade, ao reembolso imediato dos montantes pagos (artigos 7.º e 12.º). Adicionalmente, o Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de abril (transposição da Diretiva 1999/44/CE) consagra o dever do vendedor cumprir o contrato e entregar os bens adquiridos em conformidade, responsabilizando-se por incumprimentos. Face ao incumprimento destas obrigações legais por parte da empresa, venho solicitar a intervenção dessa entidade para defesa dos meus direitos de consumidor e para que seja efetuado o reembolso imediato do valor pago, bem como salvaguardados os meus restantes direitos legais.

Em curso
C. S.
06/08/2025

Assunto: Compra não recebida — Pedido nº 3252-63554 (KIABI)

No dia 24/07/2025, fiz uma compra na loja online da KIABI (pedido nº 3252-63554). A encomenda ficou em estado de “preparação” até o dia 29/07. Após vários contatos via WhatsApp com a atendente Sra. Tereza, a situação mudou de forma súbita para "enviado", "entregue" e depois "recolhido", tudo no mesmo dia. Não recebi a encomenda. A KIABI alega que o CTT confirmou a entrega, mas não me forneceram nenhum código de rastreio, comprovativo de entrega ou assinatura de receção. Solicitei várias vezes o reembolso desde o dia 31/07/2025, e até hoje não me reembolsaram. Entendo que a KIABI está a induzir em erro os consumidores com informações falsas sobre as entregas. Exijo o reembolso imediato.

Em curso
S. B.
23/04/2020

Não reembolsam encomendas canceladas por eles!

Fiz uma encomenda no site da Kiabi no dia 30 de março de 2020 com notificação para pagar por multibanco até ao dia 1 de abril. Cinco minutos depois de fazer o pagamento dia 1 de abril, recebo um email a avisar-me que a encomenda foi cancelada e que a transação não foi realizada, contudo, o valor da encomenda foi-me descontado da conta pelo que contactei imediatamente a empresa. Primeiro responderam-me que o valor ia ser automaticamente devolvido para a minha conta, uma semana depois (após novo contacto meu), dizem-me para esperar um pouco mais. Duas semanas depois dizem-me que afinal se enganaram e precisam de um comprovativo de compra e do meu NIB para fazerem a devolução. Três semanas depois recebo um email a dizer que a encomenda vai ser expedida, ao que eu peço para cancelarem uma vez que entretanto adquiri os mesmos artigos noutra loja por estar a necessitar deles (e porque me tinham cancelado a encomenda!). Para meu espanto, respondem-me a dizer que são processos automáticos e que não conseguem cancelar o envio, como se isso fosse possível numa loja online. Portanto, vou ter que receber uma encomenda que me foi cancelada, cujo reembolso me foi prometido durante 3 semanas e se quiser devolver terei que pagar portes de devolução que pelos  CTT serão mais altos que o valor da compra.

Resolvida
E. T.
20/06/2018

Problema com reembolso de encomenda não enviada

Inicialmente fiz uma reclamação com o seguinte texto :No passado dia 1 de Maio fiz uma encomenda com o número enunciado em cima e 23 dias depois ainda não tenho comigo os artigos que atempadamente paguei e nenhuma justificação para este ridículo e escandaloso prazo de entrega.

Resolvida

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.