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As melhores lojas para comprar online

A maioria dos inquiridos fica muito satisfeita com as lojas online. Em regra, as encomendas decorrem sem problemas.

09 janeiro 2023 Exclusivo
mãos de mulher com telemóvel e cartão de crédito para fazer compras online

iStock

Para aumentar a confiança nas lojas online, a DECO PROTESTE procura conhecer a experiência dos consumidores: algo que faz todos os anos, através de um inquérito de satisfação. Os resultados são complementados com a verificação das questões legais por um grupo de juristas.

As duas análises permitiram reunir informação para 66 sites. Neste artigo, para facilitar a consulta, as lojas foram divididas em seis categorias, num total de 61 sites: alimentação, animais, moda e desporto, multiproduto, tecnologia e saúde e beleza.

A maioria dos sites conquista cinco estrelas tanto na satisfação como na avaliação jurídica. Mais: sete em cada dez experiências de compra deixaram os inquiridos muito satisfeitos. Por fim, em 89% das transações não se verificou qualquer problema.

Cumprimento do prazo de entrega afeta satisfação

A entrega da encomenda no prazo definido é o critério que mais influencia a satisfação com as lojas online. Outro aspeto importante consiste nas informações gerais constantes nos sites, que incluem os termos e condições e como se processam os reembolsos, entre outras. As lojas com o índice de satisfação mais elevado são a Lentes de Contacto 365, a Nespresso e a Salsa. Já a LightInTheBox e a Conforama são as que menos agradam.

Alimentação
NESPRESSO Avaliação: 5
GARRAFEIRA NACIONAL Avaliação: 5
PROZIS Avaliação: 5
DOLCE GUSTO Avaliação: 5

 

Animais
ZOOPLUS Avaliação: 5
TIENDANIMAL Avaliação: 5
MISCOTA Avaliação: 5
MEGANIMAL Avaliação: 4
PETNESS Avaliação: 4

 

Moda e desporto
SALSA Avaliação: 5
MASSIMO DUTTI Avaliação: 5
DEPORVILLAGE Avaliação: 5
LANIDOR Avaliação: 5
DECATHLON Avaliação: 5
LION OF PORCHES Avaliação: 5
MANGO Avaliação: 5
ADIDAS Avaliação: 5
H&M Avaliação: 5
SPRINGFIELD Avaliação: 5
ZARA Avaliação: 5
SPARTOO Avaliação: 5
SPORT ZONE Avaliação: 5
MO (MODALFA) Avaliação: 5
ZIPPY Avaliação: 5

 

Multiproduto
AMAZON Avaliação: 5
IKEA Avaliação: 5
LA REDOUTE Avaliação: 5
FNAC Avaliação: 5
SHOWROOMPRIVE Avaliação: 5
VERBAUDET Avaliação: 5
WORTEN Avaliação: 5
EBAY Avaliação: 5
CONTINENTE Avaliação: 5
EL CORTE INGLÉS Avaliação: 5
VENCA Avaliação: 5
LEROY MERLIN Avaliação: 5
CLUBE FASHION Avaliação: 5
STAPLES Avaliação: 5
TOYS R US Avaliação: 5
SHEIN Avaliação: 4
BANGGOOD Avaliação: 4
STOCK OFF Avaliação: 4
CONFORAMA Avaliação: 4
LIGHTINTHEBOX Avaliação: 4

 

Tecnologia
APPLE Avaliação: 5
ONBIT Avaliação: 5
PCCOMPONENTES Avaliação: 5
PC DIGA Avaliação: 5
POWERPLANET Avaliação: 5
VODAFONE Avaliação: 5
MEDIA MARKT Avaliação: 5
AQUARIO Avaliação: 5
CASTRO ELECTRÓNICA Avaliação: 5
MEO Avaliação: 5
RADIO POPULAR Avaliação: 5
CHIP7 Avaliação: 5
NOS Avaliação: 5
INSANIA Avaliação: 5

 

Saúde e beleza
LENTES DE CONTACTO 365 Avaliação: 5
ORIFLAME Avaliação: 5
PERFUMES CLUB Avaliação: 5

Atrasos inferiores a 15 dias

A grande maioria das compras online (89%) decorre sem problemas. Quando algo falha, o mais comum é o produto chegar após a data prevista de entrega. Sempre que houve um atraso, em 59% das situações foi inferior a 15 dias. As lojas com uma maior incidência de problemas, independentemente do tipo, foram ClubeFashion, Continente, Ebay, El Corte Inglés, Leroy Merlin e Showroomprive.

Será que as épocas promocionais atraem mais os portugueses? Não parece, pois apenas na altura dos saldos de inverno, do Natal e, em menor medida, na Black Friday, foram apontadas mais compras. Contudo, trata-se de períodos da época natalícia.

Ao nível jurídico, há lojas que apresentam algumas falhas. Destaca-se a indicação de prazos errados para a garantia (é de três anos) ou o direito de devolver o produto (são 14 dias).

Como foi feito o estudo

Em junho de 2022, mais de 3600 consumidores avaliaram até cinco experiências de compras online. Para aumentar a quantidade de lojas avaliadas, juntaram-se as respostas obtidas no inquérito realizado em junho de 2021, num total de 22 047 experiências de compras.

Também foi realizada uma avaliação jurídica a cada loja online. Verificou-se a informação no site e a descrição do produto, se eram indicados a disponibilidade do artigo, a data-limite de entrega e o custo total, incluindo IVA e despesas de envio, entre outras informações. Os termos e condições, também obrigatórios, devem ser fáceis de encontrar e claros, e não podem incluir cláusulas ilegais e abusivas. Foi ainda analisada a política de privacidade, a possibilidade de devolver o produto no prazo de 14 dias após a receção e o reembolso do valor pago no prazo legal.

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