Dicas

Máquina de lavar loiça: poupe da compra ao fim de vida

01 fevereiro 2021
Máquina de lavar loiça cheia com a porta aberta.

Ao comprar a máquina de lavar loiça, veja critérios como eficácia de lavagem e consumos energéticos. Conheça as nossas dicas para limpar e prolongar a vida da sua máquina.

Eficácia e duração do ciclo de lavagem e consumo de eletricidade e de água são critérios a ponderar ao comprar uma máquina de lavar loiça. Escolha uma que tenha um custo de utilização baixo. Consulte o nosso teste e descubra as que receberam o título de Escolha Acertada, que garantem a melhor relação entre a qualidade e o preço.

Ver teste a máquinas de lavar loiça

Esperar encher a máquina para a pôr a trabalhar é uma forma de poupança. Limpá-la e mantê-la a funcionar bem também evitam gastos desnecessários em reparações ou na compra de um novo equipamento.

5 conselhos para prolongar a vida da máquina

1. Retire os restos de comida

Não precisa de passar por água os pratos ou as travessas. Basta limpar todos os vestígios sólidos, com a ajuda de talheres ou de um guardanapo sujo. Mesmo as borras de café devem ser limpas dos utensílios que pretende pôr na máquina, dado que podem não passar nos filtros e entupi-los. Em alguns casos, voltam a ficar depositados na loiça que acabou de lavar.

2. Lave o filtro

Todas as semanas, ou sempre que estiver sujo, limpe o filtro, para não acumular resíduos. Assim, os restos de alimentos que ficam lá presos não se voltam a depositar na próxima lavagem. Os filtros internos podem ser lavados com água corrente, com a ajuda de uma escova macia. O filtro metálico exterior tem de ser enxaguado com água quente. Um filtro sujo impede a máquina de despejar bem toda a água, podendo deixar a loiça suja ou a máquina com mau odor. Não se esqueça de ler o manual de instruções.

3. Limpe a porta e as borrachas

Ainda que limpe o interior da máquina, selecionando um programa de lavagem com o aparelho vazio, a porta e as borrachas tendem a acumular sujidade quando coloca a loiça. É, por isso, importante limpá-las, de três em três meses, ou sempre que estiverem sujas. Uma passagem rápida com um pano húmido pode ser suficiente para retirar restos e prevenir fugas de água.

4. Faça um programa a altas temperaturas

Para evitar os maus cheiros, faça um ciclo de lavagem com a máquina vazia, de seis em seis meses ou antes de partir de férias, selecionando um programa com temperatura elevada. Se preferir, pode usar um produto de limpeza específico. Há quem coloque um limão cortado.

5. Lave os aspersores

De seis em seis meses, desobstrua os aspersores. Na maioria das máquinas, são amovíveis e podem ser limpos, colocando-os debaixo da torneira. Se não os puder tirar, terá de usar uma agulha de fazer tricô ou algo similar, para retirar os resíduos de comida que se acumulam nos orifícios. Se não limpar os aspersores, corre o risco de não distribuírem bem a água e a loiça ficar mal lavada.

Exclusivo subscritores

Descubra todas as vantagens com 50% de desconto durante 1 ano

Além do acesso ilimitado ao portal, tem mais de 50 juristas ao seu dispor, o cartão DECO + para descontos imediatos e revistas com estudos independentes.

Se já é nosso subscritor, faça login.


Subscrever