Dicas

Como otimizar o espaço para instalar a máquina de lavar roupa

Se a sua casa é pequena e precisa de instalar uma máquina de lavar roupa, saiba qual a melhor opção para otimizar o espaço limitado.

28 abril 2022
Como otimizar o espaço para instalar a máquina de lavar roupa

iStock

Para quem vive numa casa com pouco espaço podem surgir dúvidas sobre qual o melhor local para instalar a máquina de lavar roupa. É importante saber qual o modelo ideal para o respetivo espaço, a divisão da casa mais adequada e algumas zonas menos aconselháveis para a instalação.

Opte por uma máquina de lavar roupa mais pequena

Existem dois tipos principais de máquinas de lavar roupa: os de carga frontal e os de carga superior, além dos modelos com menor profundidade (modelo slim).

  • Carga frontal: o tamanho mais comum deste tipo de modelo é de 85 centímetros de altura e 60 centímetros de largura e de profundidade. São os modelos mais populares e podem ter uma capacidade de carga acima de sete quilos. Mas também existem alternativas mais pequenas com carga frontal, como os modelos slim, que medem entre 40 e 46 centímetros de profundidade e podem chegar aos sete quilos de capacidade de carga.

  • Carga superior: a porta deste tipo de modelo está localizada na parte superior da máquina e, por isso, é necessário ter espaço livre acima da mesma para a poder abrir. Em regra, têm uma largura de 40 centímetros, sendo bem menor do que as máquinas de carga frontal. Porém, a capacidade de carga é mais reduzida, com cerca de seis quilos de capacidade máxima. A altura também costuma ser superior, com cerca de 90 centímetros, e tem uma profundidade média de 65 centímetros.

Se ainda está indeciso sobre qual a máquina de lavar roupa mais adequada, compare vários modelos no nosso teste a máquinas de lavar roupa, onde as dimensões indicadas são medidas em laboratório.

COMPARAR MÁQUINAS DE LAVAR ROUPA

Escolha a divisão da casa mais adequada

É muito comum instalar a máquina de lavar roupa na cozinha, mas pode não ter espaço suficiente ou preferir colocá-la noutro local da casa. Pode também ter a sorte de ter uma casa com uma pequena lavandaria pré-instalada onde, em princípio, tem as dimensões necessárias para colocar o equipamento, a entrada e saída de água, e a instalação elétrica adequada.

Se não for o caso, há alternativas para o local onde instalar a máquina.

  • Debaixo das escadas: se a sua casa tiver mais do que um piso, pode tentar instalar a máquina debaixo das escadas que utiliza para subir para o andar de cima. Para não estragar a harmonia estética da divisão, considere incorporar uma porta deslizante ou painéis para ocultar o aparelho.
  • Armário: se tiver um armário apropriado, pondere utilizá-lo para colocar a sua máquina de lavar roupa. Colocar estantes na parede acima do armário permite com que tenha espaço para pousar roupas, cestos e produtos de limpeza.

Qualquer uma destas três sugestões exige algum trabalho e engloba alguns custos, portanto considere essas desvantagens antes de decidir optar por uma destas opções.

Cuidado com o local onde instala a máquina de lavar roupa

Se tem uma garagem, uma cave, um sótão, uma varanda ou um terraço, provavelmente, já considerou instalar a máquina num destes espaços.

  • Garagem: pode ser um bom sítio para instalar a máquina, por ser uma divisão espaçosa, mas note que muitos fabricantes não aconselham instalar as máquinas em ambientes com temperaturas muito baixas, pois o aparelho pode estragar-se.
  • Varanda ou terraço: tal como acontece nas garagens, as máquinas instaladas em varandas ou terraços ficam sujeitas ao frio, bem como à chuva (se forem espaços abertos), o que pode estragar a máquina.
  • Cave ou sótão: não são más opções para a instalação da máquina, porém, a má ventilação pode ser um problema.

Se tenciona instalar a máquina noutra zona da casa para poupar espaço, há certas regras a ter em consideração. É importante consultar o manual de instruções da máquina de lavar roupa para indicações específicas, pois o fabricante pode não recomendar a instalação em certas zonas e, ao contrariar essa indicação, pode pôr em risco a garantia do aparelho.

Em alguns casos, a instalação da máquina deve ser feita por um profissional, como um canalizador ou um eletricista. É importante para a sua segurança e em caso de acidente, pois as seguradoras podem recusar pagar eventuais danos de intervenções se o trabalho tiver sido feito por alguém que não seja devidamente credenciado para tal.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.