Dicas

Como instalar uma máquina de lavar loiça

Se tiver o local na cozinha preparado e algum jeito para lidar com ferramentas, não tem de recorrer a um profissional para instalar a máquina de lavar loiça. Siga o passo a passo.

  • Especialista
28 janeiro 2022
  • Especialista
Um homem vestido de azul manipula uma máquina de lavar loiça.

iStock

Quer precise de substituir a sua máquina de lavar loiça atual ou de instalar uma pela primeira vez, se o local de instalação na cozinha estiver preparado com a ligação elétrica e as canalizações para abastecimento e escoamento das águas, a tarefa pode ser relativamente simples.

Ainda na fase de escolha do aparelho, lembre-se de medir previamente o local onde irá colocá-lo. Assim evitará descobrir que a máquina que comprou não cabe no espaço que estava definido, o que não deverá ser muito fácil de resolver na altura da instalação.

COMPARAR MÁQUINAS DE LAVAR LOIÇA

Quando comprar a máquina, pergunte se o preço inclui a instalação e, em caso negativo, informe-se sobre o valor do serviço, para saber se vale a pena fazê-lo com as suas próprias mãos.

Lembre-se ainda de que, se quiser desfazer-se da máquina antiga, pode pedir ao comerciante que fique com ela. Quando receber o aparelho novo em casa, tenha o antigo preparado para ser recolhido na mesma visita. Isto é importante para que todos os materiais recicláveis sejam aproveitados.

Preparar a instalação da máquina de lavar loiça

Estas dicas são válidas tanto para máquinas de lavar loiça de encastrar, como de livre instalação. Comece por consultar o manual de instruções. Reúna alguns materiais e ferramentas, como uma chave de fendas e/ou aparafusadora, um lençol ou pedaço de cartão, balde e esfregona para limpar o local, entre outros que podem ser necessários.

Se a máquina antiga ainda estiver instalada, comece por fechar a torneira de segurança da água e colocar o aparelho a funcionar durante 30 segundos no programa de escoamento (as máquinas mais recentes têm e pode aparecer também como opção), para escoar a água que esteja no fundo. Caso se trate de uma máquina de encastrar, retire o rodapé do armário de cozinha e o painel que está instalado na porta do aparelho.

Desligue a máquina da corrente elétrica e remova os tubos de entrada e saída de água dos respetivos canos. Forre o chão com um lençol, uma toalha ou um pedaço de cartão, para evitar danificá-lo e reter possíveis restos de água dos canos. Remova eventuais parafusos que estejam a fixar a máquina de lavar loiça ao balcão ou ao armário.

Puxe o aparelho para fora do compartimento de forma a ficar sobre o material de proteção do chão. Verifique se o espaço de instalação está em boas condições e aproveite para realizar alguma pequena reparação e limpar a zona.

Instalar uma máquina de lavar loiça em 10 passos

1. Desembalar

Desembale a máquina de lavar loiça nova e verifique se não tem defeitos ou danos evidentes. Conserve-a sobre a embalagem para proteger o chão quando a estiver a colocar no sítio. Consulte o manual de instruções para verificar se contém indicações específicas de instalação.

2. Nivelar

Ajuste os pés da máquina de modo a que fique alinhada e estável antes de a colocar definitivamente na zona de encastre. É possível que tenha de fazer ainda pequenos ajustes quando a máquina estiver instalada no local.

3. Fazer as ligações

Posicione a máquina o mais próximo possível do ponto de instalação. Ligue a ficha do aparelho à tomada elétrica e os tubos de entrada e saída de água aos respetivos canos. Quando estiver a fazer a ligação do tubo de escoamento, tenha o cuidado de o deixar em laço. Pode ajudar se utilizar a curva em U fornecida com a máquina para manter essa forma. Coloque a extremidade do tubo o mais elevada possível no cano de esgoto para evitar o efeito de sifão, que poderia danificar o aparelho.

4. Ligar a máquina

Abra a torneira de segurança da água e ligue o aparelho, pressionando o botão de ligar/desligar. Consulte o manual de instruções para se familiarizar com as principais partes/componentes da máquina de lavar loiça, como os cestos, os aspersores, o filtro, os dispensadores de detergente e abrilhantador e o painel de comandos.

5. Testar

Faça um primeiro ciclo de teste, com a máquina vazia e sem detergente, para verificar se todas as ligações estão bem feitas e a máquina está a funcionar corretamente. Procure eventuais fugas de água, seja na alimentação, seja no escoamento.

6. Posicionar

Coloque a máquina de lavar loiça no espaço correspondente, tendo o cuidado de verificar que o cabo de eletricidade e os tubos para as águas ficam livres e intactos.

7. Ajustar os pés

Reajuste os pés do aparelho, se necessário.

8. Instalar o painel frontal

Caso se trate de uma máquina de encastrar, poderá instalar um painel do mesmo material dos armários de cozinha. Deverá fazê-lo apenas quando todos os passos anteriores estiverem cumpridos, pois a regulação de algumas máquinas deixa de ser possível depois de este painel estar no lugar.

9. Fixar a máquina

Quando tudo estiver bem, verifique se é necessário fixar a máquina ao armário. Apesar de estes aparelhos serem muito estáveis quando fechados, se não estiverem fixos, podem deslizar para a frente quando se abre a porta. Um inconveniente facilmente ultrapassado com um par de parafusos.

10. Colocar o rodapé

Se tiver, volte a colocar o rodapé do armário no sítio. Verifique se a porta da máquina abre e fecha facilmente e faça os ajustes que forem necessários ao rodapé.

Escolher a melhor localização para a máquina de lavar loiça

Caso a sua cozinha não esteja ainda preparada para a instalação de uma máquina de lavar loiça, ou deseje fazer uma remodelação, tem a vantagem de poder escolher a localização do aparelho, desde que respeite algumas regras.

A localização mais prática é na zona inferior ao escorredor do lava-loiça, o que facilita o trabalho no momento de arrumar a loiça suja na máquina. Em teoria, serão possíveis outras disposições, como sob a placa de fogão. Há quem opte por esta solução para otimizar o espaço, pois o mesmo módulo do armário de cozinha é aproveitado para dois eletrodomésticos. No entanto, é importante consultar o manual de instruções da placa, pois alguns fabricantes simplesmente não recomendam este tipo de instalação. Há também que ter em atenção as dimensões dos dois eletrodomésticos e verificar, por exemplo, o que diz o manual de instruções da placa quanto ao espaço livre necessário por baixo do aparelho, por uma questão de ventilação.

A configuração da cozinha deve ser idealizada por um profissional qualificado, de preferência um arquiteto, que deverá saber respeitar as devidas regras de funcionalidade e segurança, que variam em função do espaço existente (há soluções para todos os tipos de espaços) e dos desejos do proprietário (que nem sempre poderão ser atendidos).

A criação do ponto de instalação da máquina de lavar loiça deve ser feita por profissionais habilitados: um canalizador, para a parte do fornecimento e do escoamento de águas, e um eletricista, para a parte elétrica. Isto é importante, não só para sua segurança, mas porque, em caso de acidente, a companhia de seguros pode recusar-se a pagar as reparações se o trabalho tiver sido feito por alguém não devidamente credenciado para tal.

Em suma, se a instalação da máquina de lavar loiça exigir muito mais do que retirá-la da embalagem e ligá-la no local previamente definido, pondere se tem capacidade para deitar mãos à obra por conta própria.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.