Cápsulas lava-tudo só servem para lavar chão e são muito mais caras
Ouviu falar em cápsulas lava-tudo menos prejudiciais para o ambiente? Só servem para lavar o chão. E, entre os detergentes clássicos, poucos lavam mesmo tudo. No comparador da DECO PROTESTE cinco brilham mais do que a concorrência. Um cumpre os mínimos, por um preço imbatível.
- Especialista
- Fábio Aparício , Sílvia Menezes e Pedro Lucas
- Editor
- Nuno César

O detergente em cápsulas é o último grito nas lojas, e algumas marcas anunciam até, erradamente, produtos lava-tudo. Mas um verdadeiro lava-tudo pode ser usado sem diluição, para limpar o lavatório ou a zona do duche, por exemplo. Com estas cápsulas, apenas pode usar diluído.
Ver seleção dos detergentes lava-tudo
A ideia é a dose certa: uma cápsula dissolvida num balde de água, e está tudo pronto para lavar o chão. As alegações ambientais desta nova forma de apresentação focam-se na elevada redução de plástico. A DECO PROTESTE analisou o impacto ambiental das embalagens de duas marcas em cápsulas: Continente Eco Cápsulas Lava Tudo Concentradas Maçã (20 doses), a 2,39 euros, e Clean Essence Lava Chão Eco Perfume Lavanda (16 doses), a 3,99 euros. E confrontou-o com o Uni Vert, o Melhor do Teste, detergente líquido vendido em embalagem tradicional de plástico PET (politereftalato de etileno).
Impacto da embalagem tradicional oito vezes superior à embalagem das cápsulas
O impacto da embalagem tradicional é cerca de oito vezes superior ao da alternativa do Continente em cápsula, considerando o valor médio das 18 categorias de impacto consideradas. Mas esta não lava tudo e é mais cara.
No supermercado, as alegações ambientais destas cápsulas disputam a atenção do consumidor. Focam-se numa elevada redução de plástico, face à alternativa tradicional. Dado que uma redução de plástico não significa, só por si, um melhor desempenho ambiental, a DECO PROTESTE comparou as soluções. No confronto foi considerado que todas as soluções teriam a mesma eficácia e os mesmos ingredientes, permitindo focar apenas as alegações de maior sustentabilidade da embalagem.
As embalagens são bastante distintas. As embalagens do Continente e da Clean Essence são feitas em LDPE (polietileno de baixa densidade), enquanto a embalagem da Uni Vert é de PET. Quanto ao peso, a embalagem mais leve pertence ao Continente, mesmo com mais quatro cápsulas do que a da Clean Essence. Já a embalagem da UniVert é a mais pesada em exame. Na verdade, tem de ser capaz de acondicionar um litro de detergente líquido. Por outro lado, esta é também a que dura mais tempo, 33 lavagens. A quantidade de detergente utilizado na UniVert pode ser reduzida ou aumentada, consoante a preferência do consumidor. O mesmo não é possível com as cápsulas, pelo que os resultados podem ser ligeiramente diferentes. No fim, não é esperado que a alternativa da Uni Vert possa ter menos impactos ambientais do que a alternativa do Continente.
Para comparar as três soluções foi necessário fixar um período de utilização, sendo considerado um ano, o que significa que a quantidade de embalagens necessárias será diferente consoante a alternativa. Para a Uni Vert serão necessárias 1,58 embalagens ao longo de um ano. Já para o Continente serão necessárias 2,6 embalagens e para a Clean Essence 3,25 embalagens.
O impacto ambiental associado à embalagem clássica é superior às duas alternativas para todas as categorias do estudo. Por sua vez, a embalagem do Continente apresenta menores impactos ambientais. O resultado é fácil de explicar: a embalagem do Continente é a mais leve e a embalagem da Uni Vert, a mais pesada. Mesmo considerando a necessidade de mais embalagens do Continente e do Clean Essence, a diferença não é suficiente para compensar os impactos ambientais da fase da produção.
Com menos plástico, são muito mais leves, mas são apenas lava-chão e, na carteira, ficam mais caras. Com a exceção do Sodasan Detergente lava-tudo – Limão, as Escolhas Verdes da DECO PROTESTE são mais baratas por lavagem e servem para tudo. Assumindo que todo o conteúdo é usado na lavagem do chão, o preço ronda os 6 cêntimos por utilização. Já com as cápsulas Continente o preço por lavagem é de 12 cêntimos e da Clean Essence de 25 cêntimos.
Poucos lavam mesmo tudo
A maioria dos detergentes lava-tudo fica muito aquém das expectativas. No comparador, pode ver preços e resultados completos. Mais de metade reprova, com desempenho medíocre. Apenas seis superaram as provas com sucesso, e cinco brilham com os títulos atribuídos pela DECO PROTESTE.
Na composição de três, não entram ingredientes de elevado impacto ambiental, o que lhes permite conquistar o título de Escolha Verde. Estes lava-tudo limpam de forma eficaz sujidade moderada a difícil, sem deixar vestígios, e dispensam o uso de produtos com características desinfetantes ou bactericidas. Basta uma limpeza regular, até porque as bactérias voltam a desenvolver-se rapidamente. Muitos estudos mostram que almejar um ambiente assético é contraproducente para o desenvolvimento do sistema imunológico das crianças, que precisam de aprender cedo a lidar com as bactérias. Mais: estes ingredientes têm um impacto negativo no meio ambiente.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |