Batatas fritas com poucos aditivos
A maioria das batatas fritas tradicionais e batatas-doces fritas analisadas prescindiu dos aditivos. Apesar da gordura e do sal, há algumas batatas que se podem trincar, sem culpa, desde que esporadicamente.

A DECO PROteste comparou dois tipos de batata frita: a tradicional, com 68 amostras, e a doce, com dez. A gordura e o sal em demasia são uma característica generalizada. Mas a batata-doce frita obtém piores resultados nutricionais do que a batata tradicional: é mais calórica, os teores de açúcar são altos e, frequentemente, tem mais gorduras saturadas, devido, por exemplo, ao uso da gordura de palma para fritar. Por isso, olhe para o rótulo e escolha aquelas que tiverem menos gordura e sal.
Ver resultados do teste a batatas fritas
Para avaliar a composição global, a DECO PROteste recorreu a um algoritmo próprio, traduzido numa escala de 0 a 100, que seleciona as melhores escolhas dentro da mesma categoria. Analisou também a lista de ingredientes e a informação nutricional dos rótulos, aplicando o algoritmo do Nutri-Score para aferir a qualidade nutricional. O algoritmo da DECO PROteste considera ainda parâmetros enumerados na lista de ingredientes, como os aditivos, e outros constituintes, para ajuizar sobre o grau de processamento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |