Notícias

Novo código nos produtos químicos ajuda em caso de acidente

Acidente com um produto químico? Ao contactar o centro antivenenos ou a urgência do hospital, pode ser-lhe pedido o código UFI, obrigatório na embalagem desde janeiro de 2021. Saiba do que se trata.

29 março 2022
Mulher vestida com camisola branca e avental verde-alface, de luvas cor de rosa, a segurar a embalagem de um detergente vermelho com vaporizador numa mão e o telemóvel na outra

iStock

Colas, ambientadores do ar, produtos de limpeza e manutenção, detergentes, soluções para cigarros eletrónicos, produtos para jardinagem ou construção civil, tintas e revestimentos, combustíveis e tintas e toner para impressoras estão entre os produtos que devem ostentar o novo código UFI ou “identificador único de fórmula”. Composto por 16 carateres, traduz as informações do produto, assim como utilizações, ingredientes e toxicidade.

 

Echa - código UFI

O código UFI até pode ser afixado com autocolante, mas nunca deve ficar na parte inferior da embalagem.

 

Para que serve o código UFI?

Manter o código UFI à mão é uma ajuda preciosa. Os centros antivenenos europeus estimam que, em 40% das chamadas recebidas em anos recentes, tiveram dificuldade em identificar com rapidez e precisão o produto em questão, o que implicou um tratamento demasiado prudente.

Não encontra o UFI? Duas razões são possíveis. Primeiro, as empresas têm até 2025 para retificarem os rótulos dos produtos lançados antes de 2021. Mas também pode dar-se o caso de estar na presença de produtos cosméticos, como tintas para o cabelo, champôs ou lacas, ou farmacêuticos, que não estão abrangidos pela obrigatoriedade do código UFI.

A campanha promotora do código UFI, da responsabilidade da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA), põe o enfoque nas crianças e nos riscos que estas correm, ao poderem encarar as embalagens como brinquedos. Os pais devem, claro está, manter estes produtos longe do engenho dos mais pequenos. Mas, se ocorrer um acidente, o código UFI acelera o socorro.

Onde encontro o código para comunicar ao centro antivenenos?

Existem embalagens de vários formatos e tamanhos, logo, o código não está sempre no mesmo local. Ainda assim, deve figurar, bem visível, junto do nome comercial, da designação ou da informação sobre os riscos. Pode ser até afixado com autocolante. Mas nunca deve ficar na parte inferior da embalagem.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.