Dedução das rendas no IRS sobe para 1000 euros em 2027
O limite para a dedução das rendas no IRS aumenta para 1000 euros em 2027. Os inquilinos podem deduzir 15% das rendas pagas ao longo do ano no IRS.
Em 2027, a dedução máxima das rendas no IRS passa a ter um limite de 1000 euros.
Os inquilinos podem deduzir 15% das rendas pagas ao longo do ano no IRS, com um limite máximo. No próximo ano, esse limite máximo passa a ser de 1000 euros. Contudo, para os rendimentos de 2026, ou seja, aqueles que são declarados no próximo ano, o limite é de 900 euros.
Tem dúvidas sobre o preenchimento da declaração de IRS? A entrega do IRS pode ser preparada na plataforma "Impostos Simples", da DECO PROteste. Esta ferramenta permite simular cenários de entrega (por exemplo, entregar a declaração individualmente ou em conjunto) e identificar a opção mais vantajosa.
Aceder à plataforma Impostos Simples
Como declarar as rendas?
As rendas são declaradas no IRS, no anexo H. Quando preencher a declaração, confirme o arrendamento, utilizando o código 05 no quadro 7. Identifique o senhorio com o número de contribuinte e, em princípio, o valor das rendas surgirá automaticamente preenchido. Se não for o caso, deve preencher o campo correspondente ao valor total das rendas. Se os valores não estiverem corretos deve retificá-los.
Para que as rendas pagas sejam consideradas, é obrigatório que o contrato de arrendamento destinado a habitação permanente esteja registado junto das Finanças e que as rendas tenham sido comunicadas através da emissão dos recibos eletrónicos.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
