Dicas

Ecrã de 32 polegadas para ver televisão na cozinha ou no quarto

Para ver televisão na cozinha ou no quarto, ou até para ligar ao computador portátil como monitor externo, os pequenos modelos de 32 polegadas são opções versáteis. Veja as recomendações da DECO PROteste.

Especialista:
Editor:
30 janeiro 2025
Pai, mãe e filho de cerca de 6 anos vêem televisão no quarto, em frente a uma cama de casal com colcha amarela. O pai segura na mão o comando

iStock

Quando o vírus das polegadas atinge um número crescente de consumidores, potenciado por preços cada vez mais abordáveis, ainda fará sentido olhar para os pequenos televisores de 32 polegadas? Estamos a falar de pouco mais de 81 centímetros de diagonal, quando alguns dos maiores painéis à venda espraiam as suas cores para lá dos dois metros.

Não é fácil competir com os atrativos destes gigantes. Mas não há que atirar já a toalha ao chão: o combate ainda não terminou.

As vantagens da diagonal de 32 polegadas

Por um lado, existe um limite para as possibilidades de crescimento dos ecrãs – a maioria de nós não vive em palácios. Bem pelo contrário. Salas apertadas, que não consigam acomodar mais de 2,30 metros entre o ecrã e o sofá, continuam a beneficiar do uso de um painel mais reduzido, em nome do conforto visual e da boa postura corporal.

Por outro lado, um painel de 32 polegadas não invalida um grande ecrã, a dominar a sala, se esta oferecer largueza. Pode até ser uma boa opção para a cozinha ou para um quarto, na eventualidade de os membros da família terem dificuldade em negociar os programas a reproduzir.

A diagonal mais sucinta pode ser ainda uma alternativa a um monitor externo, com vista a expandir a área de visualização de um computador portátil.

Revê-se em algum dos cenários? Veja as recomendações da DECO PROteste.

Onde instalar o televisor?

Tudo depende do que quiser fazer. O painel destina-se a um uso estático numa divisão ou, por hipótese, pretende dar-lhe serventia umas vezes como televisor, digamos, no quarto, e outras como monitor do portátil, no escritório?

No primeiro cenário, o poiso será permanente, enquanto, no segundo, nem por isso. Em ambos os casos, a regra diz para evitar locais na direção de uma janela, de modo a afastar a possibilidade de luz direta no ecrã e os consequentes reflexos indesejáveis. Preserve também o ecrã de candeeiros cuja luz possa atingi-lo diretamente. Posicione-os na lateral, um pouco atrás do painel. Terá menor fadiga ocular ao ver televisão à noite, numa sala escurecida, apenas com os candeeiros de apoio ligados.

Cozinha

Estas exigências limitam um pouco as opções de instalação, se pretender um uso na cozinha. A menos que, eventualmente, a posição do frigorífico cumpra os requisitos e este equipamento possa servir de apoio, resta-lhe fixar o televisor na parede, com a ajuda de um suporte.

Existem à venda várias opções, entre fixos, semifixos ou com braços articuláveis: o importante é escolher um modelo preparado para aguentar o peso do televisor e mais uma margem de, pelo menos, cinco quilos. Antes de furar a parede, verifique as condições: alvenaria ou gesso cartonado (o conhecido pladur) envolvem cuidados diferentes.

Use os parafusos e as buchas fornecidos com o suporte, e não se esqueça de prever um berbequim e uma chave de fendas. Cuidado adicional: use um aparelho para verificar se passam cabos elétricos ou canalizações na parede ideal. Não lhe interessa furar nenhuma destas estruturas...

Quarto

Se o ecrã tiver o quarto como destino, pode jogar com o mobiliário para esquivar-se aos furos na parede. Será também esta a opção no caso de usar o televisor intermitentemente entre o quarto e o escritório. Já se o painel não for para sair da alcova e nenhum móvel oferecer uma solução viável, terá de proceder da mesma forma que para a cozinha e arriscar a instalação na parede.

Monitor externo de um computador portátil

Pretende converter o televisor num monitor externo do portátil? Siga o passo-a-passo para fazer as ligações. As 32 polegadas, no formato 16:9, estão no limite da diagonal que permite uma visualização confortável: a distância mínima entre o ecrã e os olhos do utilizador deve andar nos 60 centímetros. Por sua vez, a resolução do televisor deve, idealmente, permitir a reprodução de conteúdos em full-HD.

Smart monitor, uma solução mais versátil

Para expandir as polegadas ao serviço do trabalho no computador, também pode considerar um smart monitor. Híbrido entre televisor e monitor externo, pode custar desde 160 euros. Inclui portal de smartTV e comando remoto, mas difere de um televisor convencional, por não ter sintonizador. Pode ainda permitir, por exemplo, o uso de assistentes de voz, a partilha de conteúdos de dispositivos móveis e a gestão de aparelhos conectados (IoT).

Comparados com televisores de 32 polegadas, estes dois-em-um têm tipicamente melhor desempenho como monitores, mas inferior na visualização de vídeos, por exemplo, oriundos de um serviço de streaming de vídeo. Além disso, como não incorporam sintonizador de televisão, não podem ser ligados a um cabo de antena. Ainda assim, é possível conectá-los, com cabo HDMI, à box da televisão.

Cabe-lhe confrontar necessidades com orçamento, para chegar à boa solução – sabendo que, na dúvida, o comparador de televisores da DECO PROteste é um ótimo local de pesquisa.

As recomendações da DECO PROteste

65 Boa
qualidade
Melhor
do teste
Escolha
acertada
Testado
Televisões
a partir de  353,96
SUBSCREVER Já é subscritor? Entrar

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar