Dicas

Lugares no avião: dicas para escolher o melhor

Há lugares no avião mais estreitos, confortáveis, silenciosos ou até mais seguros. Saiba como procurar o melhor assento para a sua viagem.

Especialista:
08 julho 2025
lugar aviao

iStock

Escolher o lugar no avião pode implicar um custo extra, dependendo da companhia aérea. Contudo, o investimento pode valer a pena, se puder desfrutar de uma viagem mais confortável. Precisa de mais espaço? Ou de um lugar com menos barulho? A DECO PROteste ajuda a detetar os melhores lugares no avião.

Os passageiros com mobilidade reduzida (com deficiência motora, por exemplo) que precisem de assistência em viagem devem solicitá-la com 48 horas de antecedência ou no momento da reserva. Estes serviços – obrigatórios para os aeroportos e para as companhias – não podem ser cobrados. No aeroporto, os passageiros devem procurar um posto telefónico, devidamente sinalizado, e informar sobre a chegada. Nesse caso, será prestada assistência pessoal e de bagagem nos serviços de check-in, assim como nos controlos de segurança, de fronteira e respetivo embarque. Tenha em conta que as transportadoras podem sempre recusar o acesso ao avião de passageiros que impliquem um risco de segurança para o voo, por exemplo, passageiros alcoolizados. Por outro lado, os passageiros devem estar atentos à demonstração de segurança que antecede a descolagem do avião.

Mais espaço para as pernas

Regra geral, os assentos junto à saída de emergência têm uma área maior para as pernas. Em algumas companhias, é possível reservá-los mediante um pagamento adicional.

Se quiser, pode também escolher um lugar à janela ou junto ao corredor, ainda que possa implicar um custo extra. As companhias podem ainda cobrar-lhe para mudar de lugar antes do embarque.

Embora possam ser mais caros, os lugares na frente da cabine também podem ter mais espaços para as pernas.

Lugares com menos turbulência

Os lugares próximos das asas são mais estáveis, logo, mais indicados para pessoas que se sintam desconfortáveis no ar, sobretudo em momentos de instabilidade.

Assentos mais estreitos

Em algumas companhias, na área standard, os lugares podem ser ligeiramente mais estreitos e, como tal, menos cómodos.

Já os assentos das filas dianteiras de determinadas classes, como a económica, podem ter mais espaço. É mais cómodo para o passageiro, embora a tarifa possa ser mais cara.

Onde ficar se não quer socializar

Procure assentos na cauda – são menos requisitados pela maioria dos passageiros. Com sorte, terá um lugar vazio ao lado, o que lhe permitirá esticar as pernas.

Última tentativa para o lugar ideal 

Se se sentir apertado ou estiver a ser incomodado por outro passageiro, pergunte a um assistente de bordo ou a um dos ocupantes do avião se é possível mudar de lugar. O ideal é fazê-lo no início do voo, ainda antes de descolar. Se não conseguir, tente mais tarde. Evite momentos em que a tripulação esteja demasiado ocupada (a servir refeições, por exemplo).

Local para desembarcar mais rápido

As filas da frente, mais próximas da entrada e da saída do avião, são procuradas por quem tem pressa em desembarcar. É particularmente útil nas primeiras horas da manhã, quando o tráfego é mais intenso.

A evitar

Junto à casa de banho e ao espaço de preparação das refeições, a última fila é uma zona mais ruidosa. Muitas vezes, os assentos são menos reclináveis e menos cómodos.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar