ActivoBank eleito o melhor banco, pela segunda vez
Na segunda edição do estudo do melhor banco, o ActivoBank voltou a liderar. A satisfação dos clientes e a qualidade dos produtos garantiram, mais uma vez, o êxito do banco online.
- Especialista
- Margarida Zacarias
- Editor
- Sílvia Nogal Dias e Alda Mota

A DECO PROTESTE elegeu, pelo segundo ano, o banco que mais se destaca nos estudos regulares a produtos bancários e na apreciação dos consumidores. Entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano, os 13 bancos que detêm 94% da quota de mercado em Portugal – Abanca, ActivoBank, Banco Best, Banco BPI, Banco CTT, Banco Montepio, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, EuroBic, Millennium bcp, Novo Banco, Santander – foram analisados à lupa. O ActivoBank conquistou, novamente, o título, com 72 pontos (numa escala de 0 a 100).
A um ponto de distância apenas ficou o Banco CTT, o segundo classificado do estudo, seguido do Crédito Agrícola, com 66 pontos.
O estudo da DECO PROTESTE, produto a produto
A análise passou, entre outros critérios, pela avaliação dos cinco produtos com maior procura entre os clientes bancários: contas à ordem, depósitos a prazo, crédito à habitação e crédito pessoal e fundos de investimento. Nas instituições com mais do que uma oferta para o mesmo item, foi considerada apenas a melhor.
Contas à ordem
Foram analisadas contas sem vencimento domiciliado, com um saldo médio de 1000 euros, cartões de débito e de crédito e 12 transferências interbancárias anuais via homebanking. O ActivoBank liderou o ranking das contas à ordem, já que é o único banco com este produto gratuito, motivo pelo qual tem sido Escolha Acertada, consecutivamente, nesta categoria. Segue-se o Banco CTT e o Banco Best, com um custo mensal de 1,60 euros e 3,42 euros, respetivamente.
Depósitos a prazo
Apesar da subida significativa das taxas de juro, a rentabilidade dos depósitos a prazo não segue a tendência: a maioria dos bancos com depósitos a um ano mantém rendimentos próximos de zero por cento. Tal como no estudo anterior, o EuroBic lidera esta tabela com as melhores condições: 0,4% ao ano. O depósito do Banco CTT figura em segundo lugar, com uma taxa de juro líquida de 0,36%, e o Novo Banco, em terceiro, com 0,32 por cento.
Crédito à habitação
O cenário considerado para avaliar este produto foi o de um crédito de 200 mil euros, a pagar em 30 anos, com uma relação entre financiamento e garantia de 80%, com vendas associadas, para um casal de 35 anos. Neste caso, os resultados espelham bem o impacto do aumento exponencial dos juros. O Banco CTT, que lidera com o financiamento com vendas associadas mais competitivo, apresenta uma TAEG de 4,2 por cento. A poucas décimas de distância, ficou o Crédito Agrícola, seguido do Banco Montepio.
Crédito pessoal
No que toca à oferta de crédito pessoal, para um financiamento de 10 mil euros, a reembolsar em 48 meses, o ActivoBank e o Banco Montepio empatam em primeiro lugar com uma TAEG de 10,4 por cento. Segue-se-lhes a Caixa Geral de Depósitos, com 10,8 por cento.
Fundos de investimento
O estudo valorizou também as instituições que, neste campo, oferecem um leque mais vasto de opções de investimento aos clientes. Da consulta aos bancos sobre o número de fundos que disponibilizam, o Banco Best mostrou-se, novamente, este ano, imbatível, com um total de 3558 opções. É mais do triplo do que oferece o Bankinter, segundo classificado.
Avaliação global inclui opinião dos clientes
Analisados os produtos, a opinião dos consumidores sobre este conjunto de bancos também foi considerada. Por um lado, foi avaliado o nível de descontentamento dos clientes, através das queixas recebidas na plataforma Reclamar, em 2022. De modo a tornar os resultados mais representativos, o total de queixas efetivamente recebidas foi comparado com o número estimado de acordo com a dimensão de cada banco. E, aqui, o EuroBic brilhou, com zero reclamações. A Caixa Geral de Depósitos e o Millennium bcp completam o pódio dos bancos com menor número de reclamações por quota de mercado.
Por outro lado, foram utilizados os resultados da satisfação global do inquérito anual da DECO PROTESTE aos subscritores, realizado entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, tendo sido analisado um total de 15 519 respostas. Mais uma vez, o ActivoBank deixou a concorrência a milhas, cimentando a liderança dos últimos anos, no que toca à estima dos clientes. O banco online obteve 8,6 pontos (numa escala de 0 a 10), enquanto o segundo classificado, o Banco Best, se ficou pelos 7,7 pontos.
Regra de ouro: compare sempre
Embora o estudo do melhor banco pretenda apresentar a melhor opção para os consumidores que preferem uma solução integrada, a DECO PROTESTE continua a recomendar comparar propostas de diferentes instituições antes de contratar qualquer serviço bancário.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |