Notícias

Hotéis para cães e gatos: quanto custam por noite?

Vai de férias, ou está doente, e precisa de deixar o patudo em boas mãos? Saiba como escolher o hotel ideal para o seu animal. 

  • Dossiê técnico
  • Teresa Rodrigues
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo
26 maio 2020
  • Dossiê técnico
  • Teresa Rodrigues
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo
Cão dentro de uma mala de viagem

iStock

Com a chegada das férias, surge o problema de onde os deixar. Nem todos os donos têm a hipótese de levá-los consigo. O mesmo problema surge também para quem está doente e não pode cuidar do seu companheiro de todas as horas, uma situação recorrente nos dias de hoje, tendo em conta a pandemia provocada pela covid-19. De forma a resolver esse contratempo, existem hotéis para animais de estimação um pouco por todo o País.

Hotel de sonho para animais 

O mercado destes paraísos para hóspedes de quatro patas está em exponencial crescimento. E, cada vez mais, os donos procuram o melhor para o seu animal de estimação, tornando-se consumidores exigentes no que a estas instalações diz respeito. 

Se, por um lado, existem típicos hotéis com os serviços básicos, por outro, encontramos verdadeiros resorts. Estes espaços são equipados com suítes privadas e camas em plataforma, e fazem a transmissão de programas de televisão para animais. Passeios e festas de aniversário são iniciativas que também oferecem, para proporcionar ao seu amigo o melhor conforto possível.

Reserve com antecedência

A época alta é crítica e, em muitos casos, os hotéis ficam sem vagas. Faça a reserva com antecedência (ao marcar as suas férias, por exemplo). A maioria dos estabelecimentos não tem regras quanto à duração mínima e máxima da estadia. Porém, é importante ter isso em conta. 

Tal como num hotel mais convencional, também estes têm check-in. Boletim de vacinas atualizado (por exemplo, com a da raiva), desparasitações e microchip são alguns dos documentos necessários para a reserva. Há hotéis que pedem o comprovativo de morada dos donos. Alguns têm critérios de admissão como o eventual comportamento agressivo do animal, a sociabilidade ou a existência de doenças transmissíveis. 

Faça login no site para continuar a ler o artigo e saber quais os preços dos hotéis para animais de estimação espalhados pelo país. 

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós


 

Como escolher o hotel ideal? 

Primeiro, certifique-se de que o alojamento está licenciado pela câmara municipal da região. Depois, verifique se dispõe de um espaço para a prática de exercício e se tem condições de higiene. Compare preços e informe-se de tudo o que está incluído. Por último, veja se o estabelecimento tem protocolos com um veterinário, caso o seu amigo necessite de cuidados enquanto o dono está ausente.

Como funcionam em tempos  de covid-19?

Perante a situação de emergência pública, contactámos de novo os hotéis que colaboraram no estudo, para percebermos em que condições estavam a funcionar. Apurámos que alguns encerraram temporariamente. No entanto, outros continuaram abertos: uns apenas a receber animais de pessoas contaminadas e de profissionais de saúde ou de segurança, oferecendo modalidades especiais de pagamento, e outros a oferecer descontos nos preços também para as pessoas afetadas pela covid-19.

Em muitos casos, os hotéis têm também animais residentes ou de pessoas que estão no estrangeiro e, como tal, tinham de permanecer abertos. No entanto, cada vez que recebiam novos animais, tomavam as medidas necessárias para zelar pelo bem-estar de todos, proibindo, por exemplo, as visitas dos donos.

Como tal, quando contactar o hotel que escolheu para o seu amigo de quatro patas, confirme em que condições está a receber os animais.

Apesar do desconfinamento, mantenha os cuidados quando levar o cão à rua. Faça passeios curtos e evite o contacto com outros cães. Em casa, limpe-lhe as patas e o focinho. Antes e depois de lhe tocar, lave sempre as mãos.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.