Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
Garantia ineficaz- produto com defeito
Exmos. Senhores, Em 21/12/2023 adquiri um/uma camara fotográfica por 1595€. Em 21/12/2023 recebi o vosso produto, mas sucede que este apresentou um defeito ainda antes do final da garantia: - Touchscreen do LCD quando liagava não funcionava Comuniquei-vos de imediato o problema, em 29/12/2023, para que procedessem à reparação. Mas apenas consegui manda la a 23/01/2024 devido a minha agenda de trabalho. A camara regressou da garantia mas voltou a regressar com o mesmo problema no qual disseram que não detaram nada. Voltou a ir para a garantia, desta vez para mudarem o LCD. Quando regressou reportei e fiz videos a mostrar que a câmara continuava com o mesmo problema. Entretanto ja foi mais 1 vez a garantia e desta vez a câmara veio pior do que ja estava. Fiz uma reclamação mas a resposta que tive e que tenho que mandar outra vez a câmara para a garantia. Estamos a falar que isto e um produto de 1595€ e estou constantemente a envia la para Espanha para a garantia, apenas para o produto ser devolvido com o mesmo problema. Exijo que me devolvam o dinheiro ou então que me troquem a câmara porque neste momento ja me esta a impossibilitar de conseguir trabalhar com ela.
BLOQUEIO GEOGRÁFICO
Exmos. Senhores, A 11 de fevereiro efetuei uma encomenda com o número o1378504840 na loja online da Canon Portugal, no valor de 1.189,97€. Antes da aceitação da encomenda registei o meu endereço para a entrega em Ponta Delgada, nos Açores. Depois de colocar a informação sobre o cartão de crédito e fazer a aceitação da encomenda recebi um email com a confirmação da encomenda efetuada. Envio cópia deste email em anexo. Passado pouco tempo recebi um email a cancelar a encomenda indicando que não seria possível entregar esta encomenda uma vez que a morada não está localizada em Portugal continental. Ora, com a entrada em vigor da lei que visa a proibição das práticas de bloqueio geográfico e de discriminação nas vendas eletrónicas para os consumidores das regiões autónomas, deixou de ser possível restringir vendas online para os Açores e para a Madeira. Apesar de ter dado conhecimento desta situação à Canon a mesma não deu qualquer tipo de resposta. Importa também referir que o montante da encomenda ficou cativo no meu cartão, situação que considero igualmente ilegal. Pedia assim a vossa ajuda para que possa, junto da Canon, fazer valer os meus direitos. Irei também. junto da ASAE e da Inspeção Regional da Atividades Económicas dos Açores, denunciar esta situação. Cumprimentos., António Santos
Artigo com garantia
Em meados de Novembro de 2024 entrei em contacto com a Canon em Portugal para acionar o processo de assistência de uma impressora que comprei em Setembro, ou seja o produto em questão estava mais que no período de garantia. Dia 18 de Novembro foi oficialmente iniciado o processo com o número de referência mencionado em cima. Dito isto, apenas obtive uma resposta dia 27 de Dezembro de 2024, mais que excedido o período legal de 30 dias para garantia, em que me foi dito pelo centro de reparações da Canon em Espanha que não iam arranjar a impressora e ainda me apresentaram um orçamento de 140€ caso eu a quisesse a arranjar, pois eu não tinha direito a usufruir da garantia porque a impressora chegou lá toda em peças e a avaria pela qual a enviei para lá foi erro do utilizador. A acompanhar este email enviaram-me fotos da minha impressora toda partida. Obviamente ela não saiu daqui nesse estado. Não foi embalada na caixa original, pois nunca me foi dito que temos de guardar a caixa original os 3 anos da garantia, mas foi devidamente embalada e não se justificava o estado em que ela lá chegou, a não ser que fosse pontapeada e atirada ao chão pela transportadora, algo que não deveria ser da minha responsabilidade, visto que a Canon paga o serviço de recolha deveria pagar também o seguro da mesma. Finalmente, após um debate constante com a marca, foi me dito que não é da responsabilidade da Canon o processo de recolha, nem o tempo que me demoraram a transmitir a informação de que a impressora chegou no estado em que chegou e que não iria ser feito o arranjo, que volto a ressalvar que foi bem além dos 30 dias legais previstos para o processo de assistência. Resumindo fiquei sem impressora, sem reembolso, sem arranjo, e ainda fui enxovalhado pela Canon. A impressora tinha uma avaria mas estava, no entanto, funcional. Agora está em peças.
Discriminação na Venda de Produtos com Base na Localização Geográfica
Sou fotógrafa profissional e resido no arquipélago dos Açores. Em Junho de 2022 efectuei uma compra de duas câmeras Canon R6 no site da Canon no valor de 4.979,98€ e tive de colocar uma morada em Portugal Continental, para que um familiar depois me enviasse para os Açores, pois a Canon não enviava as encomendas para os Açores.Este ano, em Junho de 2023, li nos Termos de Venda no site da Canon“6. ENTREGA 6.1 Oferecemos entrega normal gratuita em todas as encomendas com um valor de 30,00 € ou superior. (...) Temos como objetivo entregar os artigos no prazo de 3 a 4 dias úteis, embora possa demorar mais no caso de localizações distantes ou ilhas. Como li que em entrega dizia ilhas, efetuei uma encomenda de uma objectiva Canon 50mm 1.4. no valor de 329,99€ que estava com valor promocional.Após ter recebido um email de Confirmação da minha encomenda, recebo 2 dias depois um email a informar que a minha encomenda tinha sido Cancelada devido a região estar fora do escopo de entrega da Canon.” não me tendo sido oferecida alternativa para poder enviar a minha encomenda para uma morada em Portugal Continental e não tendo outra solução a não ser efectuar nova encomenda sem o preço promocional e para uma morada em Portugal Continental.Segundo a lei a Lei n. 7/2022, de 10 de Janeiro que visa a “Proibição das práticas de bloqueio geográfico e de discriminação nas vendas eletrónicas para os consumidores das regiões autónomas”, a Canon encontra-se em incumprimento e não está a agir conforme a lei.Destaco o “Artigo 5.Acesso a bens e serviços1 — O comerciante não pode aplicar condições gerais de acesso aos bens ou serviços diferentes em função do local de residência ou do local de estabelecimento do consumidor em território nacional.2 — O comerciante tem a obrigação de disponibilizar condições de entrega dos seus bens ou serviços para a totalidade do território nacional.3 — A obrigação imposta no número anterior não impede que o comerciante proponha condições de entrega distintas em função do local de residência ou do local de estabelecimento doconsumidor, nomeadamente quanto ao custo da entrega.”
atendimento
Comprei um produto online e recebi notificação da transportadora. No entanto, quando a encomenda não chegou na data prevista e ter sido informada pela transportadora que a Canon não tinha entregue a encomenda, contactei a própria Canon. A resposta foi que eu não tinha completado o pagamento via Paypal! Ora a notificação do Paypal dizia que a transacção só ocorreria DEPOIS DO VENDEDOR aceitar o pagamento - da minha parte, estava tudo feito. E tendo recebido o número de tracking do envio, nem me ocorreu que o pagamento estivesse ainda pendente. Quando pergunto à Canon como proceder, dizem para eu contactar o Paypal mas que de momento o produto estava esgotado! O que aconteceu certamente foi já estar esgotado quando fiz a encomenda - acontece, contra isso nada - mas não avisarem e, quando contactados, dizerem que eu é que não completei o pagamento?! As máquinas fotográficas da Canon (era este o produto em causa) são, sem dúvida, das melhores, mas o serviço de atendimento da loja portuguesa é de uma incompetência tremenda!
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