Dicas

Máquina de lavar loiça: poupe da compra ao fim de vida

29 setembro 2015
Para poupar, aposte no programa ecológico e respeite as doses de detergente.

29 setembro 2015

Quanto menos energia gastar a sua máquina de lavar loiça, mais barata fica a fatura. Para poupar, aposte no programa ecológico e respeite as doses de detergente. Aumente o tempo útil de vida deste eletrodoméstico com a manutenção adequada.

A maioria das máquinas de lavar loiça no mercado é classe energética A+, mas os nossos testes mostram que existem diferenças nos consumos de água e eletricidade. Compre uma máquina com um custo de utilização baixo. Para isso, consulte as nossas “Escolha Acertada” e “Escolha Económica”, especialmente as que obtiveram “bom” ou “muito bom” na avaliação dos consumos.

Use ainda o comparador para ver as diferenças de preços nas lojas físicas e online: por vezes, chegam a 200 euros.

À mão Vs. na máquina
No programa normal ou automático a máquina gasta, em média, 15 litros de água por ciclo. Lavar à mão, com enxaguamento incluído, leva uma média de 60 litros, e, se usar a água a 45°C, considere 2 kWh por lavagem. Num ciclo normal, a máquina precisa, em média, de 1,3 kWh para lavar e secar. No ciclo económico, o consumo baixa para cerca de 1 kWh, ou seja, pode poupar metade da energia.

Utilização ecológica
Algumas empresas fornecedoras de eletricidade têm tarifas bi ou tri-horárias, ou seja, durante a noite e/ou o fim de semana o custo do kWh é mais baixo. Se tiver uma destas tarifas, opte pela função de início diferido, para que a máquina funcione durante a noite.

Use o programa eco, porque, em média e em relação ao principal, poupa eletricidade até 23%, por lavagem. Leva mais tempo, mas utiliza cerca de menos 2 litros de água por ciclo. Se prescindir da pré-lavagem até pode economizar mais.

Carregue completamente a máquina, sem encher demais, para evitar que a loiça fique mal lavada. Peças grandes, como travessas, devem ser colocadas na parte de trás ou dos lados do cesto inferior. Se estiverem muito à frente, podem impedir que a água chegue ao depósito do detergente. 

Nunca exceda a quantidade de detergente recomendada pelo fabricante: não lava melhor a loiça, sai mais caro e causa mais poluição.

Manutenção acertada
Limpe o filtro da máquina semanalmente. Assim, os restos de alimentos que ficam lá presos não se voltam a depositar na próxima lavagem. Os filtros internos podem ser lavados com água corrente, com a ajuda de uma escova macia. O filtro metálico exterior tem de ser enxaguado com água quente.

Lave o vedante à volta da porta da máquina semanalmente. Uma passagem rápida com um pano húmido pode ser suficiente para retirar estes restos e prevenir fugas de água.

O sal inibe a formação e a acumulação de calcário. O abrilhantador permite que os copos e pratos saiam sem marcas de água. Reponha-os mensalmente. A maioria das máquinas de lavar loiça tem indicadores que mostram quando é necessário fazê-lo.

A loiça pode ficar mal lavada se os aspersores estiverem bloqueados. A cada seis meses, retire-os. Depois, use um utensílio pontiagudo para remover os vestígios de sujidade e passe-os por água da torneira.

De seis em seis meses, ligue a máquina vazia e ponha-a a trabalhar com um programa quente para impedir os maus cheiros.

Vale a pena reparar?
Se a sua máquina avariar, verifique se o arranjo é vantajoso antes de substituí-la. Tal pode não compensar se o aparelho for muito antigo, dado que é possível que consuma mais água e energia.

Pode recorrer aos ecocentros e a centros de receção para depositar os seus eletrodomésticos velhos. Nestes locais armazenam-se resíduos recicláveis até ao seu encaminhamento para tratamento (reutilização, desmantelamento, reciclagem ou valorização energética). Há organizações de caridade que fazem recolha e distribuição de equipamentos antigos junto de famílias carenciadas.

Na compra de uma nova máquina, os comerciantes são obrigados a ficar com a velha e a encaminhá-la para desmantelamento e reciclagem. Além disso, não lhe podem pedir dinheiro em troca deste serviço.


Imprimir Enviar por e-mail