Reclamações recentes

M. P.
22/06/2024

reembolso de despesas por atraso de voo

Exmo(s). Senhore(s), Recentemente, para uma viagem a Nova Iorque, contratámos um seguro de viagem da companhia “InterMundial” através da Logitravel. No dia de regresso, o primeiro de 2 voos partiu com 2 horas de atraso, pelo que, após a aterragem, o tempo entre a saída do avião e os procedimentos de segurança, não nos permitiu embarcar no voo de conexão para Lisboa. A Air Canada prontamente nos colocou em novos voos, que nos fez chegar a Lisboa com um atraso de 20h, passando várias horas num aeroporto dos EUA, pelo que tivemos despesas de alimentação (almoço). Uma vez que o seguro de viagem contratado incluía “Gastos ocasionados pela perda de ligações do meio de transporte (pelo menos 4 horas tarde): 100 €.”, contactámos a agência, que, após analisar a situação, nos solicitou toda a documentação, incluído recibos de todas as despesas.. No entanto, a nossa solicitação de reembolso à companhia foi negada, com a justificação de o atraso ter sido de apenas 2 horas (e a elegibilidade ser para atrasos superiores a 4 horas). Contestámos a decisão alegando que a redação da cláusula não clarifica que apenas é considerado o atraso de um voo, e é facilmente interpretável como sendo o número de horas entre a perda de um voo e a partida do voo para o destino final. A companhia, antes de nos pedir toda a documentação, já sabia os detalhes do atraso e perda oficial do voo, pelo que solicitámos uma reanálise ao processo. Porém, não obtivemos reposta. Solicitamos o vosso parecer sobre este assunto. Em anexo, enviamos o contrato do seguro e a resposta final da Companhia de Seguros. Com os melhores cumprimentos, Graça e Margarida

Encerrada
R. M.
22/09/2022

Reclamação Seguro de Viagem

ReclamaçãoEu, Rui Carlos Leal Maia, acompanhado pelo meu certificado de seguro terminado a 13/09/2022 com o número da apólice PTE01-I21-10A8 assim como a minha companheira Susana Oliveira e a nossa filha de 2 anos, Francisca Oliveira Maia vimos por este meio mostrar o maior desagrado para com o vosso seguro. Não sei o que se passou comigo (Rui Maia), começou por uma dor de cabeça, depois tosse, febre, tremores, falta de ar, dores insuportáveis no corpo recorrendo então ao brufen 600 mg mas as melhoras não eram nenhumas chegando ao ponto de expetorar sangue. Nunca me passou pela cabeça chegar aquele estado.Resolvi, então, ativar o seguro de saúde olhando ao estado em que me encontrava. A primeira chamada e primeiro contacto com vocês foi no dia 12/09/2022 ás 12:18 horas locais com tempo de conversação de 20 minutos e 48 segundos. Aqui fica um breve resumo dessa chamada:- Após atenderem a chamada, pedi ajuda tal era o meu desespero e dei todas as informações que me foram pedidas.Primeiramente uma senhora espanhola muito simpática tentando me acalmar, e eu já sem forças para expressar a língua espanhola da melhor forma, disse me então que iria passar a chamada a um colega português para melhor entendimento da língua. Este senhor ( um português espanholado ), disse que estava a criar o processo após eu lhe explicar novamente o estado em que me encontrava. Falou das coberturas de assistência médica e sanitária, dizendo que a minha era muito pequena ( 1500€ ). Não respondi porque já não tinha forças para fazê-lo, mas a chamada continuou e disse-me que iria continuar com a criação do processo. Outros dados foram facultados: localização onde me encontrava, nome do hotel, contacto do mesmo…Por fim, informa que o processo foi criado, que agora iria ser enviada a ajuda e iria também ser contactado por um profissional. Ás 15h45 horas locais, fui contactado pelo seguinte número: 0034910509168 e a voz fazia referência ao senhor que teria aberto o processo a informar que o médico já estava a caminho, pedindo o número do quarto onde me encontrava, que lhe foi fornecido imediatamente, (414 – nunca esquecerei) e disse também que quando o médico estivesse muito próximo do local seria novamente contactado para abrir a porta. Às 18:32 horas locais, o desespero era tanto e o médico sem chegar (passaram 2h40 minutos de espera).Decidi então ligar para o número 0034910509168, um pouco de música, atenderam e perguntaram o que precisava. Expliquei que estava á espera do médico, indiquei novamente o número da apólice assim como os dados que me foram pedidos, e do outro lado da linha dizem-me que não havia nenhum processo criado com os meus dados mas para aguardar um pouco que iam confirmar o que se estava a passar. A partir deste momento (vamos contar 5 segundos), a chamada cai fazendo um piii contínuo, e até hoje não tive qualquer contacto destes senhores. Por muito que o meu estado de saúde não fosse importante para esses senhores (mesmo eu a pagar), para mim e para a minha família é. Mas a estes senhores já lá vou. Desesperado fui pedir ajuda á receção do hotel onde, desde já, agradeço o serviço prestado e deram me duas hipóteses: médico no local (que não cobrava mais de 100€ por assistência) ou ir á farmácia disponibilizando-se para me chamarem um táxi. Decidi ir á farmácia, expliquei tudo o que estava a passar e a sentir e fui medicado. Gastei 30€ em medicação mais 10€ de táxi. Voltei para o hotel, tomei a medicação como prescrita e deitei-me. No dia seguinte acordei um pouco melhor apenas da tosse, tudo o resto se mantinha e nesse mesmo dia voltaria ao meu país continuando a medicação que comprei em Espanha, pois lá foi-me dito para fazer a mesma 4 dias. Por último, em relação a estes senhores da INTERMUNDIAL, não passam de mais uns mentirosos que só interessa vender seguros para aumentar ainda mais o papo daqueles que gerem esta empresa. Mais informo que esta reclamação não só vai ser enviada para a INTERMUNDIAL mas também para todos os canais alternativos, e se conseguir chegar aos meios de comunicação irei fazê-lo: DECO, TURISMO PORTUGAL, AGÊNCIA DE VIAGENS…A minha agência de viagens também esta a par de toda a situação e não está contente com o sucedido. Eu tinha seguro contratado do dia 08/09/2022 a 13/09/2022 e não tive ajuda no dia 12/09/2022. Infelizmente e derivado ao meu lamentável estado de saúde a minha companheira e filha de apenas 2 anos foram sem dúvida as minhas guerreiras porque mesmo sem conseguirem comunicar em espanhol como eu comunicava nunca me abandonaram. Fui de táxi, gastei dinheiro para o mesmo assim como para a medicação que me foi recomendada, mas não estamos aqui a lamentar o nosso dinheiro gasto porque para nós a saúde é mais importante que o dinheiro.Não possuo recibo do táxi assim como não possuo da farmácia, o desespero era tal que não nos lembramos de pedir os mesmos. As únicas provas que possuo são os registos das chamadas telefónicas e o tempo de conversação, pois infelizmente a minha aplicação de gravação de chamadas não estava a gravar, pois se estivesse era obvio que o desfecho desta situação não se resolveria apenas com esta reclamação, mas sim por via judicial. A estes senhores vou-me abster de falar porque não há palavras para descrever tal ato, então havia processo criado e do nada o processo desapareceu e nem mais uma chamada. De uma coisa tenho a certeza, se voltar a viajar nunca mais contrato a empresa INTERMUNDIAL, pois o desfecho podia ter sido pior. Hoje, 17/09/2022, passados 4 dias da minha viagem e da toma da medicação que me foi recomendada (mandaram-me fazer 4 dias) em Espanha, as melhoras são muito poucas tendo de recorrer ao médico. Foi – me diagnosticado a mim e á minha filha de 2 anos uma valente virose estando ja medicados para o mesmo mas mais uma quantia gasta, tendo desta vez o comprovativo mas de nada deve servir, e sete dias de baixa não podendo trabalhar .

Encerrada
G. M.
18/08/2020

sinistro de seguro de cancelamento de reserva de estadias

Boa tardeEm janeiro de 2020 fiz uma reserva para o mês de Julho de 2020 com início a 4 de Julho na agencia de viagens Logitravel, e como habitualmente, contratei uma tarifa não reembolsável e na mesma reserva da Logitravel contratei um seguro de cancelamento de estadias da seguradora Intermundial.No final do mês de Junho a minha entidade patronal informou-me que o meu periodo de férias agendado ia ser alterado por motivos de organização do pessoal.De imediato entrei em contacto com a Logitravel que se recusou a emitir ou voucher para nova reserva ou a proceder à alteração da mesma para outra data, por ter contratado uma reserva não reembolsável.Assim a Logitravel indicou que deveria abrir um sinistro par seguradora Intermundial para o reembolso da reserva.A activação do seguro por email, uma vez que os contactos telefónicos foram desactivados, foi feito no dia 15 de Junho.Por não ter resposta no dia 27 de Junho reenviei a participação.Só recebi uma primeira resposta da Intermundial no dia 24 de Julho, mais de 40 dias após a minha reclamação original. Nesta resposta disseram que como não foi feita o cancelamento da reserva não havia direito a indemnização.Contactei a logitravel que me enviaram um documento de cancelamento da reserva onde mencionava a perda da totalidade do valor da mesma, sendo que enviei de imediato esta comunicação para a Intermundial.Seguidamente a intermundial diz que contactou a Logitravel e apurou que não existiram custos pelo cancelamento da reserva, o que é falso pois a mesma foi paga na totalidade em Janeiro, como está registado na logitravel, e assim o custo do cancelamento da reserva foi a totalidade da mesma.Toda esta comunicação e comunicações estão em poder da Intermundial que desde o dia 27 de Julho não responde aos meus emails.Mais informo que a referida seguradora ainda não tem as linhas telefónicas a operar, apenas o contacto por email está activo.Solicito o vosso parecer.Os meus cumprimentosGonçalo Macedo

Resolvida
L. N.
23/07/2019

Problema com reembolso da InterMundial seguros

Assunto: InterMundial - expediente AS5003538Exmos. Senhores,1. A escola do meu filho organizou uma viagem de finalistas dos seus alunos em março de 2019. Foi contratado com a vossa empresa um seguro multiassistência para essa viagem. Tendo ocorrido um acidente nessa viagem de que resultaram tratamentos em Portugal, foram feitos diversos contactos com a vossa empresa para que se efetuasse o reembolso das respetivas despesas tal como previsto nas coberturas do seguro.2. O primeiro contacto com a vossa empresa foi feito através da escola logo após o acidente mas só após várias diligências e tentativas de contactos é que finalmente no dia 3 de abril de 2019 recebi orientações sobre os procedimentos a ter e que foram os seguintes:“O pai deverá enviar um e-mail para siniestros@intermundial.es. Neste e-mail deve enviar cópia dos seguintes documentos:- Cartão de Cidadão- Apólice do seguro- Despesas médicas- NIB (do aluno, se maior, ou do encarregado de educação)”3. No dia 8 de abril de 2019 enviei à vossa empresa o pedido de reembolso juntamente com os documentos indicados no ponto 2 acima. A resposta da vossa empresa a esta mensagem chegou apenas no dia 13 de maio de 2019. Nessa resposta a vossa empresa solicitou mais documentos:“ - Carta com esclarecimentos sobre o sinistro, informando raz?o de n?o haver comunicado assist?ncia do seguro sobre o ocorrido. - Informes m?dicos que acreditem sinistro em destino.”4. Seguiram-se várias trocas de mensagens em que a vossa empresa solicitou esclarecimentos adicionais sobre o acidente aos quais fui respondendo com informações e documentos adicionais.5. Finalmente, no dia 23 de julho de 2019, recebo da vossa empresa a seguinte mensagem.“Lamentamos informar que não podemos proceder ao reembolso solicitado, dado que de acordo com o indicado nas disposições adicionais da apólice que transcrevemos a seguir, para haver cobertura é necessário avisar previamente à companhia: 11. Disposições adicionais: O Segurador não assumirá obrigação alguma relativamente a prestações que não lhe tenham sido solicitadas ou que não tenham sido efetuadas com prévio acordo, salvo em casos de força maior devidamente justificados. Se não for possível a intervenção direta da ARAG durante a prestação de serviços, esta estará obrigada a reembolsar ao Segurado as despesas devidamente demonstradas que derivem de tais serviços, dentro de um prazo máximo de 40 dias a partir da apresentação dos mesmos.”6. Venho reclamar desta vossa decisão em recusar o reembolso das despesas de tratamento cobertas pelo seguro de viagem pois é injustificada e demonstra má fé da vossa parte. Se de facto a vossa empresa pretendia um acordo prévio, então tal pedido de acordo deveria ter sido feito previamente, ou seja, deveriam ter feito um pedido de acordo logo no início das comunicações entre mim e a vossa empresa em março de 2019. Entendo também que é uma prova de má fé da vossa parte o terem referido a necessidade de um acordo prévio apenas agora, nesta última mensagem de 23 de julho, passados 4 meses desde o primeiro contacto com a vossa empresa e após inúmeras trocas de mensagens e envio de documentação.Assim, serve a presente missiva para solicitar o reembolso das despesas de tratamento em Portugal cobertas pelo seguro contratado no montante de 2.000,00 euros.Aguardo resposta por escrito e reembolso.Com os melhores cumprimentos,L.N.

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.