A arte de bem entregar o IRS
Todos os anos, a DECO PROteste reforça a necessidade de os contribuintes se informarem acerca das opções fiscais ao seu dispor. Decidir pelas mais vantajosas pode representar mais umas centenas de euros no bolso.

Serão poucos, certamente muito poucos, aqueles que retirarão satisfação do cumprimento das obrigações com o IRS. Angústia, frustração, raiva e aborrecimento de "morte" estão seguramente entre os estados de alma mais experimentados pelos portugueses.
E abril, com a abertura da temporada de IRS, traz consigo um generalizado "Oh, não!". Ou quase generalizado, já que, para alguns, a perspetiva de um reembolso mais ou menos chorudo, que ajude na mensalidade da escola dos miúdos ou naquela viagem de verão, é motivação suficiente para não perderem tempo, arregaçarem as mangas e porem mãos à obra, que é como quem diz ao portal das Finanças.
Mas, este ano, os ânimos estão refreados, com as múltiplas lembranças aos contribuintes de que os "bónus" recebidos em setembro e outubro traduzir-se-ão, por consequência, num reembolso menor ou até numa conta para pagar.
Por isso, mais do que nunca, é fulcral dominar a arte de bem preencher o IRS. Todos os anos, a DECO PROteste reforça a necessidade de os contribuintes se informarem acerca das opções fiscais ao seu dispor. Decidir pelas mais vantajosas pode representar mais umas centenas de euros no bolso. A simplificação do preenchimento (com o IRS automático, por exemplo) tornou a tarefa menos penosa, mas em nada ajuda na otimização do IRS. Compensa entregar sozinho ou em conjunto? Devo englobar os rendimentos?
Por essa razão, a DECO PROteste disponibiliza um simulador que não só facilita o preenchimento, como identifica as opções mais favoráveis para cada contribuinte. Basta digitar www.irssimples.pt. Respire fundo: para o ano, há mais!
Sabia que...?
Este ano, os contribuintes devem ter em mente que os "bónus" recebidos em setembro e outubro traduzir-se-ão, por consequência, num reembolso menor de IRS ou até numa conta para pagar.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |