Dicas

De quantas colunas precisa a sua TV para ter som de cinema?

Os canais de som de um televisor indicam quantas colunas estão integradas e como distribuem o áudio. Pretende um som impactante? Mais colunas podem ajudar, mas depende muito da qualidade do sistema.

Especialista:
Editor:
20 novembro 2025
Amigos a ver um jogo de ténis na tv, na sala

iStock

Com os televisores cada vez mais finos, há menos espaço interno para integrar colunas potentes. Resultado? Imagem de cortar a respiração e som, por vezes, dececionante. Por isso, antes de comprar um televisor, é importante avaliar se este consegue entregar um áudio capaz de acompanhar a qualidade da imagem, seja num filme cheio de ação, num concerto ou até num jogo de futebol.

Mas será possível saber se um televisor tem som impactante só a partir da ficha técnica? Depende. Primeiro, é preciso perceber o que significam as especificações dos canais. É essa informação que revela quantas colunas existem, que tipos de frequências conseguem reproduzir e se estão ou não preparadas para criar um som mais envolvente.

Todavia, a simples presença destes canais não garante um som de qualidade. A prova-dos-nove é dada pelos testes da DECO PROteste. Espreite o comparador de televisores para saber mais.

O que significam os canais de som de um televisor?

Canais de áudio Significado O que esperar?
2.0 2 speakers frontais (direita e esquerda) Som estéreo básico
2.1 2 speakers frontais + 1 subwoofer Efeito estéreo e graves mais pronunciados
3.1 3 speakers frontais (direita, esquerda e central) + subwoofer Efeito estéreo, graves mais pronunciados e diálogos mais claros
4.2.2 4 speakers frontais + 2 subwoofers + 2 speakers verticais Efeitos estéreo e envolvente, graves reforçados e diálogos mais definidos

Dica da DECO PROteste: quantos mais dígitos, maior a probabilidade de existir som envolvente. Mas é o desempenho que faz a diferença.

Como descodificar os speakers frontais e verticais e os subwoofers

  • Speakers frontais: som estéreo e clareza dos diálogos.
  • Subwoofers: graves profundos, impacto em filmes e música.
  • Speakers verticais: som que sobe e se reflete no teto, produzindo um efeito mais imersivo.

Dica da DECO PROteste: se o televisor indicar apenas dois canais, tem os típicos dois speakers, um de cada lado do chassis.

Mais colunas, melhor som? Depende

A presença de mais colunas não garante automaticamente áudio de qualidade.

Vantagens

  • Som mais envolvente, sobretudo se o televisor integrar canais verticais.
  • Tons graves mais impactantes.
  • Melhor definição das vozes e dos diálogos.

Inconvenientes

  • Televisores mais finos continuam a ser mais limitados na potência sonora.
  • Mais canais, se não devolverem boa qualidade sonora, podem ser apenas um argumento de marketing.

Quando vale a pena procurar uma TV com mais canais?

Gosta de ver filmes, provas desportivas ou concertos, e espera obter uma boa imersão sonora? Qual o melhor plano de ação?

  • Procure um televisor com, pelo menos, 2.1 canais.
  • Verifique se o aparelho é compatível com o sistema Dolby Atmos, que garante um áudio mais apurado.
  • Confirme a potência, em watts, e veja os resultados dos testes da DECO PROteste. Um modelo com 2.1 canais pode superar outro com 4.2.2.

Barra de som, uma alternativa a considerar

Mesmo escolhendo um televisor com vários canais de som, existe um limite físico impossível de contornar: não há espaço para colunas grandes e potentes dentro de um ecrã superfino. Uma barra de som (soundbar) pode ser das soluções mais eficazes para melhorar o áudio.

Em poucos minutos, um som “plano” pode tornar-se mais envolvente, e conferir aquela emoção extra a filmes, jogos e música.

Quando faz sentido apostar numa soundbar?

  • Para alcançar mais potência e clareza de diálogos.
  • Para obter áudio mais envolvente.
  • Para dar mais corpo ao som, que parece perder-se numa sala média ou grande.

Pontos a considerar antes de comprar

  • Espaço necessário para instalar a barra e o subwoofer que, por vezes, a acompanha.
  • Compatibilidade entre a barra e o televisor (entradas para cabo HDMI ARC ou HDMI eARC são o ideal).

Vantagens mais significativas

  • Instalação rápida, sem cabos espalhados.
  • Atualização fácil sem trocar de televisor.

Dica da DECO PROteste: se aprecia a clareza das vozes dos atores, seja em filmes, notícias ou documentários, procure uma barra com canal central dedicado aos diálogos. A diferença na qualidade do som é enorme.

Questões frequentes

Antes de escolher o televisor, esclareça as suas dúvidas sobre canais de som. Com respostas simples, perceberá o que realmente importa.

Mais canais garantem verdadeiro som surround?

Não. Os números indicam quantas colunas existem e como distribuem o áudio, mas o efeito envolvente (surround) só é conseguido quando o som chega de várias direções: frente, lados, trás e teto.

Num televisor, as colunas estão todas à frente do utilizador, pelo que só conseguem simular essa sensação com recurso a processamento digital. Quanto mais canais, melhor pode ser essa simulação. Mas nunca é igual a um sistema com colunas físicas em torno da sala. E, claro, tudo depende também do real desempenho desse sistema.

Os subwoofers integrados são tão bons como os externos?

Raramente. Um subwoofer precisa que um certo volume de ar entre em movimento, para reproduzir graves impactantes. Ora, dentro de um televisor ultrafino, não há volume suficiente, o espaço para vibração é reduzido e podem surgir distorções em volumes sonoros elevados.

Os subwoofers integrados melhoram o impacto do som, mas nunca atingem o nível de uma versão externa dedicada, nem em potência nem em definição dos graves. Se aprecia os sons graves, uma barra de som com subwoofer pode ser uma boa aposta.

Vale a pena pagar mais por colunas verticais?

Depende do uso e da sala. Estas colunas projetam o som para cima, que é refletido no teto, para criar um efeito imersivo. Em salas com pé-direito baixo (até 2,8 m), funcionam melhor, sendo que o teto em gesso ou madeira reflete melhor do que se for alto ou inclinado. Mas, claro, a qualidade varia muito consoante as marcas. Se gosta de cinema, séries com ação ou provas desportivas, poderá notar uma imersão mais intensa. Já se vê sobretudo notícias ou telenovelas, o investimento poderá não compensar.

Como posso identificar os televisores com melhor som?

O ideal é procurar uma combinação equilibrada: número de canais e potência (watts RMS); tecnologias compatíveis (Dolby Atmos); arquitetura das colunas (frontais, verticais e subwoofers); e confirmação através dos resultados dos testes da DECO PROteste.

Comprar uma TV com bom som evita uma soundbar?

Na maioria dos casos, não totalmente. Mesmo os melhores televisores continuam limitados pela espessura. Se pretende cinema em casa, o ideal é televisor + soundbar + subwoofer. Uma soundbar: aumenta a dimensão física das colunas; permite separar melhor os canais; inclui subwoofer externo; e melhora a espacialidade sonora. Já se procura simplicidade e menos cabos, um televisor com 3.1 ou mais canais pode ser suficiente.

Voltar ao topo

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar