Notícias

DECO PROTESTE lança primeira Carta da Mobilidade Júnior em Portugal

Miúdos mais seguros na cidade é o principal objetivo do novo curso online no portal Mais Mobilidade. Pode inscrever quantas crianças desejar sem custos. Preparámos módulos adaptados dos 3 aos 15 anos para aumentar a segurança na estrada.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Nuno César
11 novembro 2021
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Nuno César
Jovem e criança conduzem bicicleta com capacete na estrada.

Trotinete, bicicleta, autocarro e carro: há cada vez mais consumidores em alta tensão na estrada. Entre janeiro e agosto de 2021, registaram-se 18 mil acidentes e 242 vítimas mortais, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Inscrever crianças e jovens para fazer o curso

Os automóveis ligeiros representam mais de 70% do total de veículos intervenientes. Mas os acidentes com velocípedes cresceram 22 por cento.

Mobilidade segura dos 3 aos 15 anos

A pé, de skate, trotinete, bicicleta, metro ou autocarro, crianças e jovens estão na estrada e partilham a cidade com adultos. Mas têm ao alcance as ferramentas e os conhecimentos para o fazerem em total segurança? Criámos um curso online para tornar as deslocações diárias mais seguras. Recomendamos este curso, para munir o seu filho dos conceitos essenciais de segurança rodoviária e de cidadania. Simples e gratuito, encontra-se na plataforma DECO PROTESTE e-Learning e está adaptado a três faixas etárias: dos 3 aos 5 anos, dos 6 aos 10 anos e dos 11 aos 15 anos. Ao completarem o curso, todos ganham um conjunto de competências para diminuírem os riscos na rua. Têm ainda direito ao diploma comprovativo e podem receber a Carta da Mobilidade Júnior. Esta é a primeira grande ação concreta, depois do lançamento do Manifesto dos Consumidores para a Mobilidade, divulgado no final de outubro, para acelerar pelo ambiente sem deixar ninguém de fora. Pretendemos guiar o consumidor juvenil na transição para um novo paradigma. Trata-se do primeiro curso online sobre segurança na estrada, dirigido a crianças e jovens em Portugal.

A Joana, o Miguel e o Ricardo, as personagens que criámos, vão pôr à prova os conhecimentos dos miúdos e ajudar nesta aventura em busca de mais segurança. Preparámos módulos divertidos e informativos para vencer esta corrida. Quer ajudar o seu filho a andar sozinho na rua? Mostrar-lhe como viajar dentro do carro? E os cuidados no autocarro ou no comboio? Fazer este curso é a via rápida para estimular a confiança e a autonomia dos mais novos. Explicamos tudo sobre os principais sinais de trânsito e as regras na ciclovia. Também sugerimos boas práticas para conduzir uma bicicleta e viajar nos transportes coletivos.

No final de cada módulo, pode receber, sem custos, a Carta da Mobilidade Júnior. 
No final de cada módulo, pode receber, sem custos, a Carta da Mobilidade Júnior.
Curso gratuito sem limites. Todos recebem o diploma e, se desejarem, a carta. 
Curso gratuito sem limites. Todos recebem o diploma e, se desejarem, a carta.

Roteiro na plataforma de e-learning

Peão seguro, passageiro seguro em vários transportes, condutor seguro dos veículos (skate, bicicleta, patins e trotinetes entre os mais apetecidos) e mestre da sinalização são as quatro grandes etapas. Depois de observar o seu filho a aplicar os conhecimentos adquiridos em ambiente real na rua, pode validar os exercícios na plataforma e finalizar o curso. Preste atenção aos vídeos explicativos, que retratam os vários contextos.

Os pais podem ler as perguntas e as respostas, e deixar a criança responder livremente. Também podem explicar com mais pormenor, se sentirem que não entendeu os desafios. Demonstrações no exterior, feitas pelos pais, podem garantir uma vivência dos desafios ao longo do curso. Por exemplo, com uma bola, treine os reflexos da criança a guiar a bicicleta, mas faça-o num local seguro. Atire a bola para a frente, a alguma distância, e desafie o miúdo a evitar o perigo. Ao lado da criança, pode até simular uma travagem a diferentes velocidades, sempre reduzidas. A criança perceberá melhor a dificuldade de travar com o aumento da velocidade. Boas viagens, em total segurança.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.