Resultados do teste a batatas fritas
Ao contrário da maioria dos alimentos processados, as batatas fritas têm poucos aditivos. Por outro lado, é preciso apostar na moderação do consumo, uma vez que são produtos que, em regra, são ricos em gordura e sal.
Batatas fritas bastante calóricas
Se mordiscar 100 gramas das tradicionais, estará a ingerir 530 kcal, em média, o que é muito. A batata-doce frita, mesmo com pouca vantagem, ganha este campeonato, com 552 kcal pela mesma quantidade de batata. Pouco mais de um terço das batatas fritas são nutricionalmente aceitáveis, ou C na escala Nutri-Score. O mesmo é dizer que grande parte tem um interesse restrito para a alimentação.
Como seria de esperar, a gordura saturada e o sal são uma regra nas batatas fritas analisadas e penalizam a nutrição na sua avaliação global. Mas há algumas marcas que conseguem reduzir os teores de gordura saturada e de sal.
Quais as melhores batatas fritas?
Poucos aditivos nas batatas fritas
Na versão simples, sem sabores, os aditivos são raros nas batatas fritas. Neste teste, apenas quatro produtos os incorporaram. Alguns contêm antioxidantes aceitáveis (extrato de alecrim, ácido ascórbico e extrato rico em tocoferóis) ou toleráveis (ácido cítrico). Segundo o sistema NOVA, que classifica o grau de processamento dos alimentos, tais aditivos não indicam ultraprocessamento. Logo, as batatas que os contêm são também pouco processadas.
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .