Batatas fritas com poucos aditivos
A maioria das batatas fritas tradicionais e batatas-doces fritas analisadas prescindiu dos aditivos. Apesar da gordura e do sal, há algumas batatas que se podem trincar, sem culpa, desde que esporadicamente.
A DECO PROteste comparou dois tipos de batata frita: a tradicional, com 68 amostras, e a doce, com dez. A gordura e o sal em demasia são uma característica generalizada. Mas a batata-doce frita obtém piores resultados nutricionais do que a batata tradicional: é mais calórica, os teores de açúcar são altos e, frequentemente, tem mais gorduras saturadas, devido, por exemplo, ao uso da gordura de palma para fritar. Por isso, olhe para o rótulo e escolha aquelas que tiverem menos gordura e sal.
Ver resultados do teste a batatas fritas
Para avaliar a composição global, a DECO PROteste recorreu a um algoritmo próprio, traduzido numa escala de 0 a 100, que seleciona as melhores escolhas dentro da mesma categoria. Analisou também a lista de ingredientes e a informação nutricional dos rótulos, aplicando o algoritmo do Nutri-Score para aferir a qualidade nutricional. O algoritmo da DECO PROteste considera ainda parâmetros enumerados na lista de ingredientes, como os aditivos, e outros constituintes, para ajuizar sobre o grau de processamento.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Ao contrário da maioria dos alimentos processados, as batatas fritas têm poucos aditivos. Por outro lado, é preciso apostar na moderação do consumo, uma vez que são produtos que, em regra, são ricos em gordura e sal.
Batatas fritas bastante calóricas
Se mordiscar 100 gramas das tradicionais, estará a ingerir 530 kcal, em média, o que é muito. A batata-doce frita, mesmo com pouca vantagem, ganha este campeonato, com 552 kcal pela mesma quantidade de batata. Pouco mais de um terço das batatas fritas são nutricionalmente aceitáveis, ou C na escala Nutri-Score. O mesmo é dizer que grande parte tem um interesse restrito para a alimentação.
Como seria de esperar, a gordura saturada e o sal são uma regra nas batatas fritas analisadas e penalizam a nutrição na sua avaliação global. Mas há algumas marcas que conseguem reduzir os teores de gordura saturada e de sal.
Quais as melhores batatas fritas?
Poucos aditivos nas batatas fritas
Na versão simples, sem sabores, os aditivos são raros nas batatas fritas. Neste teste, apenas quatro produtos os incorporaram. Alguns contêm antioxidantes aceitáveis (extrato de alecrim, ácido ascórbico e extrato rico em tocoferóis) ou toleráveis (ácido cítrico). Segundo o sistema NOVA, que classifica o grau de processamento dos alimentos, tais aditivos não indicam ultraprocessamento. Logo, as batatas que os contêm são também pouco processadas.
