Serviços de televisão: descubra o que devolve a melhor experiência de utilização
Boas opções para gerir a privacidade, comando com botões dedicados e microfone, zapping veloz, fácil localização de conteúdos e agendamento de gravações, qualidade da app e baixo consumo definiram o vencedor do teste. Saiba qual o serviço de televisão que garante a melhor experiência de utilização.

Vinte e três euros de um lado, 39,49 a 40,50 do outro. Três meses de fidelização de um lado, 24 do outro. Assim se faz o confronto entre a Digi e a concorrência, corporizada por MEO, NOS e Vodafone. Em causa estão os pacotes 3P mais baratos de cada operador, com telefone fixo, televisão com box 4K e velocidade anunciada de 250 a 500 Mbps no download (exceto a Digi, apenas disponível com 1 Gbps). E a pergunta que se impõe: esta diferença entre a mensalidade dos principais operadores e o preço cobrado pelo estreante romeno justifica-se?
A DECO PROteste analisou a experiência de utilização dos serviços de televisão e não tem propriamente resposta para uma questão simples na aparência. Sim, o trio dos principais operadores oferece um serviço de qualidade superior, com mais funcionalidades que melhoram a usabilidade e consentem que o consumidor faça a gestão da sua privacidade e das informações pessoais recolhidas. Tão-pouco é possível ignorar que o operador low-cost está, pelo menos, por enquanto, circunscrito às principais cidades e ao Litoral.
Mesmo assim, os três grandes têm lições a aprender. Obrigam à contratação do telefone fixo para aceder ao serviço de televisão e, ainda por cima, impõem uma caixa descodificadora. A Digi e até as low-cost que pertencem aos principais operadores (Uzo, Woo e Amigo) vêm provar o argumento tantas vezes formulado pela DECO PROteste, de que a box deveria ser facultativa. Em muitos casos, traduz-se num custo mensal desnecessário, por mais um aparelho e por mais um comando remoto a gastarem energia. Questionável é ainda o interesse de todos os canais que vêm nos pacotes. Além disso, do lado da internet fixa, que é um componente de peso dos tarifários 3P, a Digi oferece bastante mais por menos: 1 Gbps de velocidade de download anunciada, mesmo no tarifário mais barato, contra metade da concorrência (500 Mbps).
Voltamos, portanto, à questão: o dobro da mensalidade compensa? A DECO PROteste reúne argumentos pró e contra, e o consumidor decide.
Usabilidade dos serviços de televisão em estudo
Digi, MEO, NOS, NOWO e Vodafone: os cinco serviços foram instalados no mesmo local, a saber, o laboratório da DECO PROteste. Em seguida, um painel de utilizadores de diferentes idades e níveis de experiência recebeu treino e experimentou os serviços durante três semanas, período que permitiu considerar as várias possibilidades de completar a mesma tarefa.
Os testes recorreram a televisores de resolução 4K com diagonal mínima de 40 polegadas e foram executados de forma sequencial: cada tarefa foi concluída em todos os serviços antes de se avançar para a seguinte.
O laboratório efetuou ainda algumas medições técnicas, como o consumo dos aparelhos instalados, em standby e em operação.
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .