Dicas

Sal “regenerador” da máquina de lavar loiça: o que é e como funciona

O sal “regenerador” da máquina de lavar loiça é muito importante para que a máquina funcione corretamente. Mas o que é esta substância e para que serve? O que acontece se não a colocar na máquina? Esclarecemos as dúvidas.

04 maio 2022
Sal “regenerador” da máquina de lavar loiça: o que é e como funciona

iStock

O sal que se utiliza nas máquinas de lavar loiça tem o propósito de "neutralizar" o impacto que uma água muito dura, rica em partículas de calcário, pode ter no funcionamento da máquina.

Tal como o sal da cozinha, trata-se de uma substância composta por cloreto de sódio, submetida a um refinamento industrial que permite minimizar as impurezas naturalmente presentes no sal marinho, como resquícios de conchas ou areia. O próprio sal utilizado para cozinhar não chega às nossas mesas sem passar por um processo de purificação.

Se utilizar pastilhas tudo-em-um, pode dispensar a adição do sal, mas apenas se a água da sua zona não for dura e rica em calcário. Se notar que, apesar de a água da sua rede ser classificada como macia, a loiça fica com manchas de calcário no final da lavagem, principalmente visíveis em vidros (como copos, por exemplo), é porque a pastilha não se dissolveu corretamente ao longo do ciclo. Para resolver o problema, deve adicionar o sal “regenerador” no respetivo compartimento. 

Há máquinas de lavar loiça que têm a função para a utilização de pastilhas. Se prefere este tipo de detergente e a sua máquina tiver esta opção disponível, pode ativá-la.

Para que serve o sal na máquina de lavar loiça?

O sal é concebido para limpar o descalcificador de água, um dispositivo que absorve o calcário presente na água da lavagem, para impedir que as pequenas partículas de calcário se depositem na loiça. Ao contrário do que se possa pensar, o sal de maior pureza não se destina à loiça, mas sim à própria máquina de lavar loiça, pois as impurezas poderiam danificar o aparelho.

Onde se coloca o sal na máquina da loiça?

O reservatório de sal está localizado na parte inferior da máquina. Desaperte a tampa e coloque o sal até que o reservatório esteja cheio. Pode utilizar o funil fornecido para evitar desperdícios e impedir que o sal caia para dentro do aparelho.

Cada máquina de lavar loiça está equipada com um compartimento de diferentes tamanhos, capaz de conter diferentes quantidades de sal, pelo que não existem doses precisas. Limpe a borda do reservatório e feche bem a tampa.

O que acontece se não colocar o sal?

O sal é utilizado para "neutralizar" a dureza da água, que varia consoante a área onde reside. A água dura pode causar depósitos de calcário que, a longo prazo, podem danificar o aparelho e deixar manchas desagradáveis nos copos e na loiça.

Alguns equipamentos estão equipados com uma luz indicadora, que informa se a máquina tem sal suficiente, mas na qual não deve confiar cegamente. Se a dureza da água for muito alta, aconselhamos a que adicione o sal, para garantir uma boa proteção da máquina contra a formação de incrustações de calcário a longo prazo.

Por outro lado, se a água da sua casa for macia (menos de 60 mg por litro de carbonato de calcário), um bom detergente multifuncional, como as pastilhas tudo-em-um, permite "neutralizar" eficazmente o calcário e garante o funcionamento do eletrodoméstico, mesmo que o indicador de sal permaneça aceso.

Como fazer uma lavagem ecológica?

Em média, uma máquina de lavar loiça consome menos água e energia do que lavar a loiça à mão. Siga os nossos conselhos para conseguir ser o mais económico possível nas suas lavagens.

  • Utilize a máquina de lavar loiça apenas quando estiver cheia.
  • Poupe água e eletricidade ao optar por programas de baixa temperatura ou eco, quando a loiça não estiver muito suja.
  • Se a loiça estiver muito suja, remova os resíduos manualmente antes de a colocar na máquina de lavar loiça. Não há necessidade de os passar por água. Pode utilizar guardanapos de papel para limpar estes resíduos ou simplesmente remova-os com a ajuda dos talheres utilizados durante a refeição. Uma esponja ou uma escova da loiça húmida também podem ser boas opções para impedir o desperdício de água.

Máquina de lavar loiça deve ser adequada

Para ter bons resultados na lavagem dos seus utensílios, não basta usar o sal corretamente. Deve garantir que tem um modelo com bom desempenho de lavagem e que seja igualmente bom para o meio ambiente, com consumos baixos de eletricidade e água. Consulte o nosso teste a dezenas de máquinas de lavar loiça para fazer a escolha mais adequada.

COMPARAR MÁQUINAS DE LAVAR LOIÇA

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.